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Emagrecimento: Mitos e Verdades

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Você já tentou de tudo para emagrecer e não conseguiu? Está cansada de fazer inúmeras dietas que prometem perder peso em pouco tempo, sem ter garantia de resultado? A dermatologista Miriam Sabino esclarece o que é mito e verdade sobre emagrecimento.

Moderadores de apetite funcionam?

Verdade, eles ajudam a emagrecer. Mas esse tipo de medicamento precisa ser receitado por um médico competente e jamais deve ser tomado por iniciativa própria. Muitos remédios usados para diminuir o apetite não são anfetaminas, e sim substâncias que compartilham com a anfetamina apenas o radical fenetilamina, responsável pelo efeito anorético. Nem todo mundo pode usar moderador de apetite: pacientes com ansiedade, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, por exemplo, não devem usar.

Alguns alimentos têm gordura zero?

Mito. Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

Café Emagrece?

Mito. A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto. Pode ser obtido na dose de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.

Comer a noite engorda?

Mito. Não engorda.  A noite o metabolismo é mais lento, por isso a possibilidade de engordar é maior, mas não importa que hora do dia você come, é o quanto você come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

Água quente em jejum queima gordura?

Mito. Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

Sopas realmente ajudam a emagrecer?


Mito. O uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Além disso, há uma tendência ao uso de sopas industrializadas, que podem ser menos nutritivas e ter muitas calorias. Sopas devem ser consumidas ocasionalmente.

É verdade que para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia?

Verdade. Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

Dietas da moda são ótimas para perder peso?


Mito. Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas dietas geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.

 Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

 

Fonte- Dermatologista Miriam Sabino

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