Livres e escravos, através da nova regra, fazeis discípulos de Jesus pela oração. E o trabalho, sustentado pela prece, uniu a todos em um mesmo coração. Guia fraterno, auxiliai todos os povos a trabalharem, se ajudando mutuamente na construção da paz feliz e dos seus frutos, usufruindo dos seus dons eternamente.
O Santo
São Bento nasceu em 484, e foi enviado ainda jovem para Roma a fim de estudar retórica e filosofia. Não encontrando a realização que almejava, retirou-se para viver uma vida ascética nas montanhas fora da cidade.
Tornou-se eremita numa gruta perto de Sobaco e durante os 30 anos seguintes, a sua santidade atraiu muitos discípulos, com quem organizou 12 pequenas comunidades monásticas. Mas Bento era muito invejado e sofreu um atentado à vida: diz-se que lhe ofereceram uma bebida envenenada, mas que ele tornou inofensiva ao abençoá-la.
Pelo ano 530, foi a Monte Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e escreveu sua famosa Regra monástica. Morreu em 547.
Duzentos anos após sua morte a Regra beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média. Orar e trabalhar, contemplar e agir, é a síntese da Regra de São Bento.
O papa Paulo VI declarou-o, em 1964, Padroeiro da Europa, tributando-lhe assim o reconhecimento da civilização européia. Hoje em dia, os beneditinos são conhecidos, sobretudo como ordem dedicada ao ensino.
© bemzen. Todos os direitos reservados.