1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Semana das Crianças: Pilates para os pequenos

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Quando falamos no Dia das Crianças – data que se aproxima – logo os pais pensam nos últimos lançamentos e brinquedos da época para presentear seus filhos. No entanto, a data, pode ser uma boa época para os pais repensarem em alguns fatores importantes dos hábitos diários da criançada. Questões como – educação alimentar, ensino e – principalmente – opções de atividades físicas podem ser boas pedidas, nesse Dia das Crianças. Segundo a Profª Eliane Coutinho o stress, osteoporose, arteriosclerose, problemas circulatórios e de coluna são males da vida agitada das grandes cidades que podem ser prevenidos com atividades físicas a partir dos seis anos. Essa é uma constatação também de uma das maiores autoridades mundiais em treinamento esportivo, Jürgen Weineck, professor da Universidade de Nürenberg, Alemanha.

Em função disso, a Profª Dra. Eliane Coutinho, Doutora (PhD) em Pilates e Coordenadora de ensino da Fisiociencia, explica que 10% das crianças das nações industrializadas têm arteriosclerose (enrijecimento das artérias). Além de evitar o surgimento dessas doenças, a prática de atividade física na infância possibilita o desenvolvimento de uma técnica de jogo corporal mais apurada do que quando se começa na adolescência.

“Nas aulas de Pilates, as crianças desenvolvem projetos pedagógicos, esportivos e biológicos de forma lúdica. Aprendem, respeitando seus limites e o do outro, desenvolvem seus potenciais físicos e cognitivos de forma prazerosa. As crianças praticantes de Pilates vão ser adultos que, sem imposição, vão gostar de se exercitar, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente”.

Segundo pesquisa do canal Nickelodeon sobre a chamada geração 5.0, o estímulo físico nas crianças é cada vez menor e o consumo elevado de calorias é inversamente proporcional.  Diante desse fato, a Dra. Eliane Coutinho, mestre na modalidade, aponta que o Pilates resgata tradições e costumes antigos, como: subir em árvore.

“As crianças têm poucas opções de atividades físicas, o tradicional é ballet para meninas e natação e judô para meninos. Isso limita muito as habilidades motoras das crianças. O Método Pilates está resgatando atividades de gerações passadas como subir e descer de árvores, o que exercita de forma lúdica os músculos dos membros inferiores, superiores e tronco das crianças”, revela a Doutora. Ainda alerta para a sobrecarga de treinamentos na infância, o que pode prejudicar o desenvolvimento ósseo e muscular da criança e comprometer seu futuro no esporte. "É necessário aplicar corretamente os métodos de treinamento físico que se adaptam a cada faixa etária, sexo, peso e tamanho", completa ela.

A prática em questão vai além das movimentações corporais e de uma busca pelo equilíbrio ou consciência corporal. Provando que o exercício é completo e que trabalha diversos pilares da criança, a CEO da Fisociencia diz que o método propõe também a troca de experiências e promove o convívio social. “Os pais querem atividades não só que exercitem as crianças, mas que melhore o emocional, o intelectual, o social e físico delas. No repertório de exercícios do método Pilates tem o Swan (cisne), frog (sapo), Dolphin (golfinho), crab (caragueijo) entre outros. Praticá-los desenvolve padrões neuro-motores refinados de forma lúdica, divertida e estimulante. Aprender um vocabulário novo em inglês e simular movimentos de animais, do simples ao mais complexo, desenvolve o intectual e o físico como toda criança precisa: brincando”.


Fonte: Fisiociencia - Formada por mestres e doutores Fisioterapeutas que visam investigar de forma cientifica e clínica os efeitos, a nível muscular, dos recursos terapêuticos usados na reabilitação e no treinamento físico.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • #1 VbmdHuuHN
    27/02/2012 00:52

    Uma vez ouvi a sgeiunte historia anunciaram que haveria ovos com bacon na fazenda. A galinha ficou tranquila pois contribuiu com os ovos mas o coitado do porco! Talvez seja mais ou menos assim a relacao entre alguns cristaos e alguns dos missionarios que estao dando suas vidas no campo

Deixe seu comentário