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Combata TPM com a ajuda dos alimentos: Diminua os sintomas comendo bem

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Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso e alterações no humor. Todos esse sintomas estão associados a terrível TPM. Se todos os meses você sofre por esse mal, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.
A médica ortomolecular e nutróloga Liliane Oppermann dá dicas de alimentos que ajudam a combater a TPM.

Melancia: Está fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.


Nozes e castanhas: Ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase.


Leite e derivados: Ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!


Grãos: Ervilha, lentilha e feijões também aliviam os sintomas da TPM devido ao alto teor de carboidratos complexos e proteínas, além disso, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade. A soja também é excelente, pois é fonte de estrogênio vegetal e alivia os sintomas.


Hortaliças verdes e laranjas: Couve, mostarda, brócolis, cenoura, pimentão, abóbora ajudam a reduzir s hipoglicemia e a regular o sangramento menstrual intenso, além da acne pré-menstrual.


Alimentos integrais: Arroz integral, pão e cereais são ricos em vitamina B6, combatem o enjôo e a retenção de líquidos, além de colaborar com o bom funcionamento do intestino.


 Reduza a ingestão de cafeína, chocolates e alguns refrigerantes, pois a cafeína presente neles aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. E o chocolate, além de ser calórico, retém líquido, afirma a médica Liliane Oppermann.
É importante controlar a ingestão de sal e de alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, refrigerantes, temperos prontos e caldos de carne. Evite também as bebidas alcoólicas, pois geralmente provocam dores de cabeça, depressão e fadiga. Lembrando que a prática de exercícios físicos também colabora com o controle dos sintomas na TPM.

Fonte: Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomoleculat

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