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Santa Catarina de Gênova

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 Catarina, chamada contemporâneos de Catarininha, nasceu em Gênova em 1447 de Francisca di Negro e Tiago Fieschim então vice-rei de Nápoles sob Renato de Anjou. Os Fieschi tinham dado à Igreja dois papas (Inocêncio IV e Adriano) e com os Grimaldi chefiavam o partido guelfo. Quando completou 16 anos de idade, seus pais deram-na como esposa ao guibelino Juliano Adorno, não obstante ele ter perdido, três anos antes, para tornar-se cônega lateranense como sua irmã Limbânia. A vida desregrada e imoral de Jiliano (que tinha cinco filhos naturais) influenciou negativamente Catarina, que embasou os primeiros anos de seu matrimônio no autobiográfico Diálogo da chamada Catarininha entre a alma e o corpo, junto com o amor próprio reduzido depois ao espírito com a humanidade.A santa imagina uma Alma fazendo com o Corpo este trato: "Sairemos pelo mundo, e se eu encontrar coisa de que eu goste, desfrutá-la-ei, e você fará o mesmo quando encontrar algo de que goste, e quem encontrar mais gozará mais." Mas a aliança entre o Corpo e o Amor próprio, logo reduz a Alma a mau partido: "Á alma não ficou senão um pequeno remorso, do qual porém nem fazia caso... Esta pobre alma, em pouco se encontrou tão cheia de pecados e ingratidão ns costas, sem ver nenhum,a saída, tanto que ficava fora de cogitação qualquer solução." Então exclama: "?? pobre de mim, quem me livrará de tantos aís? Só Deus o pode! Senhor, fazei com que eu veja a luz, para que eu possa sair de tantos laços." Tiveram início então suas experiências interiores nas quais Catarina se inspirou para outra famosa obra, O Tratado do Purgatório, cujo prólogo a declara "colocada no purgatório do incendiado amor divino, que a queimava toda e purificava-a de tudo que tinha a purificar." Catarina concretizou o seu desejo de renovação espiritual na mortificação e na caridade.Foi ela que estimulou Heitor Vernazza a transformar a companhia da Misericórdia em Companhia (e depois Oratório) do Divino Amor, uma iniciativa que se difundiu também em Roma e em Nápoles e que teve como "sócios" são Caetano e Thiene e o futuro Paulo IV. Era a realização de tudo o que tinha escrito no Diálogo: "Não se encontra caminho mais breve, nem melhor, nem mais seguro para a nossa salvação do que esta nupcial e doce veste da caridade."


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