1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Contra enxaqueca: Alimentos que te ajudam a evitar esse mal

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

As enxaquecas são dores de cabeça periódicas que começam, normalmente em um dos lados da cabeça, acompanhadas geralmente de outros sintomas como náusea, vômito e visão distorcida, chegando a incapacitar ao trabalho, ou perturbar nosso sono.

O que muitas pessoas não sabem é que as dores de cabeça podem estar direta ou indiretamente relacionadas, entre outros fatores, com a alimentação. Os alimentos podem contribuir tanto para amenizar as dores de cabeça como também para o surgimento dela. “As dores de cabeça quando permanecem constantes devem ser consultadas por um médico, mas adquirir bons hábitos alimentares é essencial para a manutenção da saúde”, afirma o médico e ortomolecular Clement Hajian.

Os alimentos que podem desencadear a enxaqueca são: doces (açúcar refinado), álcool, adoçantes, glutamato monossódico (temperos prontos), nitritos (alimentos embutidos e enlatados), cafeína (café, chá mate, guaraná, cacau e chocolate), alimentos que contém tiramina (queijos, chocolates, carnes em conservas, salsicha, dentre outros) e adoçantes que contenham aspartame.

Existem também os alimentos que podem contribuir para aliviar a enxaqueca, o médico Clement Hajian elaborou uma lista:

Beba Água e cuidado com o Sol: A desidratação é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da enxaqueca. Os tecidos que rodeiam o cérebro são compostos principalmente de água. Quando perdem líquidos, encolhem, provocando irritação e dor. O ideal é ingerir entre um e dois litros de água diariamente.

Triptofano- Ajuda a liberar serotonina que promove bem-estar. São fontes: banana, erva-cidreira, maracujá, pão integral, arroz integral, feijão e granola.

Orégano, cravo, canela e gengibre: Esses alimentos podem inibir a produção de histamina e prostaglandina responsáveis por inflamações e dores. Mas cuidado! Energeticamente estes condimentos tem ação Yang, segundo a Medicina Tradicional Chinesa e muitas vezes podem agravar ou desencadear enxaquecas!!!!

Azeite: O azeite, monoinsaturado, só deve ser ingerido virgem e sem passar pelo processo de cozimento, para não perder suas propriedades benéficas.

Pimentas: A substância responsável pelo ardor dessas plantinhas é capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. Esse processo químico causa uma sensação de bem-estar no cérebro, mas cuidado, pois pela mesma razão dos outros condimentos, energeticamente as pimentas tem ação Yang e muitas vezes podem agravar ou desencadear enxaquecas.

Peixes: São fonte de ômega-3, um óleo com propriedades anti-inflamatórias, mas cuidado com o tipo e a procedência, pois muitos peixes podem estar contaminados.

Ao comer: Coma com moderação, evite “empurrar os alimentos com líquidos”, tome líquidos até meia hora antes, ou 2 horas após as refeições. Se comer a mais, procure fazer exercícios leve a moderado, como uma caminhada

PARA SOLUCIONAR AS ENXAQUECAS:

A Medicina Tradicional Chinesa deixa claro que nas enxaquecas há a participação da Vesícula Biliar, Fígado, Rins, entre órgãos e de energias perversas como vento-calor e outros fatores. Já pela análise molecular, podemos confirmar a presença de metais tóxicos, que podem levar às enxaquecas.  Pela homeopatia, os fatores constitucionais são analisados, minimizando quais que podem desencadear as enxaquecas.

Portanto, somente com um diagnóstico e tratamento corretos, podemos ter a melhor solução para cada caso.


Fonte: Clement Hajian médico fitoterapeuta, acupunturista, homeopata e ortomolecular.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • #1 m
    06/12/2011 15:25

    gosto muito de consultar o tarot e horoscopo e outros

Deixe seu comentário