1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Satélites e Patrimônios da Humanidade: Parceiros para entender a mudança climática

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Nos últimos 10 anos, a UNESCO, em parceria com as agências espaciais, instituições de pesquisa e o setor privado, acompanha e avalia os efeitos da mudança climática sobre Patrimônios da Humanidade.

Esta ação criou uma série de painéis que estará em exposição na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 16), em Cancún, no México, até 10 de dezembro, para ser apreciado pelos participantes e moradores.

A mostra expõe uma série de exemplos sobre o uso de observação da Terra a partir do espaço para analisar os efeitos do efeito estufa sobre famosos Patrimônios Mundiais. A exposição foi organizada pela UNESCO, em estreita colaboração com agências espaciais e com a participação notável do Planeta Ação. Os painéis usam exemplos em escala local, regional e global.

Os painéis ilustram a diminuição das geleiras no Monte Everest, o branqueamento de corais na Grande Barreira de Coral e Enchentes em Veneza.

Confira abaixo algumas fotos. Mais informações e imagens estão disponíveis no site da UNESCO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As temperaturas do ar nesta área aumentaram 1 ° C desde 1970, levando a uma diminuição de 30% em neve e cobertura de gelo nos últimos 40 anos. Uma geleira no alto do Monte Everest, localizado a uma altitude de 4.000 m, é agora um lago.

 

 

Veneza tem caído a uma taxa de cerca de 10 centímetros por século, como resultado do sedimentação natural – a elevação do nível de água provocada pela propagação do delta e a compactação dos sedimentos. Mas perdeu um adicional 10 centímetros para 13 centímetros durante o século 20, porque as indústrias vizinhas bombearam águas subterrâneas para fora
dos aquíferos profundos. A combinação dessas ações humanas e as mudanças globais do nível do mar, resultou em um aumento líquido do nível do mar em Veneza. A imagem de satélite mostra que Veneza é altamente vulnerável a qualquer mudança no nível do mar.

 

Fonte: Satellites and World Heritage Sites, Partners to Understand Climate Change, © UNESCO, http://www.unesco.org

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário