1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Rede de Contatos: Cuidado com exposição negativa

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Networking é coisa séria

 

*Aline Brait

 

As redes sociais cresceram de forma exponencial nos últimos anos. A maioria das pessoas que eu conheço tem pelo menos um perfil em alguma dessas mídias. Estar em contato com amigos, colegas de trabalho, parentes, profissionais de mercado, conhecer novas pessoas e pontos de vista. Sem dúvida nenhuma as redes sociais apresentam um universo de possibilidades, já percebido por pessoas e utilizado amplamente para fins corporativos.

 

Sempre que estou recrutando pessoas, por exemplo, busco o perfil nas redes sociais para identificar características importantes que currículos, testes e entrevistas não trazem de forma clara e objetiva. E você ficaria surpreso com a quantidade de informações disponíveis.

 

Sim, seu perfil pode ajudar ou não na decisão de contratação. Assim é importante que você leve o networking a sério, pensando estrategicamente na sua carreira. Para ajuda-lo, algumas pequenas, mas importantes dicas:

 

Para começar, cuide bem do seu perfil profissional. Os perfis criados em ambientes corporativos, como o LinkedIn, são os mais analisados por recrutadores. Assim estruture o seu perfil com informações coerentes com seu currículo - muitas 'meias verdades' caem por terra assim –, com fotos convenientes (nada de fotos pessoais demais ou sensualizadas) e faça atualizações frequentes.

 

Não use redes profissionais para compartilhar piadas, pegadinhas, correntes, e qualquer outra coisa que não seja profissional. A falta de bom senso pode ser um indicador importante na análise do seu perfil.

 

Também é importante ficar atento ao seu perfil pessoal. Aqui também encontramos algumas informações interessantes. Embora seja um perfil pessoal, e você seja o responsável por todas as informações, postagens e dados inseridos lá, vale a pena tomar alguns cuidados. Primeiro não poste, curta ou comente nada em horário de trabalho. Isso pode demonstrar falta de compromisso e responsabilidade. Postar reclamações de supervisores, gerentes, pares ou da própria empresa também não me parece inteligente. Mantenha os dados coerentes com as informações do currículo.

 

Não se esqueça de alimentar as suas redes. De nada adianta ter muitos contatos e não parabenizar sempre que possível seus contatos por novos empregos, aniversários ou conquistas. Demonstre interesse sempre, mantenha a visibilidade e seja lembrado. Muitas indicações são fomentadas através dos contatos das redes sociais. Tendo em mente o foco adequado, crie sua estratégia para estar sempre em evidência.

 

Outro ponto para se levar em consideração é o respeito às diferenças. Vivemos em um mundo colorido, plural. Todas as opiniões e opções devem ser respeitadas. Questionar e discutir pontos de vista divergentes é sim muito saudável. Mas em alguns casos presenciamos um verdadeiro ringue de grosserias, palavras de baixo calão, falta de respeito e intolerância. Considerando que as organizações são igualmente plurais em sua construção, um histórico assim pode sim depor contra você em determinados momentos.

 

Além dessas dicas, esteja atento às movimentações de pessoas, empresas e também de quem andou pesquisando seu perfil. Tais informações podem indicar possibilidades importantes e ações rápidas para aproveitá-las. Não existe sorte, e sim a competência de estar no lugar certo na hora exata. Sem esquecer, claro, que o bom senso é fundamental sempre.

 

*Aline Brait atua com recrutamento e seleção  de pessoas e é coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sumaré

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário