Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Seu Carnaval precisa de energia.

O Carnaval é sinônimo de dias de muita alegria, diversão, bebidas alcoólicas, má alimentação e poucas horas de sono.

Essa mistura de maus hábitos pode causar problemas de saúde e uma dificuldade aumentada de voltar a rotina de trabalho na quarta-feira de cinzas.
Isso acontece porque em situações de grande estresse físico, o sistema imunológico fica debilitado, o que pode favorecer o surgimento de infecções e doenças.

Além disso, o excesso de bebida alcoólica é responsável por diversas alterações no organismo.

Para aproveitar bem o carnaval, e manter o pique para todo o período da festa, fique atento nas dicas da Nutricionista Dra. Natália Colombo, da NCNUTRE Nutrição Funcional Individualizada:

Os alimentos gordurosos (carnes vermelhas, frituras, queijos, embutidos…) e as frituras devem ser evitados. Eles têm uma digestão mais difícil e demorada, podendo causar moleza, que é a última coisa que você vai querer para o carnaval!

As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, por serem responsáveis por diversas alterações no organismo, e também por todos os outros efeitos colaterais como, mudança de comportamento, boca seca, fadiga, dor de cabeça.

A mulher demora mais do que o homem para processar o álcool no organismo, portanto fique atenta para não abusar e passar da conta!

Uma dica é intercalar a bebida alcoólica com água, para retardar o efeito do álcool.

Para aproveitar bem o carnaval, a hidratação é um fator importantíssimo. Consuma de 2 a 3 litros de líquidos por dia como: suco natural, água e água de coco, antes, durante e após o carnaval.

Quando ingerimos bebidas alcoólicas a produção de urina aumenta, levando o corpo à desidratação. Também há alguns componentes presentes nas bebidas alcoólicas que podem causar dor estômago e/ou intestinais

Nesse período, dê preferência para alimentos leves, com pouca gordura, para que o estômago não pese, e também para não correr o risco de ganhar uns quilinhos extras. Consuma saladas, verduras, carnes magras como peixes, frango sem pele, carnes sem gordura e frutas.

Antes de sair para a festa realize uma refeição rica em carboidratos (pão, arroz, macarrão, mandioca, batata) para ter mais energia.

Durante a folia, evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar. Esses “lanchinhos” são importantes para manter o pique e retardar o efeito das bebidas alcoólicas. Os lanchinhos podem ser barrinhas de cereais ou frutas (até mesmo as desidratadas).

Se você abusou da bebida e no dia seguinte sentir mal-estar, náuseas, vômitos e dor de cabeça prepare um soro caseiro para ajudar na hidratação e na recuperação da energia. O ideal é consumir de 500ml a 1 litro por dia.

Se os sintomas não melhorarem, procure um médico.

Receita de Soro Caseiro:

1 copo de água filtrada ou fervida;
1 colher de chá de sal;
3 colheres de chá de açúcar.

Sugestão de cardápio para o dia pós-folia:

Café da Manhã:

300ml de suco de abacaxi batido com 1 folha de couve, hortelã e gelo
1 a 2 fatias de Pão Integral com grãos com azeite de oliva extravirgem, orégano e queijo branco.

Lanche da Manhã:

1 fatia média de melancia ou melão
200ml de água de coco

Almoço:

Salada de Folhas Verdes (alface, rúcula, agrião)
Couve ou espinafre refogada
Arroz integral com legumes
Filé de frango ou peixe grelhado
Sobremesa: 1 laranja

Lanche da Tarde:

Suchá de Abacaxí e Cavalinha:
Faça 1 xícara de chá de cavalinha, em infusão e não adoce.
Bata no liquidificador:
3 rodelas médias de abacaxi
1 xícara de chá de cavalinha
1 folha de couve
Hortelã e gelo a gosto. Complete com água, se achar necessário.
Tome em seguida.

Jantar:

Salada de folhas (rúcula, agrião) com tomate cereja, rabanete ralado, pepino e ovo cozido.
Quinua em grãos cozida.
Peixe assado com legumes

Ceia:
1 pêra
1 xícara de chá de erva-doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>