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Alimentação: O ano em que faremos bons pratos

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Vai chegando ao fim o ano, mais um ano de descobertas, pesquisas e trocas, um ano em que nosso gosto se refinou, nossa cozinha se renovou. Nossa saúde foi, espero, a principal beneficiária! Cada ano novo inaugura também um novo ciclo que, acreditamos, há de encontrar um homem também novo, um ser humano cada vez mais consciente de suas escolhas, ousado e criativo, abrindo caminhos para o nascer de uma sociedade nova.


Vivemos uma época intensa e plena de transformações. O ritmo de mudanças, cada vez mais radicais e rápidas, nos presenteia a cada instante com um admirável mundo novo, onde o conhecimento se expande, os hábitos se transformam, as habilidades humanas se multiplicam.


Nossa mente se amplia a nível físico, incorporando às suas capacidades o cérebro mecânico do computador e a velocidade dos meios de comunicação. Com a internet, realizamos o sonho mítico de estar em vários lugares ao mesmo tempo, com acesso instantâneo a um mosaico de múltiplas realidades, numa disponibilidade de informação nunca antes imaginada.


Expandindo os limites do corpo


Neste ambiente contemporâneo, onde o saber transita com liberdade crescente, podemos tomar plena posse de nosso corpo. A pesquisa médica torna-se pública e cada um de nós senhor da própria saúde. Transformando nosso organismo num laboratório do novo, está a nosso alcance uma profunda quebra de padrões e mudança de hábitos, que nos leva à expansão de nossos limites, refletida na quebra sucessiva de recordes esportivos, na longevidade crescente e no prolongamento da juventude. O alimento que escolhemos acompanha esta evolução e é, cada vez mais, um remédio eficaz, uma avançada fonte de energia, um elixir de disposição e inteligência. O que é melhor: sem abrir mão do prazer que a boa mesa proporciona.


Mudou nosso prato ou mudamos nós?


Este corpo dinâmico, malhado, adaptado aos desafios cotidianos do futuro já não come mais como antigamente! Mitos e tabus são derrubados a cada momento e os alimentos se renovam através do conhecimento nutricional, que nos dá uma enorme gama de escolhas baseada em nossas necessidades reais. Se testemunharmos nosso corpo mudar, percebemos também a mudança das cores, dos cheiros e dos sabores em nossa cozinha.


Comemorar sem regredir


Encerrando este breve balanço, é hora de se alegrar! Os fogos brilham, os vestidos cintilam, os sentidos se deliciam. Mas a gente não quer mais aquela rotina antiga, beber demais, comer demais, pra se lamentar demais depois! Queremos aproveitar o prazer do novo, com o bem estar e a energia que ele traz. Já não somos tentados por aquilo que deixamos pra trás e antecipamos um futuro de muita saúde e harmonia. Queremos hoje compartilhar com vocês duas receitas, que formam a base de uma ceia de Ano Novo dentro dos parâmetros da Culinária Evolutiva; na alquimia destas receitas misturamos os ingredientes típicos da temporada de festas a tudo de bom que a gente aprendeu e experimentou até hoje aqui em nossa cozinha saudável.


Uma ceia de muito gosto e nenhuma culpa


Nossa ceia saudável inclui um prato principal (com as tradicionais lentilhas da sorte!) e uma torta deliciosa como sobremesa. Complemente com belas saladas, frutas frescas e secas, castanhas e nozes. Capriche na decoração da mesa e nas resoluções de Ano Novo, com a certeza de que desta vez, serão cumpridas com prazer e alegria!
Bons pratos, bom gosto, bons frutos pra vocês no Ano Novo
Abóbora recheada

Ingredientes: ½ xícara de arroz integral cru, ½ xícara de lentilhas, 1 abóbora moranga grande e bonita, 90 gramas de tofu,1 colher de sopa de passas sem semente, 1 colher de sopa de nozes picadas, 1 colher de sopa de amêndoas picadas, 1 colher de sopa de curry, 1 colher de chá de cravo em pó, ½ xícara de salsinha lavada e picada, sal a gosto.
Modo de Fazer - Bata o tofu no liquidificador com 1/2 copo de água. Reserve. Lave bem a abobora e leve para cozinhar em água numa panela bem grande, por 20 minutos. Corte a tampa da abóbora e, com uma colher, vá tirando a polpa aos poucos, cuidando para deixar a casca intacta. Coloque o arroz para cozinharem 3 copos de água e sal a gosto. Depois de 40 minutos acrescente as lentilhas e deixe cozinhar mais 20 minutos. Acrescente a polpa da abóbora (sem as sementes), as nozes, as amêndoas, as passas (deixadas de molho na véspera) e o restante dos temperos. Deixe cozinhar até que a polpa da abóbora comece a se desmanchar. Acrescente o tofu batido e deixe a mistura cozinhar até secar. Coloque todo o recheio cozido dentro da abóbora. Misture a salsa fresca picadinha. Tampe com a tampa da abóbora e leve ao forno num tabuleiro por 20 minutos antes de servir. Sirva quente. Dá 4 porções.
Cada porção contém: 289 calorias; 15,2% de gordura; 66,5% de carboidratos; 18,3% de proteína
4,8 g de gordura; 48 g de carboidratos; 10,5 g de fibras; 13,2 g de proteína; 0 mg de colesterol

Torta de frutas do Ano Novo
Ingredientes: 300 g de castanhas portuguesas cozidas e descascadas, sem a pele, 1 xícara de farinha de centeio integral, 1 ovo, 5 ameixas pretas picadas sem caroço, 3 colheres de sopa de figos secos picados, 1 pêra descascada e picada, cerejas frescas cortadas ao meio, cravo e canela em pó a gosto.
Modo de Fazer - Massa: separar 3 castanhas e amassar com um garfo em purê. Misturar com o ovo e a farinha, amassando com os dedos até formar uma massa uniforme. Abrir com o rolo até a espessura de 2 mm, cuidando para que a massa fique redondinha. Acertar o formato da massa com uma faca, usando um prato grande como guia. Colocar num pirex redondo raso, acertando a borda sem apertar para não grudar, e levar ao forno moderado por ½ hora, cuidando para não corar. Recheio: deixar de véspera as frutas secas de molho em 1 copo de água. Levar ao fogo as castanhas portuguesas, as frutas secas com a água do molho, a pêra picada e os temperos, juntando mais 2 copos de água. Deixar cozinhar até que sobre apenas um pouco de líquido. Deixar esfriar e bater no liquidificador para formar um purê. Desenformar a massa já assada e rechear com este purê, enfeitando com as cerejas cortadas. Levar à geladeira antes de servir. Dá 8 porções.

Cada porção contém: 171 calorias; 10% de gordura; 82,3% de carboidratos; 7,7% de proteína; 1,9 g de gordura; 35,1 g de carboidratos; 7,1 g de fibras; 3,3 g de proteína; 27 mg de colesterol


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E-mail: noga@clipfit.com

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