1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Agenda 21: O que é isso?

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

É uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92. Neste documento encontram-se os compromissos firmados por 179 países com relação a um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e busque valores sustentáveis no âmbito social, econômico e ambiental.

Construída com base em um documento internacional denominado Carta da Terra, que estabelece princípios de responsabilidade universal no cuidado com o planeta, a Agenda 21 Global foi subdividida em Agenda 21 Brasileira e Agenda 21 Local, de forma que pudesse ser um instrumento efetivo de políticas públicas afirmativas. Sua fase de implementação ocorreu em meados de 2003, ocasião que o governo a transformou em parte do Plano Plurianual do Governo, o que confere à Agenda 21 um maior alcance e importância.

A orientação e implementação de Agendas 21 Locais é uma das etapas previstas no plano, com grande importância para a solução de problemas, troca de informações, condução de processos de mobilização da sociedade, estabelecimento de prioridades para a gestão de um estado, bacia hidrográfica, escola, unidade de conservação e bairros. Dessa forma, a construção mobiliza a iniciativa conjunta da sociedade civil e do poder público para que, de forma descentralizada, seja feito um planejamento estratégico participativo visando o desenvolvimento sustentável.

Em 1987, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu desenvolvimento sustentável como “a capacidade de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades”. Essa definição é um desafio para as condições de crescimento econômico atual visto que a exploração de recursos está diretamente ligada ao lucro de muitas empresas, porém, a humanidade deve preocupar-se com consequências que podem ocorrer em um curto período de tempo.

*Por Juliana Carani, Bióloga, formada na Universidade de Brasília

juliana.carani@gmail.com

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário