Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Já fez seu check-up anual?

Mais um ano se passou e a população em meio à vida agitada, tendo que conciliar trabalho, estudos e família. Houve momentos de alegria, aflição e muito, muito estresse! Concordo que a grande maioria vive esta situação, mas será que todos sabem os reflexos que a pressão do dia a dia pode trazer à saúde?

O estresse afeta o coração, pode desencadear depressão e relaciona-se a insônia e obesidade, além de contribuir como fator responsável pelo início de doenças crônicas.  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que 75% das pessoas com mais de 60 anos possuem algum tipo de doença crônica. Para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é que seja feita uma consulta médica para o levantamento de possíveis fatores de riscos para doenças. O conhecido “check-up” pode ser realizado no início de cada ano para descobrir e encaminhar para tratamento uma doença ou agravo à saúde. A série  de exames varia de pessoa para pessoa de acordo com as recomendações personalizadas de cada médico, porém estão estabelecidas de acordo com recomendações gerais por gênero (sexo masculino ou feminino) e idade. Há recomendações diversas dependendo de uma consulta específica com seu médico de confiança para esta finalidade e em todas as áreas médicas. Entretanto, há quatro áreas necessárias:

Cardiológica: Especialmente para aqueles que tenham mais de 40 anos ou possuem algum incidente de risco como diabetes, tabagismo e hipertensão arterial.  Principais exames: eletrocardiogramas e teste ergométrico.

Ginecológica: Destinado às mulheres que já tiveram a primeira menstruação, mesmo que não tenham vida sexual ativa. O acompanhamento clínico é essencial para a saúde feminina e pode descobrir e tratar infecções e doenças que surgem nas diferentes idades. Principais exames: ultrassonografia transvaginal, papanicolau e mamografia.

Urológica: Homens com mais de 40 anos devem realizar consulta especializada regularmente. O câncer de próstata é um dos maiores responsáveis pelas mortes, e entre fumantes esse risco é aumentado. Principais exames subsidiários: urina tipo I, Ultrassonografia prostática, peniscopia e espermograma.

Neurológica: Muitos acreditam que ter dor de cabeça é normal. Mas quando agressiva e insistente, ela não é nada nociva. Existem doenças silenciosas e, para tratá-las, devem ser descobertas o quanto antes. Além disso, problemas como a perda de memória e distúrbios do movimento também podem ser diagnosticados. Principais exames: Eletroencenfalograma, ressonância magnética e tomografia.

Se você ainda não pensou no assunto, é bom se mexer. Precisamos sempre arrumar um tempo em nossa agenda para cuidar da saúde, pois somente saudáveis conseguiremos ter uma boa qualidade de vida e cumprir com nossas metas.

Fonte: Dr. Alexandre Giandoni Wolkoff

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>