1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Idosos e depressão: Como ajudar?

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Participação da família na rotina do idoso é importante para prevenir e tratar a depressão

 

Diálogo constante para saber as necessidades e vontades dessa população pode proteger os idosos da doença

 

 

 

            A luta contra depressão requer cuidados especiais entre a população idosa. Com o aumento da expectativa de vida, hoje acima dos 70 anos, a doença encontra cada vez mais “terreno fértil” para avançar. Falta planejamento para alcançar a maturidade de forma produtiva, entre outros fatores que favorecem essa patologia. “A depressão no idoso pode ser subdiagnosticada e ter seus sintomas comumente despercebidos”, alerta Juliana Batista, psicóloga do HCor.

 

 

 

         "A atividade física e intelectual também são formas de socialização, que podem representar um importante aliado contra depressão. Uma vez que o idoso deprimido tende ao isolamento", afirma Juliana.

 

 

 A presença da família também pode contribuir no tratamento e na prevenção do quadro depressivo. É imprescindível saber o que faz sentido ao idoso. Assim como todos, os mais velhos continuam tendo vontades e desejos próprios. Querer tratá-los de forma infantilizada, poupando-lhes de decisões ou afazeres, quando eles têm condições, certamente não ajudará”, finaliza a psicóloga do HCor.

 

 

 

            Os idosos representavam 12% de 7,2 bilhões de habitantes no mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2013. O quadro depressivo, por sua vez, segundo a pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia Médica da Universidade de Sidney - EUA e divulgada na Revista Brasileira de Psiquiatria representa 10% da população mundial das pessoas com mais de 60 anos.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário