1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Chegou a menopausa: Um processo assustador para as mulheres, só basta atenção e cuidados.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

A menopausa normalmente assusta as mulheres. Caracterizada por um processo natural que sinaliza o final do período fértil, os ovários param de funcionar e conseqüentemente deixam de produzir os hormônios progesterona e estrógeno que refletem em inúmeras modificações funcionais trazendo sintomas muitas vezes desagradáveis (depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade entre outros).

Mas não é preciso se assustar com ela. É necessário se cuidar para que o corpo esteja sempre bem nutrido e adequado e desta forma mantenha o bom funcionamento e o bem estar.
Mais uma vez está a alimentação diretamente relacionada. A alimentação adequada com nutrientes importantes mantem o organismo completo e bem funcionante revertendo todo e qualquer sintoma desagradável relacionado ao déficit de estrógeno e progesterona.
Muitos nutrientes auxiliam a melhora e na manutenção de nveis satisfatórios deste hormônios no organismo.

Primeiro é preciso entender o que acontece quando diminui a produção dos hormonos femininos. Há um aumento na deposição de gordura favorecendo o acúmulo de gordura abdominal e ganho de peso, conseqüentemente o risco de doenças cardiovasculares eleva. Diminui-se a captação e absorção de cálcio favorecendo a osteoporose. Também ocorre a diminuição de massa magra (músculo) e do colágeno refletindo na elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos.

Diante disso temos que preparar o nosso corpo e oferecer a ele nutrientes que contribuam para a manutenção e estabilidade dos níveis desses hormônios bem como nutrientes que reflitam na prevenção destas situações como gordura, baixa de colágeno, osteoporose e cardiopatias.

Então descrevo alguns ALIMENTOS que considero essenciais nesta fase da vida:

- Hidratação: Ingira muita água, ela é necessária e indispensável a toda e qualquer reação química dentro do corpo.

- Semente de linhaça dourada e gergelim: Inteiros e triturados oferecem lignanas que são substancias relacionadas à reposição dos níveis de hormônios que tendem a reduzir nesta fase. Também rica em Omega 3 protegendo coração e artérias que ficam mais sensibilizados.

- Maçã, cebola, brócolis: Vegetais ricos em um nutriente chamado quercetina que melhora a eliminação dos radicais livres e potencializa o funcionamento hepático, eliminando toxinas do organismo. Além disso, por melhora no processamento hepático, normaliza lipoproteínas (LDL-colesterol), refletindo na proteção cardiovascular.

- Aveia e Sardinha: São alimentos ricos em Coenzima Q10 que é um antioxidante e está envolvido com o processo de produção energética na mitocôndria. A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e textura da pele. - Soja (Tofu e Misso): é fonte de Isoflavona que é uma substância semelhante aos estrogênios, que além de diminuir as ondas de calor, aumenta a densidade óssea e retarda a osteoporose.

- Ervilhas, repolho, alface, uva passa, maçãs e ameixa: Ricos no nutriente Boro que tem papel indispensável em várias reações químicas sendo bastante associado a proteção óssea e articulações.

- Chá Branco : efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas. Aumenta também o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral.

- Chá de Vitex Agnus Castus: é um fitoterápico envolvido na irregularidade menstrual e seus sintomas, que ocorrem principalmente no início da menopausa.
- Chá Angélica sinensis: tem ação de fitoestrógeno e regula as irregularidades menstruais, diminuindo os sintomas da menopausa. Além disso, aumenta o sistema energético, melhorando fadiga e controle de peso.

- Outros alimentos importantes: amêndoas, castanhas, couve, azeite de oliva, damasco, feijão branco, grão de bico, feijão fradinho, semente de abobora.

Além de atentar a todos estes alimentos e chás, ainda é importante o fracionamento das refeições que devem ser moderadas, o consumo diário de variedades de frutas e vegetais e a moderação de açúcar, farinha branca, fritura e álcool.

Siga estas dicas e sinta-se muito bem!


Fonte: Debora Sorgi, nutricionista

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • #1 beth carrijo
    18/10/2011 11:06

    tdo sobre a menopausa

  • #2 Monica Costa
    18/10/2011 11:15

    Discordo do título, não considero a menopausa um processo assustador, talvez há décadas , mas não hoje em dia. Há inúmeros tratamentos alternativos que favorecem a mulher nessse período, não só a alimentação, mas também exercícios físicos e atividades que lhe tragam prazer!!

  • #3 LEILA REGINA
    18/10/2011 11:17

    Excelente o conteúdo desta matéira. De forma clara e objetiva fornece todas as informações necessárias para enfrentar de cabeça erguida esta fase da vida em alto estilo. Vamos lá gente... nada de desespero. Vamos nos adptar as mundaças naturais de forma natural. Só seguir as dicas com precisão e alegria no coração. Muito obrigada pela informações maravilhosas.

  • #4 sônia
    18/10/2011 11:17

    É bom se previnir

Deixe seu comentário