1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Pedalar é saúde!: Conheça 10 motivos para começar e ganhar saúde

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

 

O ciclismo é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade

Cada vez mais, a busca por uma vida saudável, ainda que em meio a uma rotinha atribulada, torna-se uma necessidade. Mais do que um objetivo, praticar exercícios físicos é um recurso imprescindível para se preparar a situações de estresse do dia a dia. 

“Pedalar é uma boa atividade a quem deseja regular o humor e, com isso, a pessoa fica apta a lidar melhor com momentos de atritos, por exemplo”, afirma Dr. Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012. 

O especialista aconselha a começar os primeiros passeios de bicicleta de forma gradual e em locais planos para evitar, assim, fadigas musculares e outros desconfortos. “É preciso ter consciência de que o resultado almejado não é conquistado num único dia, por isso, o treino tem de ser frequente e gradual”, aconselha o médico. “O exercício inadequado pode levar a uma série de lesões, dores musculares e articulares”, explica. Outra dica importante é usar capacete em todas as idades como equipamento de segurança. 

Por ser uma das atividades mais completas, pedalar movimenta todo o corpo. Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta: 

 

1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão. 

2. Desintoxica: com o aumento da sudorese durante a pedalada, o processo de metabolismo se acelera e contribui com a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. 

3. Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

4. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

5. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. 

6. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio. 

7. Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 

8. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias. 

9. Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 

 

Fonte: Hospital São Luiz

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário