1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Termômetro da Violência: Brasil é 81º país em ranking global de paz

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

O Instituto para Economia e Paz divulgou os resultados da quinta edição do Índice Global de Paz, que atua como um termômetro para medir a violência em 162 países mundo afora, que abrigam 99% da população global. O Brasil aparece exatamente no meio do ranking, em 81º lugar e, apesar de estar melhor colocado do que na última edição da pesquisa - quando apareceu em 83º lugar e 158 nações foram analisadas -, o país fez mais pontos na avaliação, o que significa que está mais violento. 

 

A queda no pacifismo brasileiro foi atribuída, sobretudo, ao aumento no número de homicídios no país, seguido por maior acessibilidade a armas de pequeno porte e crescimento das despesas militares. Os problemas renderam ao Brasil nota 2.051 no Índice Global de Paz, enquanto a Islândia, apontada pela pesquisa como a nação mais pacífica do mundo, fez 1.162 pontos. Na outra ponta do ranking, na condição de país mais violento, aparece o Afeganistão, com nota 3.440. 

 

MAIS AMOR, POR FAVOR 

O Índice Global de Paz 2013 também apontou que a diminuição da paz foi uma tendência global no último ano, revelada principalmente pelo grande aumento no número de homicídios e pela grande quantidade de países que aumentaram seus gastos militares. A situação não é barata: a violência custou US$ 473 bilhões à economia mundial em 2012. 

 

Ainda de acordo com o Índice, desde 2008, quando a pesquisa começou a ser realizada pelo Instituto, a paz no mundo diminuiu 5%. O resultado aponta para a necessidade de políticas globais de combate à violência e, sobretudo, ao aumento dos homicídios, causados principalmente por conta da migração das populações dos países em desenvolvimento para áreas urbanas. 

 

FONTE: Planeta Sustentável

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário