1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


‘Um dia sobre a Terra’: Documentário produzido pelo mundo

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Um documentário produzido pelo mundo inteiro

As iniciativas participativas que contam com os cidadãos e os internautas para mostrar o estado do mundo parecem estar com o vento em popa recentemente, muitas vezes relacionadas com a ecologia ou com o desenvolvimento sustentável e apoiadas por várias ONGs.

Depois do projeto “Life In A Day”, do YouTube e de Ridley Scott, depois da iniciativa do “Open Planet Ideas” da Sony, surge o “One Day On Earth”, “um documentário e um projeto de novas mídias que retrata a incrível diversidade de conflitos, de tragédias e de triunfos que ocorrem durante um período de 24 horas na Terra”. O objetivo é “entender melhor a vida que existe sobre o nosso planeta”, afirmam os organizadores.

No dia 10 de outubro (ou 10:10:10), cada habitante da Terra tem 24 horas para filmar um vídeo sobre o tema de sua escolha, focando em seu ambiente, sua vida, a de seus vizinhos, ou do seu gato, cidade, natureza, local de trabalho, enfim, tudo o que se quiser. Em todo o mundo, produtores de documentários, estudantes e cidadãos inspirados irão gravar a história da experiência e do esforço humanos em um período de 24 horas.

O projeto, apoiado dentre outros pela WWF, pela Human Rights Watch e pelo Vimeo [site de compartilhamento de vídeos], consiste em produzir um documentário de duas horas que irá ao ar em 2011, naquilo que os organizadores chamam de “o maior evento midiático participativo da história”.

Os conceitos-chave envolvidos no projeto são:
* Compartilhar: o mundo pessoal com o mundo em geral.
* Criar: explorar um conceito visual ou um sujeito fotográfico que seja inspirador.
* Aprender: estudar um tema ou um assunto sobre o qual se queira aprender mais
* Mudar: expor um assunto que afete a comunidade mundial.


Mais de 150 países já estão participando. Com um pouco de tempo, de inspiração e uma câmera (até mesmo a do seu celular), os interessados podem se inscrever e participar da comunidade 10:10:10, que já conta com milhares de membros, reunidos no site que também funciona como rede social.


Com a participação de interessados do mundo inteiro, está sendo criado, assim, o primeiro filme realmente de alcance mundial, no qual cada contribuição poderá ser reconhecida em público, em um fórum aberto. Quanto maior for a qualidade e a quantidade dos colaboradores, maior será o impacto que o documentário final terá, defendem os organizadores. Um impacto, desde já, sobre a arte, a beleza e a diversidade da vida no mundo.


Confira abaixo  o vídeo explicativo.

 

Fonte: EcoDebate – Cidadania e Meio Ambiente (08/10/2010). Notícia publicada pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário