RIO DE JANEIRO, 1º de novembro (Tierramérica)* - Agricultores e cooperativistas do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, desenvolveram uma técnica agrícola de baixo consumo de água sem agroquímicos, baseada no plantio de árvores.
O principal fator do projeto Frutos da Agrofloresta, da Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Cooperafloresta, é plantar árvores em meio aos cultivos.
“A sombra das árvores conserva a umidade do solo, reduzindo a necessidade de irrigação, enquanto suas raízes fornecem os nutrientes necessários, dispensando o uso de agroquímicos”, explicou ao Terramérica o presidente da Cooperafloresta, Pedro Oliveira de Souza.
O projeto, que acaba de conseguir patrocínio da Petrobras, busca divulgar os conhecimentos dos agricultores do Vale a todo o país. A técnica é transmitida por meio de cursos práticos nos locais onde é aplicada.
(*) Fonte: Site da Terramérica – Meio Ambiente e Desenvolvimento (notícia veiculada originalmente em Inter Press Service).
Terramérica é a plataforma regional de comunicação para o Desenvolvimento Humano Sustentável e Ambiente mais importante da região. Um projeto conjunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial (BM), com Inter Press Service (IPS) como agência de execução.
#1 GrsbWOIvooBCuaABtv
26/02/2012 09:34
Seu pearzr de compreender o seu blog. Os artigos acima e realmente extraordinario, e eu realmente gostei de ler o seu blog e os pontos que voce expressa. Eu realmente gosto de aparecer de volta mais de uma base comum, posto muito mais dentro do topico. Obrigado por compartilhar continue escrevendo!
© bemzen. Todos os direitos reservados.