1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Horoscópo Cigano: Saiba mais sobre as previsões feitas através de oráculos

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

O povo cigano é muito conhecido por sua habilidade de prever o futuro, utilizando para isso vários meios: cartas, quiromancia (leitura da mão), bola de cristal ou borra de café.

      Uma forma menos conhecida de descrição da personalidade humana e previsão do futuro utilizada pelo povo cigano é o horóscopo cigano. Ele possui as mesmas datas dos signos do zodíaco, também apresenta 12 signos, mas não se baseia na movimentação dos planetas. As previsões são feitas por antigos oráculos, que apenas os ciganos conhecem. Os símbolos que caracterizam cada signo são elementos do dia-a-dia dos ciganos, que representam, valorizam e ajudam a preservar suas tradições.

 

Punhal

21/03 a 20/04

Coroa

21/04 a 20/05

Candeias

21/05 a 20/06

Roda

21/06 a 21/07

Estrela

22/07 a 22/08

Sino

23/08 a 22/09

Moeda

23/09 a 22/10

Adaga

23/10 a 21/11

Machado

22/11 a 21/12

Ferradura

22/12 a 20/01

Taça

21/01 a 19/02

Capelas

20/02 a 20/03

 

As pessoas Roma (Rom, na forma singular), juntamente com os Sintos e os Calon ou Calé são designados vulgarmente como Ciganos. São pessoas tradicionalmente nômades. Estudos lingüísticos realizados a partir do século XX indicam que são originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.

      Os Roma são popularmente estereotipados como possuidores de poderes psíquicos, como a faculdade de "prever o futuro". A invenção do tarô lhes é creditada.

      O Povo Cigano é essencialmente sinônimo de liberdade. Seu lema é: "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião", traduzindo um espírito nômade e livre dos condicionamentos das pessoas comuns. Sua mobilidade ininterrupta é também uma fuga à padronização que está sujeito o homem e à segurança de nunca perder os traços de sua cultura.

      Devido à ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos roma foram um mistério por um longo tempo. Há 200 anos, antropólogos culturais criaram a hipótese de uma origem indiana dos roma, baseada na evidência lingüística. Isso é confirmado pelos dados genéticos.

      A língua dos ciganos é conhecida como romani, bastante próxima dos idiomas indo-arianos. Tanto o sistema fonológico como a morfologia podem ter sua evolução facilmente reconstruída a partir do sânscrito. O sistema numeral também reflete parcialmente os respectivos vocabulários sânscritos. Com as migrações, os ciganos levaram sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a. De acordo com as influências recebidas distinguem-se dialetos asiáticos de europeus. Entre as línguas que mais influenciaram nas formas modernas do romani estão o grego, o húngaro e o espanhol.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário