Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Otimismo

Bem na semana da campanha “Otimismo que Transforma” (22 a 29 de maio) eu não poderia deixar de escrever a respeito do Otimismo, e é bem ao som de Whatever (do Oasis) que me pus a avaliar quantas pessoas vivem uma vida realmente livre de dificuldades? O “normal” da vida é encararmos diariamente problemas de diversas ordens, para uns são problemas financeiros, para outros problemas de saúde, os sentimentais, os problemas familiares, e uma infinidade de dificuldades que a vida nos impõe.

Segundo a Wikipédia Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. A Wikipédia ainda fala no “dilema do copo”: se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está “meio cheio”, já o pessimista…
Definitivamente sabemos que o Otimismo esta intimamente ligado à fé, ao bem estar e a boa saúde mental. Existem dezenas de estudos científicos sobre o otimismo. De acordo com estes estudos o otimismo é responsável pela melhoria do sistema imunológico, pela proteção na depressão em adolescentes, alem de que jovens otimistas têm menor tendência ao uso de drogas e álcool. Os otimistas têm menos possibilidade de morrer de doenças cardíacas ou derrame cerebral e, longe de qualquer dúvida, tem um estilo de vida mais agradável, acreditando que o pensamento positivo pode superar qualquer obstáculo e fazendo disso sua realidade pessoal.

A ligação entre estresse e saúde frágil é clinicamente conhecida. Ansiedade, depressão, falta de prazer nas atividades diárias e pessimismo são associados com taxas mais elevadas de doenças ocasionando uma vida mais curta, já o bom humor dos otimistas reduz os hormônios relacionados ao estresse, aumentando a função imunológica e promovendo a recuperação do coração de forma mais rápida após um esforço físico, entre outros, levando a uma vida mais saudável..
No cinema, o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso ainda é um ponto de referência quando se fala em Otimismo, e na TV, uma marca de refrigerantes mundial apresentou o comercial, que deu forças a campanha (que já esta na quinta edição) onde o ponto principal é de que “Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.”

No campo Holístico, Mikao Usui o Redescobridor do Reiki, esbanjou de frases de otimismo aos seus aprendizes, sempre recomendando que ao conduzir sessões de Reiki os aprendizes deveriam manter uma postura otimista, ele sempre foi adepto do conceito de felicidade e cura, tal qual, como os cinco princípios do Reiki dizem aos praticantes que não se preocupem, o Reiki é um dos exemplos de que o Otimismo deve ser levado a sério.

Na Terapia Floral são abordados diversos pontos onde dentro de um conceito energético é possível auxiliar um indivíduo na busca pela melhoria da saúde mental, principalmente auxiliando na mudança de aspectos de pensamentos negativos em positivos, uma busca energética do Otimismo, que só pode ser bem sucedida se o indivíduo partir do princípio em que a esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma.

O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo, e vem do hábito de olhar para todas as coisas com esperança esperando o melhor, sempre, então, porque não sermos Otimistas?

Para saber mais:
Aprenda a ser otimista
Autor: Martin Seligman
Editora: Nova Era

Por Flávio Pedro dos Santos Terapeuta Holístico
 contato@pedroflavio.com

Imagem: Reprodução

Sobre Flávio Pedro

Nascido no ano de 1974 na cidade do Rio de Janeiro, Flávio Pedro dos Santos é um Terapeuta Holístico conceituado com amplo conhecimento e qualificações em diversas Técnicas Holísticas como Terapia Floral, Sincronicidade, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Radiestesia, Astrologia, Numerologia, Tarô, Runas sendo reconhecido por associações nacionais e Internacionais. Atualmente é membro da ABRATh - Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos sob o registro CRTH-BR 0396 e atende a clientes em diversos países, ministrando cursos através do sistema e-learning (ensino a distância). Saiba mais acessando o site: http://www.pedroflavio.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>