1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Em quanto tempo a Amazônia acabará?: E a resposta não é nada boa...

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Considerando a extinção de 100% da floresta e a atual taxa de devastação, de cerca de 0,2% ao ano, a destruição total da Floresta Amazônica levará em torno de dois séculos. Mas alguns cientistas defendem que se o homem detonar entre 30% e 40% da Amazônia, ela entrará em um processo irreversível de destruição e desertificação. 

 

Assim, se a taxa continuar em torno de 0,2% ao ano, este futuro negro se concretizará em 2053. Se o ritmo de desmatamento voltar ao de 1995, quando atingiu o pico de 0,75%, o verde sumirá em pouco mais de uma década! "Por isso, é fundamental manter a taxa baixa (0,1%) e, até 2020, eliminar de vez o desmatamento", alerta Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

 

AUTORREPARO 

Em certos casos, a Floresta Amazônica é capaz de "se curar". A principal ameaça à região é o extrativismo de madeira e a agropecuária intensiva. Quando a ocupação ocorre de forma mais razoável, como na agricultura sustentável, o impacto é menor. Se esses terrenos são abandonados, por exemplo, a própria Amazônia consegue "recuperá-los" em pouco mais de uma década.

 

Fonte: Katia Abreu para Mundo Estranho 

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário