1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Garanta uma cor bonita no verão: Pigmentação natural dos alimentos ajuda na hora do bronze

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Nesta época de verão, as pessoas costumam se preocupar ainda mais com o visual. É importante ter cuidado para que a exposição excessiva ao sol não traga prejuízos à pele. Com medidas simples e uma alimentação adequada é possível tomar sol e adquirir uma bela cor, sem prejudicar a saúde.

Pensando nisso, a nutricionista da Rede Mundo Verde, Thais Souza, dá dicas sobre como utilizar a alimentação para conseguir e manter a cor do verão.

Segundo Thais, com uma alimentação colorida e variada, enriquecida com alimentos fonte de carotenóides, é possível cuidar da saúde e ganhar um belo bronzeado. O consumo de alimentos ricos em betacaroteno auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor, pois a vitamina A está ligada à produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele quando exposta à luz solar.

“O betacaroteno é o mais importante e mais abundante carotenóide presente na natureza, é um pigmento cuja cor varia do amarelo ao vermelho. Pode ser encontrado em cápsulas e está presente na abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e em menor quantidade em vegetais folhosos verdes escuros como couve, brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros”, explica.

Além do betacaroteno, outros alimentos que também devem ser incluídos na alimentação são aqueles fontes de licopeno e ômega 3.

“O licopeno possui atividade antioxidante e desenvolve um papel fundamental na defesa contra o estresse oxidativo no corpo humano, o que contribui para a proteção da pele. Alimentos fontes dessa substância são: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno. Semente de linhaça, quinua e nozes, são alimentos que contêm esse óleo”, diz a nutricionista da Rede Mundo Verde.

É bom lembrar que, para garantir a eficácia do efeito no bronzeado, o consumo de betacaroteno deve ser freqüente e na medida certa, porque somente um dia de consumo não será suficiente para obter os seus benefícios. Porém, se consumido em excesso, o betacaroteno pode provocar problemas em pessoas sensíveis, deixando as palmas das mãos e a barriga amareladas.

Para garantir um bronzeado bonito e saudável é importante adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, e cereais integrais que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Devem-se evitar frituras e alimentos gordurosos, guloseimas e doces ricos em açúcares, pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes, explica Thaís.

Fonte: Alô Nutricionista

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário