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Gripe: Aprenda como fugir!

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Não perca a disposição nem se renda à gripe e ao resfriado com a mudança de estação

 

Com a chegada das temperaturas mais baixas, alguns cuidados são essenciais para manter o equilíbrio do corpo e a qualidade de vida. Nessa época do ano, muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios, gripes e resfriados.

 

Nesse período é importante prestar atenção à alimentação e incluir alimentos, vitaminas e substâncias que fortaleçam as defesas do organismo, cereais integrais, soja, carnes e peixes podem aumentar a imunidade. Outros benfeitores são o alho, que, com seu poder antioxidante, ajuda a expelir as toxinas através da pele, a mostarda e a pimenta, que dissolvem as secreções, o que pode amenizar os sintomas, caso a gripe ou o resfriado se instalem. 

 

“No inverno, é importante equilibrar a resistência do corpo, para evitar a instalação de vírus. Vale lembrar que, nessa época, também é comum o cansaço tomar conta do organismo, que gasta mais energia para manter-se aquecido. Para ambos os casos, a recomendação é investir em uma alimentação saudável, além de consumir substâncias que ajam no ciclo de disposição do organismo, combatendo a fadiga, pois são fortes aliados para manter a saúde em dia”, explica a Dra. Gerseli Angeli, fisioterapeuta pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutora em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo e coordenadora científica do CEMAFE – Centro de Estudos em Medicina da Atividade Física e do Esporte.

Ainda segundo a Dra. Gerseli, na estação mais fria do ano, como o metabolismo fica mais acelerado, evitar ficar muitas horas sem se alimentar também tem um impacto positivo na disposição das pessoas.  “A atenção para a frequência da ingestão de líquidos e a hidratação do organismo, principalmente durante a prática de atividades físicas, é essencial para ter mais qualidade de vida no inverno”, ressalta ela. 

 

 Como otimizar o ciclo de energia em períodos de queda da resistência

 

Alimentos e produtos que contenham arginina agem no ciclo de geração de energia do organismo, ajudando a combater o cansaço físico e o mental. A arginina desempenha funções diferentes para ajudar a reduzir a fadiga e combater os radicais livres, eliminando toxinas mais rapidamente e impedindo a formação de substâncias que prejudicam a produtividade1.

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