1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Travesseiro ideal: Dicas de médico para ter um sono saudável e tranquilo

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Travesseiro e dores de coluna, faça a escolha certa: Dicas de médico para ter um sono saudável e tranquilo

Dicas para ter uma boa noite de sono

 

Muitas vezes, a gente acorda com dores na coluna, e acha que isso é fruto de uma simples noite mal dormida, ou um mal jeito qualquer durante o dia anterior. Mas o problema pode estar no travesseiro. Um travesseiro inadequado pode provocar dores constantes e trazer problemas para a nossa coluna vertebral.

 

 

“Um travesseiro inadequado pode trazer um desconforto que terá reflexos no dia a dia e pode até ocasionar problemas mais sérios, influindo na nossa qualidade de vida. Para começar, pode trazer dormência nas mãos. Depois, com o passar do tempo, dor crônica nas costas, e até artrose, pequenos desgastes nas vértebras, e desvio na coluna. Claro que tais sintomas também podem acontecer devido a outros fatores, como vícios de postura, genética, obesidade, falta de atividade física, movimentos repetitivos, entre outros. Mas um travesseiro inadequado pode trazer sérios problemas sim”, afirma o Dr. Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e reumatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 

Segundo ele, a correta forma de dormir é posicionando-se de lado, para que a coluna permaneça alinhada. As pernas devem estar dobradas, e os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar. O Dr. Haim diz que dormir sem travesseiro é tão ruim quanto usar um travesseiro inadequado. “Quem tem problemas de respiração ou refluxo deve usar travesseiros que mantenham o corpo mais elevado. O travesseiro não pode forçar a coluna, não pode ser alto ou baixo demais. E deve ser trocado de dois em dois anos, impreterivelmente”, estabelece o médico.

 

 

DICAS

 

 

 

Para quem dorme de lado:

 

é a posição mais recomendada pelos fisioterapeutas, independente do lado escolhido. Utilize um travesseiro apoiando a cabeça, numa altura que se encaixa perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus entre o ombro e o pescoço. Os joelhos devem permanecer semiflexionados, com um travesseiro entre eles.

 

 

Para quem dorme de costas:

 

O travesseiro deve ser médio ou baixo, apoiando a cabeça e preenchendo o espaço entre a nuca e a coluna cervical. Evite a hiperflexão do pescoço (em caso de uso de travesseiro alto). Os joelhos devem estar semiflexionados, com um travesseiro sob eles. Isso oferece apoio para a lombar.

 

 

Para quem dorme de bruços:

 

Essa posição não é aconselhada por médicos e fisioterapeutas porque pode prejudicar a coluna cervical, forçando a musculatura do pescoço. Em todo caso, ao utilizar essa posição recomenda-se utilizar dois travesseiros bem baixos, um para a cabeça e outro para utilizar embaixo do abdomên, na altura da curvatura cintura.

 

 

 

 

TAGS – travesseiro - saúde da coluna – noite bem dormida – coluna saudável – coluna – dormir bem – travesseiro ideal dormir tipoideal

 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário