Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Mercúrio retrógrado em Áries

Por Titi Vidal

Entre 30 de março e 23 de abril de 2011 Mercúrio está mais uma vez retrógrado, desta vez no signo de Áries.

Um planeta fica retrógrado quando aparentemente, olhando da Terra para o Sol, ele segue o movimento contrário ao do Sol. É um efeito visual apenas, pois nenhum planeta para de girar e torna a caminhar para o lado oposto. Mas os efeitos disso são facilmente sentidos em nós.

Quando alguém nasce com um planeta retrógrado, a energia daquele planeta tende a ficar mais contida, é um pouco mais difícil expressar suas características, especialmente dependendo do signo em que está. Pode haver uma necessidade de repetição daqueles assuntos para um melhor aprendizado, uma maior lentidão ou até uma dificuldade.

No caso de Mercúrio, quando alguém nasce com ele, certamente precisará repetir mais vezes o que fala e ler ou ouvir mais vezes para aprender. Mas são excelentes revisores, sua memória tende a ser boa e quando fixa alguma coisa, fixado está.

Quando Mercúrio fica retrógrado no céu, todos nós sentimos seus efeitos. É um período em que os assuntos envolvendo comunicação, vendas e negócios podem ter mais dificuldade. As coisas podem parecer mais amarradas e o que vinha acontecendo pode mudar de direção.

O mesmo vale para tudo que é feito durante o período em que está retrógrado, quando fica novamente direto as coisas mudam de direção. Por isso não é um bom momento para negócios, compras e vendas, divulgações.

Pode haver problemas nas comunicações, nos emails, correspondências que atrasam, mensagens que não chegam. Podemos precisar repetir coisas e retomar assuntos que achávamos encerrados. Somos levados a repensar coisas, rever assuntos, fazer revisões. Por sinal, é um ótimo momento para isso. Rever coisas, retomar assuntos antigos, fazer o possível para resolver antigas pendências. Voltar atrás também é bem vindo nesta fase. Organizar rotina, reler livros, olhar velhas fotos, resgatar antigos contatos. Tudo isso vale a pena e é a hora para isso mesmo.

É um tempinho que exige paciência, pois as coisas parecem mais lentas, em especial quando o assunto é troca, comunicação, negociação. Mas se usarmos essa energia em nosso favor, podemos rever o que precisa ser revisto, analisar bem os nossos planos, verificar os detalhes que faltam e acertar as pendências necessárias para que tudo possa fluir.

Se fizermos isso, quando Mercúrio retomar seu curso direto, tudo fica mais fácil e podemos dar sequência a tudo aquilo que foi planejado.

Quem sente mais Mercúrio retrógrado são especialmente os geminianos e virginianos, regidos por este planeta, ou quem tem ascendente ou concentração de planetas nesses signos e aqueles que tem Mercúrio forte no mapa. Para esses essa fase tende a ser mais perceptível e a necessidade de paciência aumenta bastante. Mas é a oportunidade de olharem para dentro, repensarem hábitos, costumes, ações e comportamentos.

Rever idéias e opiniões e fazer uma necessária pausa para organizar os detalhes. Fazer um balanço, uma avaliação, diminuir temporariamente o ritmo, até para conseguir dar sequência a todos os planos e possibilidades quando for o tempo certo.

Para quem já nasceu com Mercúrio retrógrado, a fase pode ser  positiva, pois o planeta no céu está caminhando na mesma direção do momento de nascimento e então para essas pessoas cujos assuntos regidos por Mercúrio – comunicação principalmente – tendem a ser mais difíceis, tem a oportunidade de se soltar mais e sentir que tudo flui mais facilmente.

Portanto, como tudo que o céu nos apresenta, Mercúrio retrógrado pode ter suas desvantagens, mas se soubermos respeitar o que pede, pode ser muito favorável e positivo.

Desta vez a retrogradação de Mercúrio acontece no signo de Áries e isso pode exigir alguns cuidados ainda mais especiais. Mercúrio em Áries deixa as comunicações mais diretas e cria um clima de mais ansiedade, ainda mais que muitos outros planetas estão neste signo. As pessoas desejam falar o que estão pensando e podem ficar ansiosas tentando impor suas opiniões.  Mercúrio em Áries também é mais impulsivo para falar, podendo dizer algo sem pensar e às vezes prometer o que não poderá cumprir ou até passar um tanto de agressividade ao se colocar.

Um Mercúrio retrógrado em Áries vai exigir paciência extra, já que pede uma reflexão antes de falar qualquer coisa justamente em um momento de tanta ansiedade e pressa para resolver tudo. Mais do que em qualquer outro período, é importante pensar muito bem antes de falar, para evitar consequências maiores.

Temos que lembrar que o Saturno está em Libra durante todo esse período pedindo respeito e reflexão em relação às pessoas, aos relacionamentos e parcerias. Com Mercúrio retrógrado em Áries, chegou a hora de termos a clara consciência de que nossas palavras geram efeitos externos e que por isso devemos pensar muito bem antes de falar qualquer coisa para qualquer pessoa. É bom ter certeza de que poderá cumprir o que está prometendo antes de se comprometer, por exemplo. Isso porque seremos ainda mais cobrados pelo que for expressado e, por isso, vale a pena refletir muito bem sobre o que desejamos e o que somos de fato capazes de fazer.

Até porque um Mercúrio em Áries pede mais compromisso entre aquilo que falamos e o que fazemos. Com ele retrógrado, seremos forçados a olhar padra dentro em busca dessa sintonia entre pensamento, palavra e ação. Em outras palavras, não dá mais para falar uma coisa e fazer outra. Pelo contrário, nossas ações devem estar afinadas àquilo que dizemos.

Além disso, é hora de nos conscientizarmos de que cada pensamento produz efeitos concretos e por isso é importante repensarmos nossas opiniões. Como estamos falando de áries, as ações decorrentes dos pensamentos também devem ser repensadas.

A tendência é sentirmos mais rapidamente os reflexos daquilo que falamos e se por ventura formos agressivos ou nos colocarmos de qualquer maneira negativa em relação a outras pessoas, rapidamente sentiremos as consequências disso. É o famoso ditado “quem fala o que quer ouve o que não quer” em ação.

Mas o Mercúrio retrógrado em Áries vai nos trazer algo muito positivo que é justamente essa capacidade de reflexão pessoal. Estamos sendo chamados para olhar para nós mesmos em busca do que pensamos e do que queremos de verdade. Muitas vezes falamos ou fazemos algo apenas para agradar os outros e com esse céu ariano estamos sendo obrigados a olhar para nós mesmos em busca do que de fato queremos. É uma viagem de volta para nós mesmos, com a possibilidade de descobrirmos o que é de fato bom para cada um de nós.

Também é o momento ideal para retomar contatos e projetos pessoais importantes, que estavam abandonados ou em suspenso até agora. Mas é importante dedicação e certeza e por isso a necessidade de reflexão também está presente aqui, porque apenas o que for realmente essencial e estiver bem consolidado poderá ser mesmo continuado depois que Mercúrio ficar novamente direto.

Assim, vamos aproveitar este período para olhar mais para nós mesmos, refletindo sobre o que pensamos, o que desejamos e sobre o quanto estamos mesmo agindo de acordo com a nossa essência, buscando cada vez mais esse necessário equilíbrio entre o pensar, o falar e o agir.

Assista a um bate papo sobre o tema

Sobre Titi Vidal

Astróloga, Radiestesista e Taróloga. Desenvolveu a Mesa Astroradiônica. Licenciada pela Astrobrasil. Vice Presidente da CNA - Central Nacional de Astrologia. * www.titividal.com.br * titividal@titividal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>