Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Tenha uma casa saudável

Evite problemas respiratórios eliminando da casa focos de poeira, pelos e fungos.
A falta de manutenção do ar condicionado, a poeira acumulada em bichos de pelúcia, tapetes e em cortinas são alguns dos sintomas de uma “casa doente”. Este termo foi criado, pois casas e edifícios antigos deixavam as pessoas muito expostas ao pó por causa dos antigos carpetes e dos tubos suspensos de ar condicionado.
O médico otorrinolaringologista Daniel Okada do Hospital Santa Cruz, pode explicar quais as estratégias para combater a rinite, bronquite ou outra alergia respiratória que são desencadeadas por ácaros e poeira, junto com fungos e pelos de animais.
As principais providências são lavar os brinquedos das crianças pelo menos uma vez por semana, as cortinas uma vez por mês e o ar condicionado uma vez por ano, o que reduz a exposição de “armadilhas” dentro de casa.
Se o piso for carpete, o melhor é substituí-lo por piso cerâmico ou madeira, pelo motivo que o revestimento acumula muito pó e é difícil de limpar. Os tapetes mais indicados são os pequenos e com pelos baixinhos, como os belgas, pois são fáceis de limpar e lavar e em caso de infiltrações nas paredes ou teto que geram mofo e fungos, sempre procurar um profissional adequado.
O médico Daniel Okada é otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORLCCF) e professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>