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O inverno engorda?: Nutricionistas dão dicas para manter o corpo no frio

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 A chegada da estação mais fria do ano não mexe só nos termômetros, mas também com o apetite. No inverno, gastamos mais energia para nos manter aquecidos e às vezes até vacilamos na dieta... Mas afinal, quais alimentos devem ser consumidos para ajudar a manter nossa temperatura?

            As nutricionistas responsáveis pela linha de congelados Funcionali Consultoria em Nutrição, Daniela de Almeida e Luciana Harfenist, oferecem algumas dicas para aquecer e nos manter saudáveis na estação mais fria do ano.

            No inverno poderemos ingerir os alimentos mais quentes e picantes, trocar as saladas frias por  reparações   refogadas, ou grelhados e assada. Devemos ingerir alimentos que favorecem o sistema imunológico como o alho, cogumelos, e as frutas cítricas que juntos são importantes para prevenir gripes e resfriados. Todos os tipos de feijões e grãos integrais, e as batatas, as sementes e oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas, e temperos como o coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola, canela, todos com propriedades termo gênicas.

- Eles são responsáveis por aumentar o gasto calórico durante a sua digestão. – destaca Luciana Harfenist.  

 

Mais fome no inverno

            Durante o inverno, nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal, principalmente nos locais onde o frio é mais rigoroso.  Aqui no Brasil, no entanto, o inverno na maioria dos estados é não é tão intenso, esse aumento não chega a 10% do gasto diário calórico, o que não justifica um grande aumento na ingestão calórica. 

            - Portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando no consumo dos alimentos altamente calóricos. – afirma Daniela de Almeida

 

Caldos e sopas são boas sugestões para essa época do ano

            Os caldos se destacam por serem mais espessos e engrossados. Em geral, são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve. Use e abuse de ervas e especiarias para aumentar o sabor deles e ainda ingerir mais nutrientes.

            As sopas em geral são mais líquidas que os caldos e podem ser feitas com carnes, aves, peixes, vegetais e grãos, ervas finas, gengibre, orégano entre outros ingredientes fervidos em água quente para extrair o sabor dos alimentos.  Para tornar a sopa mais cremosa basta bater a sopa tradicional no liquidificador.

            O consumé, uma outra opção, caracteriza-se  por  um caldo geralmente de carne, com sabor concentrado. Ele pode ser servido com crótons ou torradas e também acompanham a carne do fondue.

            Ao escolher a carne, dê preferência àquelas com menos gordura (patinho, maminha e músculo são alguns deles).

             - Optar também por peixes e frutos do mar é uma ótima opção, pois são ricos em zinco e importantes para as células de defesa e para fertilidade.  

 

 

FONTE:  Daniela de Almeida e Luciana Harfenist, nutricionistas da Funcionali Consultoria em Nutrição.

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