1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Feng Shui do Bem-Estar: Dicas para afastar energias ruins e harmonizar sua vida

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Por Flávio Pedro*

 De onde vem a sensação de sentir-se bem em um cômodo da casa e não no outro? E por que outro morador sente-se de forma diferente? E por que será que em alguns locais não conseguimos nos concentrar no trabalho ou em alguma tarefa específica? Já percebeu que algumas plantas não conseguem florescer em um local, mesmo que bem providas de sol e cuidados? Todas estas questões podem estar ligadas as energias do ambiente e existe técnica para identificá-las e tratá-las.

 

Acreditando-se ter surgido a mais de 2500 anos, O Feng Shui é uma técnica chinesa analítica para harmonização dos ambientes. Nesta técnica, estabelece-se uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

 A informação mais centrada diz que Os primeiros mestres chineses de Feng Shui teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotado de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch’i, e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda, tendo então estruturado e documentado as influências estudadas.

Feng significa vento e Shui significa água, e é baseando-se principalmente na circulação da água e do vento que são identificadas as oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Estas áreas identificadas são tratadas trabalhando o ambiente de forma visível (utilização e organização de objetos ou cores específicas) o invisível (cálculos do campo eletromagnético e etc.).

Para tratar possíveis desarmonias energéticas do ambiente, o Feng Shui utiliza técnicas que vão de arrumar a mobília em uma casa de forma correta até o uso de sinos, plantas ou a utilização dos Cinco Elementos chineses. Hoje em dia, Feng Shui é um estudo multidisciplinar que engloba arquitetura, planejamento urbano, geografia, astrologia, eletromagnetismo, design paisagístico, psicologia ambiental e muitas outras, sendo utilizado, por exemplo, nas estruturas da cidade de Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e historicamente na Cidade Proibida na China, que foi inteiramente planejada de acordo com as diretrizes do Feng Shui. A beleza de sua arquitetura e a harmonia de seus elementos mostra o nível de desenvolvimento que os chineses alcançaram com essa arte. Até a pirâmide do museu do Louvre em Paris foi projetada usando conceitos de Feng Shui, pelo mesmo arquiteto responsável pelo Banco da China em Hong Kong, outro ambiente totalmente desenvolvido com a utilização das técnicas de Feng Shui.

 

No âmbito familiar, Feng Shui orienta a criar harmoniosos relacionamentos entre um casal, estímulos para uma boa saúde, abundância, prosperidade e até mesmo compensar certos desequilíbrios. Já nos negócios um ambiente harmonioso auxilia o bom funcionamento na empresa e a satisfação dos seus funcionários, e isso claro atrai lucros maiores.

 

Veja algumas dicas coletadas das diversas escolas tradicionais de Feng Shui:

 

Harmonia na entrada da Casa

 

A porta de entrada liga o externo ao interno conduzindo a energia vital (‘chi’), por isso devem ser bem iluminada, limpa e decorada com plantas, flores, cores claras, quadros, fontes ou espelhos. Essas dicas valem tanto para o hall de entrada como para a parte externa. Se a sua entrada fica próxima a um elevador ou lixeira, coloque um espelho ba-guá acima da porta de entrada. Para entradas estreitas, pendure um cristal ou sino de vento. E coloque espelhos em paredes que bloqueiam esta área da casa.

 

 

O Centro da Casa

 

Decore esse ambiente com objetos de cerâmica, peças de formato quadrado ou retangular, imagens de pessoas ou animais saudáveis ou plantas em vasos com terra. As cores podem variar entre tons de amarelo, laranja e marrom. Tudo isso representa a estabilidade e a força do elemento terra, que rege a energia do centro da casa e é responsável pela saúde física, pelas emoções e pelo equilíbrio do ambiente e de seus habitantes. Você pode usar apenas um dos itens ou combiná-los para obter um melhor resultado.

 

O Quarto Principal

 

Evite a bagunça como roupas espalhadas, revistas, livros e material de estudo ou trabalho fora de ordem. O quarto deve ser confortável e acolhedor para que você reponha suas energias. As cores das paredes e roupas de cama devem ser suaves. Se gostar de cores fortes, tente usá-las em vasos, porta-retratos ou almofadas. A cama deve ter uma cabeceira forte, inteiriça. É importante haver espaço para circulação embaixo da cama, por isso não guarde objetos neste local. A posição ideal é com a cabeceira encostada na parede.

 

Quarto Infantil

 

A cama deve ficar de frente para a porta de entrada, para que a criança veja quem entra e sai do cômodo (mas não com os pés voltados para a porta). O quarto deve ser alegre, arejado e bem iluminado. Prefira cores suaves como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. O colorido dos brinquedos é bem-vindo, apenas recomenda-se cuidado com o vermelho, que pode causar agitação. Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos das crianças.

 

 

Uma cozinha bem harmoniosa auxilia nas Finanças

 

A cozinha representa o elemento fogo e ativa a nossa riqueza. Uma boa iluminação, se possível natural, é muito importante neste lugar da casa. Armários de alimentos e utensílios devem ser muito bem organizados, limpos e acessíveis para manter a vida financeira em ordem. Flores e frutas devem ser expostas em vasos e fruteiras para elevar o chi (energia vital). Cuidado com a disposição do fogão, símbolo da prosperidade. Se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a prosperidade do fogão).

 

Uso de espelhos

 

Os espelhos são sagrados instrumentos no feng shui. Cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de ba-guá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas. Já os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes. Cuidado ao colocá-lo para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

 

 

Flores nos Ambientes

 

Flores são seres vivos, por isso têm energia vital (chi) e ativam a energia de qualquer ambiente com cores, beleza e alegria. No guá do trabalho coloque copos-de-leite ou lírios-da-paz. Para o canto da espiritualidade as violetas ou hortênsias. No guá da família, o ideal é uma planta como a árvore da felicidade. Gérberas ou begônias para o sucesso. Estimule a criatividade com margaridinhas. No canto do amor, rosas ou azaléias. Para a saúde, flores amarelas. No canto dos amigos, orquídeas. E para a prosperidade, um belo girassol.

 

 

Aromas Diversos

 

Os aromas são repletos de energias e perfeitos para harmonizar os ambientes. Prefira os óleos essenciais, mais puros e concentrados, que podem ser colocados em recipientes de cerâmica, sprays ou vaporizadores. No escritório use alecrim, que estimula e ativa a memória. No quarto, lavanda para dormir bem ou ylang-ylang para namorar. Na sala de estar haverá muita alegria com lemongrass ou tangerina. Nos banheiros, use menta para purificar. Na cozinha, o limão refresca e elimina odores. E em qualquer cômodo utilize eucalipto para limpar e eliminar energias negativas.

 

Na primavera, use o verde

 

São muitos os significados associados ao verde: saúde, frescor, esperança, tranqüilidade e crescimento. Todos são fortes e têm ligação com a primavera, que marca o início de uma fase e o florescimento. Por isso, é uma boa cor para a fachada ou o interior de um novo imóvel. Também é indicada para o quarto das crianças para melhorar o desenvolvimento físico e mental. No quarto do casal, é uma boa opção para substituir o rosa, pois o verde também é a cor do chacra do coração e, portanto, simboliza amor. No Feng Shui é a cor do guá da família, e você pode brincar com as diversas tonalidades de verde neste canto.

 

Energia e Paixão

 

Na maioria das casas em que há uma parede vermelha, logo pensamos: tem Feng Shui aqui! Mas, cuidado: apesar de ser uma cor auspiciosa, o vermelho é muito forte. Representa energia, poder, proteção, força, felicidade, calor, fama, atitude. Pode ser usada em escritórios (para estimular o ramo de atividade), em recepções (para dar boas-vindas) e salas de estar (para a felicidade). Não indico para quarto de crianças e adolescentes, pois eles já possuem energia de sobra. Para os casais, é a cor da paixão. Use o vermelho em detalhes da decoração ou em flores, iluminação e roupas de cama para dias – ou noites – especiais.

 

 

Deseja aplicar estas técnicas em sua casa ou escritório? Você pode solicitar maiores informações e obter o acompanhamento do Terapeuta Holístico Flávio Pedro através do email contato@pedroflavio.

*  Por Flávio Pedro dos Santos

Terapeuta Holístico

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário



  1. Horóscopo Mensal de Setembro As previsões para o seu Signo, por Titi Vidal
  2. Exercício eleva tempo de vida Dicas para cuidar das articulações e prevenir...
  3. Aniversariantes e anjo do dia PARA 25 DE AGOSTO, 8º DIA DA LUA CRESCENTE
  4. Aniversariantes e anjo do dia PARA 26 DE AGOSTO, 1º DIA DA LUA CHEIA
  5. Aniversariantes e anjo do dia PARA 24 DE AGOSTO, 7º DIA DA LUA CRESCENTE
  6. Aniversariantes e anjo do dia PARA 27 DE AGOSTO, 2º DIA DA LUA CHEIA
  7. Aniversariantes e anjo do dia PARA 28 DE AGOSTO, 3º DIA DA LUA CHEIA
  8. Aniversariantes e anjo do dia PARA 29 DE AGOSTO, 4º DIA DA LUA CHEIA
  9. Aniversariantes e anjo do dia PARA 30 DE AGOSTO, 5º DIA DA LUA CHEIA
  10. Aniversariantes e anjo do dia PARA 31 DE AGOSTO, 6º DIA DA LUA CHEIA
  1. Saúde feminina além da beleza 25 Dicas de Beleza e Saúde Feminina Importantes
  2. Horóscopo Mensal de Setembro As previsões para o seu Signo, por Titi Vidal
  3. Aniversariantes e anjo do dia PARA 31 DE AGOSTO, 6º DIA DA LUA CHEIA
  4. Aniversariantes e anjo do dia PARA 30 DE AGOSTO, 5º DIA DA LUA CHEIA
  5. Aniversariantes e anjo do dia PARA 29 DE AGOSTO, 4º DIA DA LUA CHEIA
  6. Aniversariantes e anjo do dia PARA 28 DE AGOSTO, 3º DIA DA LUA CHEIA
  7. Aniversariantes e anjo do dia PARA 27 DE AGOSTO, 2º DIA DA LUA CHEIA
  8. Aniversariantes e anjo do dia PARA 26 DE AGOSTO, 1º DIA DA LUA CHEIA
  9. Aniversariantes e anjo do dia PARA 25 DE AGOSTO, 8º DIA DA LUA CRESCENTE
  10. Exercício eleva tempo de vida Dicas para cuidar das articulações e prevenir...
  1. Exercício eleva tempo de vida Dicas para cuidar das articulações e prevenir...