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Comida que faz bem: Alimentos que ajudam a combater o estresse

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A receita rápida contra o estresse e a ansiedade: a melhor dose calmante para a maioria das pessoas é de 40 a 60 gramas de carboidratos puros, que podem ser obtidos em 90 gramas de balas ou 270 mililitros de um refrigerante. As alterações cerebrais que induzem a sensação de calma começam nas primeiras duas mordidas de balas, biscoitos, cereais ou nos dois primeiros goles de refrigerantes.

Não misture proteínas e carboidratos. Coma apenas carboidratos. Uma pequena quantidade de proteína pode anular o efeito calmante dos carboidratos. Balas de açúcar puro, caramelos, mentas e pirulitos proporcionam alívio mais rápido do que uma barra de chocolate com alto teor de gordura. Para aliviar o estresse mais rapidamente, beba carboidratos, pois os líquidos são absorvidos mais rapidamente no estômago; beba uma xícara de chá de ervas com duas colheres de açúcar ou uma xícara de chocolate instantâneo com água, e não leite.

Se você prevê um período de muito estresse, belisque alimentos com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos, como pipoca, bolos de arroz, marshmallows e sucrilhos sem leite. Escolha alimentos açucarados como pirulitos e balas, que ajudam a controlar o estresse.

Os antigos egípcios usavam a cebola para induzir o relaxamento e o sono. As cebolas amarelas e vermelhas são a fonte mais rica de quercetina, um agente antioxidante, antiinflamatório e sedativo leve. Se você sofre de ansiedade, abandone ou limite a cafeína durante no mínimo uma semana e veja se a ansiedade diminui. Isso inclui café ou chá descafeinado ou com menos cafeína, cacau, chocolate ou refrigerantes.

Prepare-se para os sintomas da abstinência de cafeína, como dor de cabeça, que ocorrem normalmente durante dezenove horas, pioram nos primeiros um ou dois dias e desaparecem. Se quiser ter certeza de que a cafeína é a causa da ansiedade, beba um pouco de cafeína a título de teste e observe se a ansiedade volta.

Para aliviar o estresse diário ou a ansiedade, aumente o consumo de carboidratos complexos, como massa e batatas. Para um efeito calmante mais rápido, coma alimentos que contenham açúcar ou mel, identificados há muito tempo como tranqüilizantes leves. Alimente-se de carnes magras, peixes, frutas, verduras e legumes; alho, cebola, queijos, iogurtes,procure balancear e comer sempre com moderação.

Por Suely Pantojo - Psicóloga, Terapeuta Holística.

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