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Os segredos da Gula: Como não se detonar nas Festas

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Prove de tudo um pouco com moderação nas festas de final de ano

 

O nutricionista Gustavo Sicri ensina com enfrentar o calor com alimentos saudáveis

 

 

            O nutricionista Gustavo Sicri, dirigente técnico da Seleção Brasileira de Fisiculturismo e Fitness, dá dicas de como se alimentar nas festas de final nas altas temperaturas do verão. O profissional também atua na área clínica do Hospital Santa Casa de Misericórdia no Ambulatório de Nutrição e Endocrinologia. Ele nos ensina que não devemos nos privar do que é gostoso.

 

             - A alimentação também é fonte de prazer.  Prove de tudo um pouco com moderação, não faça privações ao ponto de abdicar de provar, exemplo: ao invés de comer 1 fatia grande de torta da chocolate, prove 1 ou 2 colheres de sopa. Coma para sentir o sabor contrapondo a saciedade e a gula -, diz o nutricionista.

 

Como manter uma alimentação adequada às altas temperaturas do verão e festas de final de ano?

 

            Gustavo Sicri - Equilíbrio e informação! Organize-se e tenha mais resultados! Uma estratégia para fugir das tentações é aumentar a saciedade com alimentos tais como aveia, brócolis, óleo de coco extra virgem, grão de bico, feijão fradinho, lentilha. A água contribui para saciedade e também para uma melhor hidratação, em torno de 2 a 3 litros fracionados ao longo do dia, sobretudo se fizer uso de bebida alcoólica.  

 

O que é mais adequado ao nosso clima?

 

·         Gustavo Sicri - Evitar alimentos com elevado teor de gordura e sódio. Peru e bacalhau são carnes menos gordurosas e recomendadas para as ceias de final de ano.  Evite preparações fritas, empanados, na manteiga, gratinado, dorê. Opte por cozidos no vapor, assados, grelhados, e souté.

·         Dê preferência aos alimentos frescos ou minimamente processados, como arroz integral, , carnes magras, peixes, legumes verduras, grãos, frutas, sucos naturais, cogumelos, leite fresco ou pasteurizado, iogurte sem adição de açúcar e ovos.

·         Substituições: Faça substituições como tais como farinha integral no lugar de farinha branca; açúcar refinado por açúcar de coco, queijos menos gordurosos tais como cottage, ricota, creme de ricota e o minas frescal. A farinha de rosca pode ser substituída pela aveia, quinoa ou amaranto.

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