1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Emagrecer e engordar: Combata o ’efeito sanfona’

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Dicas para vencer o ‘efeito sanfona’

Superação do ‘efeito sanfona’ requer manutenção dos hábitos obtidos no árduo processo de emagrecimento

Quem emagreceu e voltou a engordar pode estar desanimado e não saber onde errou. Mas, readquirindo bons hábitos, que incluem a adoção de atividades e exercícios físicos, além da reeducação alimentar, certamente reconquistará o corpo dos sonhos. Fisiologista ensina como manter cada conquista

Você finalmente venceu a batalha contra a balança e ficou com um corpo invejável, recebendo muitos elogios. Meses depois, porém, voltou a engordar e viu todo o sacrifício jogado fora. Pois é, foi mais uma vítima do chamado efeito sanfona, que ataca milhares de pessoas que conquistam o emagrecimento, mas depois de algum tempo voltam a engordar e desanimam... “O que ocorre é que muitos acham que chegaram ao patamar ideal e podem relaxar na alimentação e nos exercícios físicos”, comenta Givanildo Holanda Matias, fisiologista e personal trainer, diretor da microfranquia Test Trainer.

Segundo ele, é preciso estar alerta para que o efeito sanfona não seja recorrente em sua vida e cause problemas estéticos – como flacidez e estrias – e, pior, na sua saúde. “Aumento na pressão arterial, diabetes, síndrome metabólica, distúrbios hormonais e problemas ortopédicos são alguns dos muitos transtornos de quem sofre com a variação do peso. Crianças e adultos passam pelo problema e é preciso cuidar-se desde cedo”, alerta o fisiologista.

Matias dá dicas para quem emagreceu e não quer enfrentar o problema. Ele também ensina quem voltou a engordar a ‘entrar na linha’ novamente:

Se você não quer passar pelo efeito sanfona:

- Continue queimando mais calorias do que as consome.

- Mantenha o equilíbrio entre atividade física, exercício físico e dieta. Atividade física é qualquer tipo de movimento corporal voluntário, como caminhada para a escola, tarefas domésticas e no ambiente de trabalho, que eleve o gasto energético do indivíduo acima dos níveis de repouso. Já o exercício físico é todo movimento realizado com planejamento, programação e objetivo específico, como é o caso de natação, musculação, corrida e ginástica, por exemplo.

Você não terá bons resultados se praticar uma hora de exercício físico pela manhã, mas passar o dia todo sentado no escritório. Tente realizar alguma atividade no meio do dia, como uma breve caminhada após o almoço. Também ajuda andar até um ponto de ônibus mais distante, levar o cachorro para passear, varrer a calçada ou dançar.

- Não é porque você emagreceu que pode abusar nos finais de semana. Aquele chopp com pizza pode sim se transformar em quilinhos extras e colocar tudo a perder. Use a lei da compensação: comeu mais em um dia, coma menos e malhe mais em outro.

- Tenha em mente que o exercício físico faz parte da adoção de um estilo de vida saudável e para sempre. Se você parar de se exercitar, além de ganhar peso, perderá saúde.

- Evitar vícios como álcool e fumo, ter sono regular e momentos agradáveis de lazer contribui muito para alcançar sucesso em qualquer plano de perda ou manutenção de peso.

- Mantenha o programa alimentar e físico por pelo menos seis meses – tempo adequado à adaptação do organismo ao novo peso. Tendo atingido o peso ideal, saia de vez em quando da dieta – coma aquele doce desejado ou descanse um dia na semana.

Fique atento, porém, a ganhos mínimos de peso e não se deixe levar pela gula – “é só mais uma barrinha” – ou pela preguiça. Atenha-se à matemática do equilíbrio entre a ingestão e o gasto de calorias.

Para quem quer emagrecer e permanecer magro:

- Se você conseguiu emagrecer uma vez, o que o fez engordar? Mapeie cada passo e siga o caminho inverso!
 
- Está na hora de readquirir os hábitos que o fizeram emagrecer: a reeducação alimentar e a adoção de exercícios físicos devem ser adotados aos poucos.

- A busca pelo corpo perfeito deve incluir a mudança – eliminação, se necessário – do agente causador do aumento de peso. Correr para a academia no verão para tirar o atraso dos abusos do inverno, quando se come mais e se exercita menos que o habitual, é uma atitude de eficiência zero. Quando outro inverno chegar, volta o círculo vicioso.

- O aumento de peso não é rápido, e assim também não pode ser sua eliminação. Se uma pessoa ganha 15 quilos em dois anos, por exemplo, não pode querer perdê-los em apenas três meses. O organismo e o corpo como um todo trabalham de acordo com o peso da pessoa. Quando ele muda em pouco tempo, o metabolismo demora para se adaptar.

- A vida familiar pode ser um grande causador do efeito sanfona. Ajude seu filho, marido, irmão, pai ou qualquer outro membro praticando a alimentação balanceada e a reeducação alimentar com ele. Todos têm a ganhar com isso.

- Dificilmente o indivíduo consegue, sozinho, aumentar o nível de atividade física cotidiana e promover reeducação alimentar. O ideal é consultar um profissional de Educação Física e um Nutricionista para acabar de vez com o efeito sanfona.

- Quem não pratica exercícios deve passar por uma avaliação física e cardiovascular e começar a frequentar uma academia três vezes por semana, seguindo um programa dinâmico e diversificado de exercícios (atividade aeróbia e exercícios localizados com sobrecarga, de preferência em circuitos de cinco minutos). Outra sugestão é começar a caminhar após o almoço duas vezes por semana.

- Mude os hábitos progressivamente até abranger a semana toda. Abusos nos finais de semana podem pôr tudo a perder. Mudanças graduais também exigem um certo sacrifício no início – menor do que quando radicais –, mas com o tempo se incorporam ao cotidiano e o organismo terá mais facilidade de adaptação.

- Evite a falta de tempo como desculpa para não se exercitar. Se preciso, acorde mais cedo ou durma mais tarde, sem, porém, prejudicar a qualidade do sono.

- Não comece a praticar corrida se você não tem o hábito e nem o interesse. Procure atividades que o agradem: caminhada, natação, bicicleta. Resgate hábitos esquecidos e lúdicos, como brincar com as crianças e sair para dançar;

- Deixe o carro em casa e evite o ônibus para percursos pouco extensos. O corpo e a mente agradecerão, pois será possível observar melhor os arredores e exercitar a criatividade e a clareza de ideias.

Lembre-se, procure um médico e realize um check-up para avaliar se está apto a praticar exercícios físicos. O profissional também poderá indicar quais modalidades são mais adequadas para a sua atual

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • #1 ana cristina
    19/11/2010 12:35

    gostei de tudo sobre emagrecer.

  • #2 roseli
    06/04/2011 18:58

    como alimentos saudaveis frutas e legumes e mesmo assim não estou emagrecendo sera porque

Deixe seu comentário



  1. Coronavírus Como reforçar seu sistema imunológico para...
  2. Coronavírus Como preparar álcool gel caseiro
  3. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre os dias 16 e 22 de...
  4. Yoga em casa Dicas e posições para aliviar o estresse na...
  5. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre 23 e 31 de março
  6. Númerologia do 7 Saímos na vibração do número 7, de...
  7. Horóscopo Mensal de Abril As previsões de Titi Vidal para o seu signo
  8. Horóscopo do Bebê Como escolher o signo do seu nenem?
  9. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre os dias 1 e 10 de...
  10. Númerologia do mês de abril Previsões - a energia do número 8, época de...
  1. Horóscopo Mensal de Abril As previsões de Titi Vidal para o seu signo
  2. Númerologia do mês de abril Previsões - a energia do número 8, época de...
  3. Horóscopo do Bebê Como escolher o signo do seu nenem?
  4. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre os dias 1 e 10 de...
  5. Númerologia do 7 Saímos na vibração do número 7, de...
  6. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre 23 e 31 de março
  7. Yoga em casa Dicas e posições para aliviar o estresse na...
  8. Horóscopo dos Aniversariantes de hoje do Bemzen O Astral dos nascidos entre os dias 16 e 22 de...
  9. Coronavírus Como reforçar seu sistema imunológico para...
  10. Coronavírus Como preparar álcool gel caseiro
  1. Númerologia do mês de abril Previsões - a energia do número 8, época de...