1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Como preparar o jardim: Cinco dicas fáceis e rápidas

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

O inverno está chegando e, com ele, dias gelados, que prejudicam a beleza e vitalidade dos jardins. Esse é o momento certo para usar seus equipamentos de jardinagem! Chegou a época de preparar o gramado, os canteiros e as áreas verdes da sua casa para a próxima temporada. Aqui estão cinco passos simples que transformarão sua área externa em um belo jardim:

1-   Limpar, soprar e rastelar


Outono e inverno tendem a espalhar um monte de folhas, galhos, pinhas e outros detritos. O primeiro passo é limpar todos esses restos, para, acima de tudo, dar aos gramados e aos canteiros uma chance de respirarem. A folha ocasional não constitui um perigo, mas pilhas ou camadas de folhas podem prejudicar a aeração da grama ou até fazê-la se decompor. Use um soprador de folhas ou um rastelo.

Folhas e todos os demais detritos orgânicos são excelentes complementos para um composto que poderá restituir ao jardim como um impulso de energia biológica.


2-   Limpar as ervas daninhas e arejar o solo

É preciso livrar-se de todas as ervas daninhas o mais cedo possível, antes que o sol irradie energia e elas comecem a crescer. Também não se esqueça de cortar as folhas secas e as gramas altas que desequilibram o seu jardim. Fique atento para não prejudicar os caules das plantas que você manter quando estiver trabalhando com eles. Isso pode danificar suas raízes.

Além disso, o solo tem de estar descompactado, o que possibilita ao oxigênio atingir as raízes das plantas e, ao mesmo tempo, dar uma melhor aparência ao canteiro. Nos espaços menores você conseguirá esse resultado com ferramentas manuais, mas, caso esteja trabalhando com áreas maiores, um cultivador rotativo é a melhor opção.



3-   Podar as árvores


Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. A poda deve ser realizada durante a primavera, mas tome cuidado para não fazê-la muito cedo, pois as incisões podem secar, caso a temperatura caia. Use ferramentas apropriadas para obter um bom resultado e realizar com mais facilidade o trabalho.

Uma árvore frutífera é podada em cinco etapas:

1. Retire os ramos mortos (às vezes isso pode ser a única coisa que você tem de fazer);

2. Remova os ramos do cruzamento, ou seja, os galhos que encostam uns nos outros;

3. Remova caules e ramos que apontam para cima em linha reta;

4. Remova todos os ramos apontando para dentro, para o tronco da árvore;

5. Se necessário, deixe a árvore menos espessa.


4-   Aparar as cercas-vivas

A forma de obter uma boa cobertura para as cercas vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser, preferencialmente, cortada durante o inverno ou início da primavera.



5-   Cortar o gramado

O gramado precisa de tempo para se recuperar após o inverno. Lembre-se de não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Com uma altura de grama de 5 a 9 cm, você terá um gramado padrão e com uma bonita aparência.

Outro truque para conseguir um espaço com aparência saudável é escarificá-lo, ou seja, revolver superficialmente o solo para propiciar melhor germinação. Isto deve ser feito quando o capim começar a crescer de verdade (depois de cortar 1 ou 2 vezes), mas antes que a terra seque e endureça. A escarificação tem várias vantagens: ela puxa para cima o musgo e os materiais mortos presos nas camadas superficiais, fornecendo oxigênio para as bases. Uma camada da superfície aerada manterá o musgo e cederá para a relva energia necessária para assumir a luta contra musgos e plantas daninhas.



FONTE: Husqvarna, fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário