1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Áries, Perfil Astral: Amor, a coragem do ariano

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Por Prof. Nathanael

 

Áries: A iniciativa corajosa

 

21 de março a 20 de abril

 

ATIVIDADE: Áries é um signo cardinal, masculino e centrífugo, inicia a estação do outono e, portanto, representa uma mudança. Possui valores como a audácia, a energia e o desejo de lutar para atingir seus objetivos. Como centrífugo, sua atividade é voltada para o mundo que o cerca. Esse nativo marcado, essencialmente, pela ação e pelo movimento, não conhece 

 

o tédio, para ele a vida somente tem incentivo quando se manifesta através da luta. Eis o retrato simbólico do temperamento ativo de um ariano, cada indivíduo corresponde mais ou menos a esse leque de tendências.

 

O HOMEM: Frente a sua companheira, deseja sentir-se nobre e exige que o admirem. Mostra-se intolerante, individualista e extremamente ciumento. A companheira que lhe convém deve ser suave, dócil e generosa, mas capaz de dirigir sua vida sozinha e ter um caráter forte. Deseja conservar o privilégio de encontrar aquilo que o amor tem de maravilhoso. Nunca aceitará nada pela metade e não suporta a indiferença. Talvez seja tirânico, mas certamente não será um chato. As mulheres o acham fascinante.

 

A MULHER: É uma união sutil de firmeza, violência e feminilidade; uma amazona indômita. Na mitologia é Palas Atena ( Minerva), deusa da guerra, protetora dos heróis. Gosta dos confrontos e no seu íntimo, deseja encontrar um homem capaz de dominá-la porém, poucas vezes o encontra e os homens logo perdem seu prestígio. Somente aceitará aquele que a domine e que 

 

ela possa admirar. Ama plenamente, mas detesta o amor que se transforma em amizade amorosa. Não deseja a união, mas sim um combate no qual é preciso deixá-la ganhar e perder alternadamente.

 

QUALIDADES: Para satisfazer sua vaidade (e contrapor seus defeitos), pode-se dizer que o ariano é: seguro de si mesmo, 

 

empreendedor, audacioso, valente, entusiasta, eficaz, rápido, inovador e, inclusive vanguardista, disponível, enérgico, dinâmico, perspicaz, generoso, persuasivo, original...

 

DEFEITOS: Como sua vaidade não o impede de conhecer seus defeitos, o ariano não pulará suas linhas, mas consultará 

 

imediatamente depois o item "Qualidades" a fim de restabelecer um justo equilíbrio. O nativo do signo de Áries é: 

 

impaciente, fanático, irreflexivo, rude, provocador, egoísta, jactancioso, megalômano, inconstante, esbanjador, colérico e contestador, mas esse último, de tal modo que quase converte-se em qualidade.

 

ANATOMIA: Tradicionalmente associam-se as diferentes partes do corpo e as doenças a elas ligadas com os signos do Zodíaco. 

 

As áreas corporais que correspondem ao signo de Áries são: a cabeça, os ossos do crânio, o rosto (exceto o nariz, ligado a Escorpião), os dentes da mandíbula superior, o cérebro, os olhos e todos os sentidos, especialmente a visão.

 

CASA: De acordo com Áries, a casa deve ser um lugar utilitário onde se guarda a roupa usada antes de partir para novas aventuras. No entanto, a mulher do signo, apesar das numerosas atividades, sempre se ocupará de organizar a vida doméstica, ainda que seja para aproveitar um tempo que lhe parece precioso, no caso de ser mãe.

 

DINHEIRO: O nativo de Áries, assim como a cigarra da fábula, gasta e não sabe o que é poupar. Para ele, o dinheiro é um meio para conseguir seus desejos, mas não constitui um fim, como no caso de Touro. Enche seus amigos de presentes e usufrui seu dinheiro imediatamente, com prazer dionisíaco. Recusa a submeter-se aos bens materiais. Pode ser milionário num dia e no outro não ter onde cair morto. É incorruptível, ninguém pode comprá-lo. Prefere sua liberdade a todas as outras coisas. "Não se levam os bens para o caixão", esse é seu pensamento.

 

FAMÍLIA: Mantém com ela uma relação ambígua. Como é muito independente, deseja poder entrar e sair à vontade. Mas, ajudará qualquer parente em apuros. Pôr outro lado, amplia o conceito de "família" a todos os seus amigos verdadeiros. Tudo aquilo que diz respeito aos amigos, seja o que for, converte-se em território que deve defender, razão pela qual o ariano, mesmo tão rebelde, é querido por todos.

 

PROFISSÃO: Prefere trabalhar sozinho. Visto que não suporta inatividade, sua profissão representa muita para ele. O ariano pode exercer qualquer profissão que demande criatividade, inventividade e iniciativa. É dono de impressionante capacidade de liderança, competitividade e capacidade empreendedora para atuar em posições de chefia e comando de equipes. Mas pode preferir trabalhar de forma independente e autônoma.

 

AMOR: Cupido lança maliciosamente suas flechas contra o ariano, que jura amor eterno... em várias ocasiões. Sempre entrega-se de corpo e alma à aventura. Seus valores sentimentais não tem nada a ver com as concepção modernas; ele se sentirá um galanteador e ela uma amazona. Mas, é preciso reconhecer que seus impulsos têm certo charme. Sem ser possessivo, como o nativo de Touro, para ele a relação deve ser profunda e exclusiva. Os ciúmes são um dos excessos do seu temperamento apaixonado. Será fiel enquanto viver um amor apaixonado. Se perder o interesse e dispuser dos meios para ir embora (em geral, sabe achá-los) a história acabará aí mesmo, sem lamentações. Se não tiver outro remédio e necessitar permanecer ao lado de uma pessoa que já não sente paixão, não mentirá; inclusive contará com a maior delicadeza suas diversas aventuras amorosas.

 

FELICIDADE: O ariano somente pode desenvolver-se em um ambiente de liberdade que lhe permita desdobrar sua energia em todos os sentidos. Vive intensamente cada instante, sua alegria é tanto forte quanto pouco duradoura, igual a sua tristeza. Passa como um meteoro pela vida, tem uma grande capacidade de esquecimento. Irá aferrar-se ao futuro, cheio de promessas e nunca voltará ao passado. Seu suposto otimismo é uma lenda. É muito consciente do abismo que existe entre o seu ideal e a realidade monótona e sem graça. Apesar de tudo, terá momento de grande alegria, de prazer infantil. É difícil que seja feliz no casamento, pois exige concessão que ele não está disposto a fazer. Necessita um pouco de drama para tornar a encontrar o sabor da felicidade. Porém, sempre será salvo pela sua alegria de viver e sua exuberância comunicativa.

 

AMIZADE: Essa é a palavra chave de Áries. Seja homem ou mulher, tem enorme prazer em estar rodeado de amigos diferentes e assumirá papel de "líder do grupo". O homem de Áries sente maior atração pelas amizades viris e sempre considerará "os amigos primeiro". A mulher de Áries procurará mais a companhia amistosa dos homens, mas ambos serão sempre generosos e estarão dispostos a ajudar a todo aquele que estiver em dificuldades. É preciso revelar suas bruscas mudanças de humor, suas negações taxativas, mas pouco duradouras. Geralmente, é mais feliz na amizade que no amor; desabafa melhor com um amigo que com seu par. Necessitam mudanças constantes para que sua amizade resista ao passar do tempo.

FRACASSO: Profundamente possuído pelo desejo de vencer, o ariano não se sentirá fracassado, embora, às vezes, poderia-se pensar o contrário, pois a meta do seu êxito é muito alta. Perante um insucesso reagirá como uma criança que construiu um magnífico castelo de cartas que um falso movimento acaba derrubando. Após uma profunda desilusão, logo fará novos projetos, entregando-se com entusiasmo e esquecendo a desilusão anterior.

 

ALIMENTAÇÃO: O nativo deste signo gosta dos excessos, de experiências diversas, não é estável em relação a sua alimentação. Teoricamente, sua constituição robusta e sua enorme atividade demandam pratos calóricos e abundantes. Mas, o ritual das refeições não faz parte dos seus hábitos. Apresenta tendência a padecer do fígado e dos rins, convém que de vez em quando faça dietas leves a base de saladas, carnes vermelhas temperadas com alho e cebola e sucos de frutas.

 

ADOLESCÊNCIA: O adolescente poderá sentir incomodado enquanto não puder assumir o peso de sua vida cotidiana, tanto afetiva quanto material. É atrevido e temerário, sua impaciência leva-o a agir impulsivamente. É o típico adolescente rebelde, que não suporta nenhuma pressão externa e rejeita a autoridade até as últimas conseqüências. Os jovens de Áries de ambos os sexos abandonarão o âmbito familiar. Se seus pais permitirem liberdade em suas atitudes, quando adultos transformarão sua rebeldia em independência, voltando sua imaginação a uma causa que considerem justa. O HOMEM: Existem dois tipos. O primeiro, corresponde mais ou menos aos valores descritos anteriormente. Viverá o amor como um sentimento de união que culminará na criação de uma família. Será paternal, protetor, estável, fiel e terá um grande espírito de sacrifício. O segundo conhecerá amores instáveis, sonhadores, idealizados. O amor o brinda com a possibilidade de exteriorizar seu humor mutante, caprichoso, complexo maternal, procurará compensar sua necessidade de domínio com diversas relações amorosas. Como ao mesmo tempo necessita proteção, exclusividade, sempre estará insatisfeito, ainda mais porque, ao ser instável, não poderá saciar sua sede de paternidade. Se viveu a separação de seus pais, também com seus amores poderá provocar dramas em qualquer momento; é uma maneira de reviver o conflito primordial.

 

A MULHER: Do mesmo modo que o homem, a mulher canceriana pode também corresponder a dois tipos. Uma será feliz, buscando o equilíbrio unindo-se tanto a um amante, como ao pai de um eventual filho; a outra será cheia de caprichos e com freqüências será angustiada. As duas tendências podem coexistir no tipo da mulher-menina, características do signo. 

Buscando a sua alma gêmea, ficará dividida entre a imagem do pai protetor e o filho que precisa cercar de atenções, entre o seu desejo de brincar com bonecas e mimar alguém. Esta mulher-menina, as vezes pueril e superficial, irrita ou atrai com uma força irresistível, mas não deixa indiferente.

QUALIDADES: Digamos que o canceriano é bom, sensível, compreensivo, imaginativo, solícito, apaixonado, protetor, prudente, 

 

tenaz, perspicaz, econômico, prolífero, intuitivo, prático, afetuoso, carinhoso, disciplinado e dotado de uma excelente memória.

DEFEITOS: Não devemos controlá-lo com seus defeitos, porém o canceriano é: de caráter fraco, narcisista, sensível à 

 

lisonja, suscetível, taciturno, rancoroso, irônico, pueril, desordenado, convencional, caseiro, preguiçoso, volúvel, rotineiro, influenciável, mentiroso e muito indulgente consigo mesmo.

 

ANATOMIA: Desde os primórdios da astrologia, associam-se as diferentes partes do corpo e as doenças a elas ligadas, com os 

 

signos do Zodíaco. Até Hipócrates, obrigava seus alunos a estudar a anatomia zodiacal. De Áries a Peixes, todo o Zodíaco está contido verticalmente, e de cima a baixo, no corpo humano. Para o canceriano, as áreas corporais são: o peito (os seios), o estômago, o tórax, o fígado, o sistema digestivo e o metabolismo.

 CASA: Eis aqui o centro da sua vida, a extensão da sua própria personalidade, o receptáculo dos seus sonhos, o lar dos seus filhos. As vezes são tão caseiro, que recusa convites, preferindo permanecer refugiado na sua "casinha". O canceriano errante, gostará mais de sair, mas transformará sua casa num lugar para encontrar a si mesmo, onde deitar âncora no seu itinerário flutuante.

 

 FAMÍLIA: É uma palavra emblemática para o canceriano, que é por excelência, um nativo do signo da família. O lar é uma de suas maiores necessidades e não pode viver isolado. Será difícil independizar-se do núcleo familiar, do qual se afastará na maioria dos casos para criar, por sua vez, a sua própria família. Alguns cancerianos reagem violentamente a este sentimento de dependência. Rejeitam a instituição familiar, procuram desvincular-se sem consegui-lo, mas poucas vezes, encontram equilíbrio na emancipação e costumam voltar a seus antigos valores.

TRABALHO: Perante o trabalho, este signo cardinal não demonstrará o mesmo ardor e o mesmo espírito de continuidade que um signo fixo como: Touro, Escorpião ou Aquário. Mas, contrário de Áries, que nem sempre concretiza seus projetos, o 

 

canceriano é tenaz. A influência da Lua permite que se conforme com a rotina, inclusive, de uma maneira um pouco automatizada, cumpre com suas obrigações.

 

AMOR: Câncer é um signo de fecundação e de maternidade. No amor prevalece o sentimento e a ternura. Caracteriza-se pelo complexo maternal e o apego a infância. No amor encontra o refúgio, a proteção que procura, a forma de criar novamente o ninho original. Seus valores existem em função do desejo de integrar-se, reconstituir-se, de interiorizar a experiência. O amor às vezes pode ser para ele o meio de separar uma nostalgia primitiva.

 

 FELICIDADE: É uma palavra chave do signo. Preocupa-o a felicidade, a harmonia, a segurança. Se alcançar um equilíbrio afetivo, se sentirá bem, feliz, satisfeito, já totalmente fechado para os demais. Mas seu ideal, às vezes, encontra-se longe do que a realidade pode oferecer-lhe e, em vez de buscar a felicidade, pode ser que viva de ilusões. 

 

SAÚDE: É uma das principais preocupações do canceriano, verdadeiro doente imaginário, capaz de sentir realmente os sintomas que inventa. Estes sintomas são difíceis de curar e suficientemente imprecisos como para indicar qualquer doença. 

Uma coisa certa é que sempre lhe doerá alguma coisa. Além do que, trocará constantemente de médico, ou consultará simultaneamente três profissionais.

 

AMIZADE: O canceriano é um amigo sincero, geralmente se mostrará muito fraternal, muito afetuoso, fiel a alguns amigos, dos que as vezes depende. Fará deles seus confidentes e conselheiros. Algo parecido ocorre com a mulher canceriana, que terá relações muito afetivas com alguns amigos aos que abrirá as portas do seu coração. Pode ser, que a cada noite chame seu confidente do momento, para contar-lhe com detalhes o que fez durante o dia, com a expressividade própria de um ator teatral. Sempre se mostrará a favor das relações íntimas preferirá receber seus amigos separadamente, num ambiente agradável, a organizar grandes reuniões.

 

 FRACASSO: O canceriano conhece o fracasso profissional, principalmente pela sua falta de ambição. Freqüentemente, desejará ter uma atividade criativa, que o afaste da rotina, o eleve espiritualmente e lhe permita canalizar sua forte emotividade. Mas, pouco combativo e perseverante, pode fracassar no trabalho. Finalmente, terá que se conformar com uma ocupação subalterna ou com uma profissão educativa. Isto cobrirá suas necessidades materiais, mas pode sentir-se 

 

insatisfeito, perceber que não realizou sua vocação, ou simplesmente, saber que não alcançou sua plenitude. Ao sentimento 

 

de fracasso somam-se suas continuas lamentações acerca de tudo o que deixou de fazer.

 

 ALIMENTAÇÃO: Deve aprender a moderar a sua fome insaciável. Não é um glutão ávido, como alguns taurinos, mas pode ocupar seu tempo ou compensar qualquer problema afetivo como a comida. Pôr outro lado, a fragilidade psicossomática do signo, 

 

mais que a de qualquer outro, obriga-o a respeitar uma grande higiene alimentar. Numeroso cancerianos são conscientes disto e costumam freqüentar lojas de produtos dietéticos, alimentar-se a base de cereais ou ser vegetarianos empedernidos. 

 

Todos os laticínios vão muito bem com os cancerianos.

 

ADOLESCÊNCIA: Câncer é regido pela Lua, astro da infância (considerada planeta segundo a antiga concepção), cujos valores 

 

de dependência e proteção são também os do signo. Geralmente, a adolescência será para o canceriano uma época de crise, das mais difíceis de superar na sua vida. Deve enfrentar sua própria rejeição ao crescimento, seu medo de entrar no mundo adulto. Muitos cancerianos retardarão, todo o possível a ruptura com a infância, sair do núcleo familiar, ninho confortável que sempre tentarão recriar. Estes, geralmente vêem a adolescência, como um nexo e prolongamento da infância, 

 

e vivem a crise ou a rebeldia adolescente até os vinte e sete anos, aproximadamente. No entanto, o segundo planeta que 

 

rege o signo é Júpiter, planeta da maturidade, que dá origem a um segundo tipo de canceriano, menos indeciso; cuja adolescência, apresenta-se mais como uma verdadeira fase transitória a caminho da solidão adulta, na qual logo mergulhará. 

 

Portanto, este período pode ser para eles uma fase violenta, rebelde, cheia de fugas ou extravagâncias, de experiências de todo o tipo. O adulto em potencial explode sem razão, aprendendo depois a lição dos seus abusos, assentando a cabeça ou entregando-se a uma causa social. Porém, o canceriano regido pela Lua é um adolescente de pinças dobradas, em sinal de defesa, enquanto que o canceriano regido por Júpiter é um adolescente de pinças móveis e agressivas.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário