1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Numerologia da Sorte: Mitos e verdades sobre o número 13

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Muito se atribui ao número 13, injustamente, no que diz respeito à responsabilidade por acidentes e catástrofes. Algumas vezes ele é encontrado no meio de acontecimentos fatídicos, mas também não faltam exemplos que demonstrem o aspecto positivo do número.

Outrora, na Provença, o Natal era festejado com treze sobremesas; na Romênia, com treze pratos de peixe.

Foram os treze primeiros Estados Unidos da América, que tomaram a iniciativa histórica de uma "Declaração dos Direitos do Homem". A primeira bandeira dos Estados Unidos tinha treze estrelas e treze listas vermelhas e brancas.

No Concílio Vaticano II, o famoso Schéma XIII foi considerado um dos documentos determinantes, que marcou, no que concerne aos debates e à entrada da Igreja em uma nova era, "a passagem para um outro plano".

Isto porque o número13 sugere a morte da matéria e o nascimento do espírito: a passagem para um plano superior de existência. O número treze representa a transformação. O treze reduzido ao quatro (1 + 3 = 4), numa oitava superior, mostra um trabalho evolutivo. Tem sido temido como o número da morte, como é representado no Tarô, e, de fato, a representa, mas não no sentido comum, físico. A morte é uma simples alteração, necessária para um início inspirador, uma nova tomada de consciência. Quando nascemos nesta vida, morremos num outro nível de existência. Quando nos formamos, morremos como estudante e nascemos como profissional. No casamento, cada um morre como entidade isolada para renascer como dupla. Transformação é a palavra-chave do treze.

Havia doze discípulos, e Jesus era o décimo terceiro, por isso alguns consideram de mau augúrio treze pessoas à mesa. Esquecem, no entanto, que a se acreditar nas Escrituras, a morte de Jesus foi seguida da Ressurreição. Há doze signos do zodíaco, com o Sol no centro. O número 13 é sagrado, assim como quaisquer de seus múltiplos. Identifica um iniciado ou alguém que renasceu através dos poderes mentais da transmutação. O número 13 é preservado nas medidas da Grande Pirâmide.

Astrologicamente, a carta treze do Tarô, a Morte, é vista por alguns como regida por Escorpião, que governa os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transformação. Outros atribuem-lhe os planetas Urano e Saturno. É a foice que, ao cortar os testículos de Urano, fertilizou o mundo com vida avassaladora. É a imparcialidade fria, violenta e visceral de Urano, em conflito com a severidade e persistência de Saturno.

Representa um momento e não um processo. É o ponto entre o antes e o depois, o momento exato do corte e da transformação. Nos passos da iniciação, é a morte do ego dando lugar a um outro ser. Destrói-se a personalidade para recriá-la sob um novo aspecto: a comunhão com o ego universal. A morte é um mistério que todos nascemos compreendendo, mas que precisamos aprender a aceitar naturalmente.

A expansão (3) da força vital original (1) produz, com o passar do tempo, a forma (4), a Terra. E, o número treze, nos ensina que a morte deve ser entendida, não temida. O 13 se reduz ao 4, o número da Terra. A Bíblia nos diz que somos o sal da Terra.

Acima de tudo, o treze é capaz de provocar mudanças pacíficas, que poderão melhorar os padrões de vida do mundo. Os cortes são necessários para que se possa colher os frutos maduros.

Segundo as formas tradicionais que regulam o esoterismo do número, escreveu Hades, o doze representa o ciclo completo, não podendo ser transmutado senão por uma contribuição exterior, tendo uma mudança de princípio determinado originalmente o ciclo. Eis porque o 13, isto é, 12 + 1, sugere tradicionalmente a morte e um novo período na evolução cíclica.

A décima terceira letra do alfabeto hebraico, mem, tem como valor numérico 40. Quarenta está ligado à purificação: o povo judeu errou quarenta anos no deserto (Êxodo), Jesus jejuou quarenta dias, a Quaresma dura quarenta dias (e termina com a Ressurreição). Treze e quarenta estão ligados nessa noção de "morte a si mesmo" e de "renascimento espiritual". Treze, 1 + 3 =4. Quarenta, 4 + 0 = 4. Quatro é o ressurgimento para uma nova vida, a concretização e a matéria.

Os astecas acreditavam em treze céus e sua semana tinha treze dias. E o calendário maia, também chamado Calendário do Novo Tempo ou Calendário da Paz, é composto por treze luas, cada uma de vinte e oito dias.
Há ainda a expressão "dúzia de treze" que, quer se trate ou não de um artifício publicitário, não designa a dádiva, vestígio de um antigo costume que assinala a novidade e a gratuidade do treze? E que dizer do décimo terceiro salário?

Norma Estrella é numeróloga
E-mail: rossana@infolink.com.br

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • #1 fabio mariano
    27/06/2011 21:58

    venho por meio deste porque o 13 me segue e muito anos eu comecei num emprego q era sexta feira 13 fui mandado embora no dia 1 de abril meu pai morreu no dia 13/01/2010 entrei numa empresa dia 13/04/2010 e sai dia 13/06/2011 isto tem há ver alguma coisa, pois eu acho q tem alguma coisa muito em comun só nao sei onde m ajude c puder a resolver este problema

  • #2 CRDonato
    14/11/2011 15:48

    Olá. Desde a minha infância tenho tido muitas coincidências com o numero 13. A partir do momento que percebi a representatividade desse numero na minha vida comecei a registrar as ocasiões porém nunca consegui saber o real motivo desses eventos. Vou mencionar algumas situações: data do meu nasc. 13/11/77 as 13 h, a soma das letras do meu nome + sobrenome = 13 ( claudio donato ), do meu pai = 13 ( oswaldo donato ), finalizei o 1º colegial 3m 85 ( 8+5=13) e o 2º em 94 ( 9+4=13), a soma dos 3 carros que eu ja tive a soma correspondia ao numero 13, na última empresa que eu trabalhei o meu ramal era 1311 e o cep era 01311-000 ( av paulista ), e por a vai. Gostaria de saber se existe algum significado para esses eventos. Obrigado.

  • #3 Kaian s. antunes
    22/11/2011 23:51

    Venho percebendo a aparição do numero 13 desde o inicio do ano e esse texto bateu com alguns fatos que aconteceu na minha vida, exemplo que me aconteceu é que eu andava mau e em um certo dia me sentia forte , com pensamentos de crescimento e sucesso, fui para igreja e lá fiz novos amigos , quando cheguei em casa me espantei quando vi que era dia 13.

  • #4 ANA CHEILA MENDES DE OLIVEIRA
    24/01/2012 10:23

    Olá , eu nasci no dia 13 de maio de 1987, tudo que faço em minha vida dificilmente dá certo. Será que esta data representa azar em minha vida? Gostaria que vocês mim ajudassem a chegar em alguma conclusão, o treze representa sorte ou azar? quero saber lidar mais com esse número no meu cotidiano. Um abraço! Cheila

Deixe seu comentário