1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Vida saudável - saiba mais sobre vida saudável: Estabelecer metas e planejar a rotina ajudam a ter vida saudável; veja dica

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

 
 A Pirâmide dos Alimentos, adaptada pela Dra. Sonia Tucunduva, é a demonstração gráfica oficial do Ministério da Saúde, para estimular e gerar o bem estar nutricional da população brasileira por meio de uma ferramenta que facilita a seleção e o consumo de todos os grupos alimentares. 
 
    Os alimentos estão distribuídos na Pirâmide Alimentar em oito e em quatro níveis, de acordo com o nutriente que mais se destaca em sua composição. Para cada grupo, são estabelecidos valores energéticos, fixados em função da dieta e das quantidades dos alimentos.
 
    Uma dieta equilibrada deve ser baseada em alimentos de todos os grupos alimentares da pirâmide, principalmente em alimentos em sua forma natural, reforçando o consumo dos grupos das frutas e dos legumes e verduras.
 
O Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca apresenta 150 Kcal por porção, sendo que devem ser consumidas seis porções por dia.
 
O Grupo das frutas tem como recomendação ingestão de três porções de frutas por dia, sendo que cada porção apresenta de 70 Kcal.
 
O Grupo das verduras e legumes tem ingestão aconselhada de três porções por dia, sendo que cada porção contém 15 Kcal.
 
O Grupo do leite, queijo e iogurte apresenta 120 Kcal por porção, sendo que é recomendada a ingestão de três porções por dia.
 
Para o Grupo das carnes e ovos recomenda-se ingerir uma porção desse grupo por dia, sendo que cada porção contém 190 Kcal.
 
O Grupo dos feijões e oleaginosas apresenta 55 Kcal por porção, sendo que deve ser consumida uma porção por dia.
 
O Grupo dos óleos e gorduras possui 73 Kcal por porção.
 
    Destaca-se a importância das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e das intermediárias chamadas de lanches da manhã, lanche da tarde e lanche da noite.
 
 
  
    É recomendada uma alimentação equilibrada e variada, com todos os grupos alimentares, em conjunto com a prática de atividade física, tanto para prevenção como para promoção de uma boa qualidade de vida.
 
    Para maiores informações e esclarecer dúvidas sobre sua alimentação, consulte um nutricionista.
 
    *Texto baseado na referência: Pirâmide Alimentar Adaptada: Guia para escolha dos alimentos, de Sonia Tucunduva Philippi e colaboradores.
  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário