1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Primavera Curiosidades: 16 incríveis histórias e características sobre a Estação das Flores

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

A primavera!  Precisamente às 00h09 do dia 23 de setembro a estação começa. É tempo de recomeçar, florescer e desabrochar. Promessa de dias mais longos e céu azul. Após o inverno, período de recolhimento e introspecção, a nova estação instiga as pessoas ao convívio e ao romantismo. A flor, símbolo da primavera, simboliza o contato do homem com a natureza. O sol volta a brilhar e a esperança renasce nestes tempos difíceis.

 

22 de setembro é o 265.º dia do ano no calendário gregoriano (266.º em anos bissextos). Faltam 100 dias para acabar o ano. É o dia do equinócio de setembro, quando começa a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte.

 

A nova estação é vista pelos orientais como o início de um novo ciclo. A cada primavera a natureza se renova. “O ditado chinês “Sempre a primavera, nunca as mesmas flores” sintetiza com perfeição a ideia de mutação, clico e renovação. Todos os anos a primavera chega, sem falha, mas a cada primavera brotam novas flores”, revela o livro “A sabedoria da Natureza”, de Roberto Otsu.

 

No Xamanismo a Primavera está ligada ao ponto cardeal leste, onde nasce o Sol; o seu elemento é o fogo e seu animal guardião é a Grande Águia Dourada. Simbolicamente entramos no ciclo de voar mais alto, ampliarmos nossa conexão com o Divino e ouvirmos o nosso coração. 

 

16 curiosidades sobre a estação das flores:

 

1) A palavra “Primavera”, em latim, quer dizer boa estação. Antigamente, o ano era dividido apenas em duas partes: veris e hiems, significando respectivamente bom tempo e mau tempo. As quatro estações surgiram somente no século 17.

 

2) No primeiro dia da primavera, assim como o primeiro dia do outono, os dois hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de sol, por isso o dia e a noite tenham a mesma duração de 12 horas cada. Com o tempo, na primavera, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

 

3) Os chineses comemoram a chegada desta estação há mais de 4 mil anos, com a Festa da Primavera. As festividades começam dia 23 de dezembro e terminam dia 15 de janeiro.

 

4) No inverno os pássaros que vivem em regiões frias procuram locais mais quentes. Eles só retornam na primavera, quando eles entendem que ao voltar para casa, terão alimento e abrigo.

 

5) Nesta estação, os dias passam a ter mais horas, o que estimulam as plantas a acumular energia necessária para abrir suas flores.

 

6) Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite, são as principais flores da estação.

 

7) As flores que se abrem na primavera são responsáveis pela reprodução de 230 mil espécies de plantas floríferas.

 

8) Durante este período, no hemisfério sul, os oceanos ainda estão mais frios e começam a se aquecer aos poucos, deixando as temperaturas mais amenas. No hemisfério norte, onde se localizam a maior parte continental, as temperaturas costumam a aumentar mais rapidamente.

 

9) Animais como ouriços, esquilos e morcegos, que hibernam durante o inverno para poupar energia, acordam de seu sono profundo.

 

10) Os efeitos do El Niño são sentidos mais fortemente no Brasil durante a primavera, por isso há aumento de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, e intensificação da estiagem no Nordeste.

 

 

11) No primeiro dia da primavera, uma pessoa no Pólo Norte visualiza o sol deslizando pelo horizonte, iniciando seis meses de luz ininterrupta. Uma pessoa no Pólo Sul visualiza o sol deslizando pelo horizonte, sinalizando o início de seis meses de escuridão.

 

12) Se o papa Gregório XIII não tivesse estabelecido o calendário gregoriano, que a maioria do mundo agora observa, em 1582, a cada 128 anos o equinócio vernal teria chegado um dia inteiro antes, colocando a Páscoa no meio do inverno.

 

13) Em Chichen Itza, no México, os maias comemoram o primeiro dia da primavera com "O Retorno da Serpente do Sol". Na noite do equinócio da primavera, o sol poente cria uma sombra triangular na pirâmide de El Castillo, que parece uma cobra descendente , ou o deus serpente de penas Kukulkan.

 

14) Na China, a chegada da primavera coincide com as comemorações do Ano Novo Chinês. O feriado cai no primeiro dia do primeiro mês lunar, em janeiro ou fevereiro.

 

15) Os primeiros egípcios construíram a Grande Esfinge, de modo que ela aponta diretamente para o sol nascente no equinócio da primavera.

 

16) As abelhas são mais propensas a enxamear durante a primavera. Eles enxameiam como uma maneira de iniciar novas colônias a partir das bem-sucedidas.

Surpreendentemente, as abelhas fervilhantes são muito dóceis e as mais amigáveis na primavera, do ??que serão o ano todo.

 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário