1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes


Alimentação saudável e sustentável : Confira duas receitas especiais para as crianças

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Por Camila Kneip, nutricionista da ONG Banco de Alimentos

A infância é o período no qual nossos hábitos estão sendo formados; uma fase em que a adequação nutricional é essencial e tem estreita relação com o crescimento e o desenvolvimento infantil. Exatamente por essa disponibilidade infantil de aprender – e por sabermos que o ambiente familiar é um espaço que influencia diretamente a formação de valores, hábitos e estilos de vida –, a consciência moral e a criação de uma cultura sustentável devem ser inseridas pelos pais no cotidiano da criança o quanto antes. Nesse contexto, os pais devem incluir nesse aprendizado conceitos como alimentação saudável e sustentável; hábitos cultivados na infância e que podem permear a vida adulta.

E qual a melhor estratégia para enraizar tais hábitos? A resposta é muito simples… brincando! A cozinha é um espaço que proporciona esse ensinamento por meio do lúdico e do onírico. A brincadeira culinária e gastronômica abre espaço para trabalhar questões como o preconceito e a aceitação plena do alimento, ou seja, práticas de aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício. Pensando nisso, a ONG Banco de Alimentos sugere receitas infantis que têm por ingredientes folhas, cascas e talos de legumes e verduras, partes que normalmente vão para o lixo por total desconhecimento dos pais.

Confira abaixo duas receitas saudáveis, sustentáveis e divertidas – cheeseburguer saudável e brigadeiro de casca de banana – para “aprontar” com os pequenos na cozinha e celebrar o Dia das Crianças em alto estilo!

Receitas elaboradas por Aline Rissatto Teixeira, nutricionista e gastróloga da ONG Banco de Alimentos

Cheeseburguer Saudável

Ingredientes: dois ovos; duas colheres de sopa de óleo; meio maço de talos de beterraba; meia xícara de chá de leite; seis colheres de sopa de farinha de trigo; uma colher de sopa de salsinha; uma colher de café de fermento; meia cebola; dois dentes de alho; sal a gosto; seis fatias de queijo prato; seis unidades de pão de hambúrguer; seis folhas de alface; e um tomate fatiado. Mostarda, ketchup e maionese de leite são opcionais.

Passo1
Lave  as folhas de alface (individualmente e em água corrente), o tomate e as ramas de beterraba. Deixe de molho em uma solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções da embalagem.

Dica: Deixe a criança participar ativamente desse passo, pois é importante que  saiba a importância da higiene dos alimentos. Além disso, deixe-a ter contato com os alimentos: tocar, cheirar, perceber fisicamente como o alimento é por inteiro – isso fará com que tenha mais facilidade e curiosidade em consumi-los.

Passo 2
Corte o tomate em rodelas e reserve com a alface; pique bem fininho as ramas de beterraba.

Atenção!
Não deixe que as crianças utilizem facas ou objetos cortantes. É importante que  saibam sobre os perigos que a cozinha pode oferecer.

Passo 3
Coloque os ramos picados em uma tigela, misturando com os demais ingredientes (exceto os pães, o queijo, a alface e o tomate);

Dica: A criança pode mexer nos ingredientes com calma, observando como se misturam. É nessa fase que se deve, literalmente, colocar a mão na massa!

Passo 4
Com um pouco óleo, unte uma frigideira antiaderente; aqueça e frite algumas colheradas a massa, achatando no formato de hambúrguer. Vire a massa para fritar do outro lado.

Atenção!   
Essa fase deve ser realizada integralmente por um adulto. As crianças podem observar, porém, devem estar cientes de que o fogão representa um perigo e que não pode ser usado sem supervisão de um adulto.

Passo 5
Monte o sanduíche, colocando o queijo sobre o bife de hambúrguer ainda quente; o objetivo é derreter o queijo. Acrescente a folha de alface e as rodelas de tomate.

Atenção!
Neste momento, a criança deve utilizar toda a criatividade para montar os lanches. O uso de carinhas e desenhos feitos com os alimentos podem ser uma forma lúdica de incentivar as crianças a consumir frutas, legumes e verduras.

Ideia:
Use os talos da beterraba! Além incentivar a criança a não desperdiçar os alimentos, ainda agrega valor nutricional à receita. O talo é rico em fibras – que ajudam no funcionamento do intestino – e em cálcio, que favorece a saúde de dentes e ossos.

Rendimento: 6 porções.


Brigadeiro de casca de banana

Foto: Rogério Albuquerque

Ingredientes: uma lata de leite condensado; uma  colher de sopa de manteiga sem sal; quatro colheres de sopa de chocolate em pó; casca de três bananas picadinha; uma colher de sopa de farinha de trigo; chocolate granulado a gosto.

Passo 1
Higienize as cascas de banana em solução de hipoclorito de sódio.

Dica
Use essa fase para explicar à criança importância de higienizar os alimentos antes de utilizá-los nas receitas. É interessante que a criança aprenda que pode utilizar o alimento inteiro – até mesmo as partes que normalmente jogamos no lixo, como a casca da banana.

Passo 2
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Dica

Nesta fase, aproveite para soltar sua imaginação. Brinque, imitando uma moto ou um carro, algo bem divertido para fazer uma alusão com o barulho do liquidificador. Crie um momento de integração com o seu filho, pois essa é certamente a parte mais divertida do dia.

Passo 3
Coloque a mistura em uma panela média e leve ao fogo; mexa até que o brigadeiro solte do fundo da panela.

Dica
Este passo é o mais gostoso de todo o preparo. Não se esqueça de deixar o brigadeiro esfriar para que as crianças possam mexer sem problemas. A criatividade, nesse momento, pode ser desenvolvida! O brigadeiro pode ser servido em copinhos e colheres, além de confeitado de diversas maneiras.

Atenção!
Considerando que as crianças não devem mexer no fogão devido ao alto risco de acidentes, deixe-a  apenas observar este passo do preparo, que deve ser conduzido por um adulto.

Ideia
Essa receita além de saudável e saborosa, pois as cascas da banana são ricas em vitaminas C que pode prevenir gripes e resfriados e em potássio que fortalece os músculos contra câimbras. é também sustentável, porque não jogando as cascas da banana fora você e seu filho contribuem para diminuir o lixo orgânico.

Rendimento: 20 porções.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias



Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário