Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Começa neste domingo no Rio de Janeiro a Campanha de Prevenção à alergia

 · Iniciativa vai conscientizar a população sobre os males causados pelas doenças alérgicas

 · Ações organizadas pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia irão beneficiar 21 estados brasileiros

 · No Rio de Janeiro, a mobilização começa neste domingo (01/05)

Médicos alergistas e profissionais da área da saúde planejam, na primeira semana de maio, uma série de ações, em prol da Campanha 07 de Maio – Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, promovida anualmente pela ASBAI. A iniciativa é desenvolvida em 21 estados brasileiros e tem como objetivo alertar a população sobre as doenças que afetam hoje cerca de 30% de brasileiros, além de apoiar o evento mundial, comemorado no dia 04 de maio, em combate à asma, doença que acomete 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares (DATASUS 2001), 2.500 óbitos e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente, em salas de urgência e de faltas ao trabalho e à escola. A rinite alérgica também é considerada um fator de risco para a asma. Segundo os especialistas, a doença compromete até 30% da população. Cerca de 80% das pessoas asmáticas também sofrem de rinite que, se não for tratada adequadamente, pode piorar as crises de asma. Os sintomas da rinite são: entupimento nasal, coriza, espirros e coceira, que aparecem com frequência no nariz, garganta e olhos. A doença é a mais comum na infância, atinge cerca de 40% da população pediátrica. A rinite também pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes; por isso, é muito importante que, quando houver a necessidade de tratamento dentário, seja investigada e tratada a rinite alérgica. As crises respiratórias tendem a piorar ainda mais com a chegada do outono e do inverno. De acordo com os especialistas da ASBAI, a maneira mais eficaz de controlar essas doenças é o diagnóstico e tratamento adequado, seguidos por um especialista em alergia. No Estado do Rio de Janeiro, as ações começam neste domingo (01/05) e seguem até o dia 07/05. Confira, abaixo, a programação da ASBAI-RJ: PROGRAMAÇÃO – CAMPANHA 07 DE MAIO – ASBAI-RJ Data: 01/05/2011 (domingo) – Das 09h30 às 13h00 Local: Posto 6 – Praia de Copacabana Ações: – Montagem de tenda – Medida do Pico de Fluxo Expiratório – Distribuição de material educativo e brindes, com a presença de renomados especialistas da ASBAI.

Data: 03/05/2011 – Período da manhã

Local: Hospital Universitário Fundão – Sala 238

Ações: atividades de interação com os pacientes através de palestras, conversas informais e depoimentos dos próprios pacientes. Haverá participação de profissionais de Escola de Enfermagem Ana Neri. Ao final haverá uma confraternização entre os participantes, com “coffee break”.

Data: 03/05/2011 Local: UERJ – Setor do Ambulatório de Alergia – Apoio do grupo Respirar

Ações: atividade educativa para os pacientes do HUPE 13. Hospital da Lagoa: terça feira dia 3 de Maio às 10 horas no anfiteatro B. O tema será: “Sessão tira dúvidas” com pacientes, pais e profissionais de saúde.

Data: 04/05/2011

Local: Centro da Cidade

Ações: A Associação Brasileira de Asmáticos distribuirá folhetos informativos sobre Asma e Alergia com participação de asmáticos voluntários associados da ABRA.

Data: 04/05/2011 – às 11h00

Local: Instituto Fernandes Figueira

Ações: Palestra e distribuição de material educativo

Data: 04/05/2011

 Local: Policlínica Geral do Rio de Janeiro

 Ações: IV Bingo da Alergia, com foco educativo sobre as doenças alérgicas.;distribuição de brindes ao público.

 Data: 04/05/2011 – Período da manhã

Local: Hospital Gafrée Güinle

Ações: atividade interativa utilizando inquérito epidemiológico sobre a qualidade de vida sob o enfoque infantil, com o tema: “O que a criança alérgica pensa sobre a sua alergia”

 Data: 04/05/2011

Local: Instituto de Pediatria Martagão Gesteira

Ações: encontro com os pacientes e suas famílias abordando medidas preventivas e tratamento farmacológico das doenças alérgicas.

Data: 05/05/2011

Local: UERJ – Setor do Ambulatório de Alergia – Apoio do grupo Respirar Ações: atividade educativa para os pacientes do HUPE

Data: 05/05/2011- às 12h00

Local: Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Setor de Alergia e Imunopatologia Dermatológica

Ações: Reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA – Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares.

Data: 05/05/2011

Local: Hospital dos Servidores – Setores de Alergia da Clínica Médica da Pediatria

 Ações: Das 08h00 às 09h30 – realização de testes cutâneos de leitura imediata na população; orientações de especialistas Às 11h00 – Auditório 5 do Centro de estudos – palestras com os temas “Como evitar o ácaro” e “Quem tem medo da bombinha”?

Data: 06/05/2011

Local: PUC Ações: palestra sobre as principais alergias

Data: 06/05/2011 – Período da manhã

Local: Policlínica de Botafogo – Auditório

 Ações: atividade interativa ; testes cutâneos para detecção de alergias Vagas limitadas

De 02/05 a 07/05 – Distribuição de material educativo nos ambulatórios da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

FONTE: ASBAI-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>