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Coma bem durante o inverno sem ganhar peso: A estação mais fria do ano pede cuidados com a alimentação

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No inverno temos uma vontade exagerada de comer e o nosso corpo pede comidas quentes e cremosas. Por isso, todo o cuidado é pouco! Atenção para não cair em tentações que podem comprometer a nossa rotina saudável e até mesmo a nossa saúde.

A nutricionista  Aline Garrido, do SPA Med Sorocaba Campus, explica o motivo da nossa irregularidade comportamental nessa estação. ''O inverno combina com comida e não é à toa que o apetite aumenta nos dias frios. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo tem um aumento do gasto energético, por isso sentimos mais fome, ou aquela vontade de comer mais'' diz.

Segundo a especialista, no frio as pessoas sentem mais necessidade de ingerir alimentos quentes e cremosos, o que acaba gerando ganho de peso. Ela ensina o que devemos evitar e como devemos substituir os alimentos gordurosos. ''Evite consumir alimentos como chocolate quente, fondue ou pratos preparados com creme de leite. Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que ''esquentam'' e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Quanto à vontade de doces, consuma frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria'', sugere.

Uma boa opção para nos aquecer na estação, e que ainda pode ser muito saborosa é a sopa. Mas a profissional alerta para os ingredientes que normalmente podem ser utilizados para incrementar o alimento. ''A  sopa é uma ótima opção, pois consumida quentinha, consegue nos proporcionar saciedade. Porém, temos que tomar cuidado, pois nem todas as sopas contêm menos calorias. Evite as que são feitas à base de batata, mandioca e mandioquinha, pois apresentam maior quantidade de calorias. Evite também alguns tipos de acompanhamentos como pão, torrada e queijos'', completa Aline.

Para finalizar, ela aconselha a substituição desses ingredientes ricos em gordura por vegetais. ''Dê preferência por sopas à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Eles substituem muito bem a salada, pois são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém, pouco consumidas no inverno''.

 
Vale a pena tentar!

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