Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Quem brinca com fogo…

Como lidar com tanta energia ariana no céu

Por Titi Vidal

O contexto astrológico é o seguinte: Sol, Mercúrio, Júpiter e Urano estão no signo de Áries. Dia 02 de abril Marte, regente de Áries, ingressa no signo de seu domicílio para se unir aos demais planetas. Dia 20 de abril é a vez de Vênus ingressar em Áries, logo depois da saída do Sol que então ingressa em Touro. Entre os dias 02 e 04 de abril a Lua transitará pelo primeiro signo do zodíaco, unindo-se aos planetas que já estão em Áries (inclusive Marte, que ingressa no mesmo dia) e ativando todos eles.

Traduzindo um pouco tudo isso, temos uma forte energia ariana no céu. Áries, que é o signo dos inícios, da ousadia e da ação está super potencializado no céu, pedindo ação e movimento. É hora de começar uma vida nova, construir um novo planeta e uma maneira diferente de viver a vida.

Urano ficará 07 anos em Áries e durante todo esse período vai nos lembrar disso. Mas o que chama atenção nesse exato momento é que temos uma grande concentração planetária neste signo e isso potencializa demais a energia ariana.

O clima geral é de ansiedade e pressa, pois todos querem que tudo aconteça o mais rápido possível. Já vivemos num momento de aceleração do tempo e de inúmeros acontecimentos ao mesmo tempo que está sendo intensificado. Essa urgência muitas vezes pode levar a ações impensadas e precipitadas e é preciso um maior controle para que isso não aconteça.

Por outro lado, toda essa motivação e coragem de Áries faz com quem as pessoas façam coisas que até agora não tinham coragem e até mesmo que nunca tinham pensado nisso antes. Isso pode levar a movimentos há tempos esperados e necessários para que o novo se instale e que as coisas fiquem melhor.

A grande questão é encontrar um equilíbrio entre as ações necessárias e aquelas que devem ser evitadas.

Até porque Áries traz uma carga de agressividade e o risco de brigas e desentendimentos neste momento é muito maior. Está mais difícil engolir sapos e tolerar diferenças e desrespeitos e isso pode levar a brigas mais calorosas e agressivas.

Nesse sentido é até bom que Mercúrio esteja retrógrado neste período, pois vai pedir mesmo uma reflexão antes de cada pensamento e ação e isso é de fato muito importante.

Inclusive porque Saturno está no lado oposto, em Libra, retrógrado, cobrando responsabilidade e respeito ao próximo. Está nos lembrando que apesar da necessidade de olharmos mais para nós mesmos e conduzirmos a nossa vida mais de acordo com a nossa essência, vivemos em sociedade e temos que considerar o outro sempre. E o ideal é o equilíbrio entre o “eu” e o “outro”.

Saturno retrógrado em Libra também está trazendo à tona as consequências das ações impulsivas e irresponsáveis não só do momento, mas do passado. Está trazendo a conta a ser paga pelo que foi feito sem respeito, responsabilidade ou honestidade consigo mesmo ou com os outros. E não há mais como culpar ou responsabilizar o outro pelo que aconteceu ou está acontecendo. Mesmo que haja outra pessoa envolvida, é hora de se perguntar porque isso está acontecendo e que postura deve ser adotada para que as coisas possam mudar.

Mas voltando à energia ariana, esse signo de fogo está fazendo com que as pessoas possam agir sem medo, com mais autoconfiança e determinação. Mas também potencializando a agressividade, o egoísmo e a impulsividade. E nesse contexto, é importante cautela e reflexão antes de qualquer passo, lembrando que o Mercúrio está retrógrado e o Saturno ali de olho em tudo que está acontecendo, pronto para apontar os nossos erros e exigir uma nova postura.

Como dizia minha avó: “quem brinca com fogo…”. É mais ou menos isso que o céu está nos mostrando. Está nos dando de presente o fogo que é o grande impulso criador, é a própria vida. Está despertando em nós a vontade de viver e de lutar pelo que queremos. Está apontando a nossa capacidade de mudar a própria vida e a do planeta com energia e criatividade. Mas está também lembrando que temos que ter cuidado com isso, pois fogo demais pode queimar e consumir tudo que está por perto, se alastrando rapidamente e colocando tudo a perder.

Assim, é hora de utilizar esse fogo todo para criar e agir de forma positiva, utilizando essa energia para transmutar velhas formas de ser que já não nos cabem mais. É hora de olhar mais para nossos instintos, perguntando sempre o que nossa essência quer nos dizer. Mas fazer isso tudo com muita responsabilidade, sendo o tempo todo honesto consigo mesmo e respeitoso com todos que estão à nossa volta.

Podemos inclusive aproveitar que Mercúrio e Saturno estão retrógrados para rever nossas posturas, pensamentos e atitudes, sem medo de voltar atrás e mudar de atitude. É muito mais saudável dar o braço a torcer e adotar uma nova maneira de conduzir a vida do que manter velhos padrões que podem levar à destruição, com tanta energia agressiva e impulsiva no céu. Até porque com tanta energia ariana, é preciso cuidado para não olhar apenas para o próprio umbigo, sem enxergar que existe sempre outro lado e que sim, o outro pode ter mais razão.

Vamos aproveitar, então, toda essa energia do fogo e despertar aquilo que existe de mais essencial e criativo em nós, dando novas formas e expressões à vida, de forma consciente e inovadora.

Sobre Titi Vidal

Astróloga, Radiestesista e Taróloga. Desenvolveu a Mesa Astroradiônica. Licenciada pela Astrobrasil. Vice Presidente da CNA - Central Nacional de Astrologia. * www.titividal.com.br * titividal@titividal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>