1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Pratique: Yoga na cadeira

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

 

Vida é movimento. Acho que todo mundo concorda com essa frase, mas será que a nossa vida atual tem de fato movimentos? Um pouco no banco do carro, na cadeira em frente ao computador e, talvez, no sofá vendo televisão (e tanto as cadeiras, as poltronas e os sofás não são lá muito confortáveis e, menos ainda, saudáveis para a postura de nosso corpo). 

 

Lembro agora de uma história que minha mãe gosta de contar: ela começou a lavar a roupa da família (e eram 10 pessoas na casa) quando tinha 12 anos. E lavava, claro, no tanque. Aí pegava a roupa lavada e andava uns 300 metros até um campo de futebol de um time de várzea, onde ela colocava a roupa estendida na grama para quarar (não sei bem o que era isso). E fazia várias viagens até levar toda a roupa da família).

 

Engraçado é que várias vizinhas também faziam isso, cada uma tinha o seu dia da semana e o seu espaço para estender a roupa. E ela garante que ninguém usava o espaço da outra e nunca sumiu qualquer peça de ninguém (isso tem 80 anos, mas parece outro mundo, não?)

 

Bem, depois de recolhida a roupa, ela a lavava de novo e colocava nos varais. Claro que ela nunca precisou fazer ginástica nem caminhadas atléticas, porque sua vida era de fato 'movimentada' (e foi sempre assim, até poucos anos atrás, já que hoje ela tem 92 anos e saúde bem razoável).

 

Lógico que não precisamos nos movimentar assim, hoje. Mas vamos começar a fazer um pouquinho de Yoga aí na cadeira em que você está sentado. Em primeiro lugar, preste atenção em sua postura. Sua coluna está mais ou menos ereta? Sua cabeça está tranquilamente apoiada na coluna ereta? Não, não é? A cabeça está lá para a frente, segurando-se nos músculos do pescoço, e um pouco nos ombros. Claro que depois de algum tempo o pescoço e os ombros estarão bem tensos e doloridos. Simplesmente porque nossa cabeça pesa uns 6 a 7 quilos, e não há pescoço que aguente.

 

Então, atenção à postura é fundamental. Para manter a coluna mais ou menos ereta e a cabeça suavemente apoiada nela. É fácil. Não. Exige muita prática e atenção constante. Mas vale a pena. 

 

Primeiro exercício de respiração, que é outra coisa absolutamente fundamental e não damos muita atenção para ela. Experimente fica bem encurvado, corcunda mesmo, e observe sua respiração. Você consegue respirar com facilidade e profundamente? Não, não é? Agora, estique a coluna e deixe bem ereta e preste atençaõ na respiração. Melhorou muito e ficou bem mais agradável, não?

 

Então, vamos respirar: coloque as mãos ao lado da cintura, polegares para trás e os outros dedos na frente. Respire alguns minutinhos e preste atenção em suas mãos. Elas se afastam, quando você inspira? E se aproximam, quando você expira? Se não, pratique até conseguir.

Agora coloque os polegares embaixo das axilas e os outros dedos para a frente. Respire e observe novamente se suas mãos se afastam e se aproximam na inspiração e na expiração. 

Quando você estiver craque nessas duas práticas, coloque as mãos sobre os ombros e tente sentir a respiração. É bem mais difícil, mas com a prática você conseguirá.

 

Além dos problemas de postura no computador, há um problema ainda maior que o uso não muito correto dos olhos. Ficamos horas e horas olhando o monitor, com os olhos fixos, quase sem piscar e olhando sempre na mesma distância, coisa de 50 cm, pouco mais, pouco menos. E aí parece que nosso cérebro pensa mais ou menos assim: bem, esse meu dono só precisa enxergar nessa distância. Pronto, logo, logo surge a miopia (você sabe que pesquisa realiza em vários países da Europa mostrou que 75% dos jovens de 18 anos já têm miopia? E a causa provável é o uso excessivo do computador, da TV, dos videogames...)

 

Então, aí vão dois exercícios bem simples para conservar a saúde de seus olhos, e até melhorá-la: desvie o olhar do monitor com muita frequência e olhe para a parede ao seu lado, para cima, para uma janela, ou seja, olhe para uma distância bem maior do que os 50 cm. E a cada hora vá para a janela ou para a rua e olhe uns 5 minutos para bem longe (se a paisagem for bonita, melhor. Se forem só os prédios sem graça das grandes cidades, olhe para o céu, contorne uma nuvem com o olhar e depois outra e outra...). Fácil, não é? Mas isso é ótimo para os seus olhos.

 

Outro exercício: a cada hora e pouco, pare, levante-se, alongue o corpo da forma que você gostar mais, apoiado na cadeira leve a perna para trás e segure o peito do pé, ou do sapato, até encostar na nádega e fique uns 30 segundos. E depois faça o mesmo com a outra perna.

Na mesa do computador ou outra ao seu lado, sente-se novamente, esfreque as mãos e coloque-as sobre os olhos, com os dedos sobre a testa e a parte de baixo das mãos apoiadas nas maçãs do rosto, para não encostar os dedos nos olhos e fique assim uns 3 ou 4 minutos. Seus olhos vão relaxar bastante, e seu corpo todo também, porque quando nossos olhos relaxam o corpo inteiro relaxa.

 

 

FONTE:Roberto Inácio é jornalista (há 46 anos), foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário