1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Vitamina C Poderosa: Dicas para a sua saúde

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Saiba um pouco mais sobre a Vitamina C

 

 

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C foi descoberta na época em que “navegar era preciso” e que marinheiros portugueses, com uma dieta à base de carne de charque bovina ou de porco, pão e rum possuíam carência dessa vitamina, diante disso, desenvolviam o escorbuto, doença caracterizada por manifestações dermatológicas na pele, gengivas, mucosas e ossos, bem como por sangramentos espontâneos, inflamações e dores.

A vitamina C participa de vários processos metabólicos no organismo, como a formação de colágeno, síntese de epinefrina, corticoesteróides e ácidos biliares. Além disso, atua aumentando a absorção de ferro pelo organismo – fato importante para a prevenção de anemia.Possui poder antioxidante, ou seja, reduz a quantidade de radicais livres, que são espécies químicas altamente reativas que podem ser prejudiciais às células e causam envelhecimento.

De sabor ácido, a vitamina C pode ser encontrada principalmente em frutas e verduras, como: lichia, laranja, limão, abacaxi, manga, goiaba, acerola, tangerina, morango, kiwi, caju, melão, tomate, brócolis, espinafre, aspargos, entre outros. A reserva orgânica média em um ser humano sadio é de 1500 mg de ácido ascórbico, recomendando-se uma ingestão diária de 45 a 75 mg, de acordo com sexo e peso corporal. Quando ingerido em altas doses, é facilmente eliminado através da urina. Para os que não são adeptos à dieta com os alimentos citados acima, um comprimido efervescente de 1 mg é mais que suficiente para suprir as necessidades diárias dessa vitamina.

 

Por Juliana Carani, Bióloga graduada na Universidade de Brasília. 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário