Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Ser Mulher

Olá, olá! Tudo bem com você?

Como estamos iniciando o mês das homenagens às mulheres, então a nossa reflexão dessa semana é um capítulo do meu livro ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação interior, da Novo Século Editora, intitulado SER MULHER:

Convido você a refletir comigo sobre o que é ser mulher. A meu ver, especialmente no Ocidente, ser mulher é um grande presente da Natureza. E você, o que pensa?
Eu vejo a mulher como um ser forte — apesar de sua imagem de frágil — com uma doce vulnerabilidade que, ao contrário do que pensam os homens, a torna cada vez mais bem-sucedida em seus projetos. Ser mulher é estar com os sentidos à flor da pele, ser intuitiva e, também, racional.
A mulher que se ama é carinhosa consigo mesma. Ela é positiva, sabe dizer “não” quando necessário, sabe impor a sua vontade, é espontaneamente agradável e está sempre em busca de algo mais…
Infelizmente, muitas mulheres ainda não descobriram o seu valor, o seu tesouro interior, a sua força para mudar o mundo para melhor. São mulheres que se sentem conduzidas pela vida, pelos pais, pelos homens, pelos filhos e por todos ao redor, esquecendo-se, ou não sabendo, que cada pessoa deve sempre direcionar-se pelos seus próprios ideais, sonhos individuais e pensamentos.
Até hoje, uma característica negativa comum à maioria das mulheres é sentirem-se responsáveis por tudo que acontece à sua volta. Com isso, sentem-se culpadas e preocupadas por motivos que quase sempre não lhes dizem respeito. Sem perceber, querem ser as heroínas da família, as “mães do mundo”. Quando você identificar em si mesma esse traço, lembre-se de que o seu valor lhe é intrínseco e não depende do reconhecimento de quem quer que seja. Deixe a vida fluir, sem cobranças e sem idealizar seu companheiro e seus filhos. Uma das maiores decepções das mulheres advém dessa idealização, da vontade de modificar o outro, mas você não pode fazer isso. Você não consegue modificar ninguém a não ser a você mesma. Aprenda  a aceitar as pessoas como elas são e se preocupe mais em servir-lhes de exemplo, que é a força verdadeiramente transformadora.
Mulheres, nossos corações sempre foram abertos para os outros, para amar e para cuidar… É chegada a hora de abrirmos nossos olhos para nós mesmas, para as nossas vontades e para nos realizarmos como pessoas, merecedoras que somos de atenção, de carinho e de sucesso.  Por isso, não importa o passado nem as dores e decepções vividas… O importante é que hoje você é melhor do que foi ontem, e o seu valor brilha cada vez mais na sua feminilidade, sensibilidade e energia para ser feliz e fazer os outros felizes.     

      
Pausa para reflexão

Um valor que não se perde nunca

Autor desconhecido

Um famoso palestrante apresentou-se ao seu público segurando uma nota de 20 dólares e lhes perguntou:
- Quem quer esta nota de 20 dólares?
Mãos começaram a se erguer. Ele disse:
- Eu posso dar esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto.

 e, depois de amassar a nota, voltou a perguntar: – Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.
- Bom, e se eu fizer isto? —

Ele jogou a nota no chão, pisou-a e esfregou-a, e depois pegou-a de volta, imunda e amassada. Então, perguntou: – E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas. Então, ele disse:
- Não importa o que eu faça com esta nota, vocês continuarão querendo possuí-la, pois ela não perde o valor: é uma nota de 20 dólares e continuará tendo o seu valor. Então, aprendam que isso  também é verdadeiro em relação a nós. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos “sujos” por decisões que tomamos e/ou pelas circunstâncias, e nos sentimos desvalorizados, sem importância… Porém, creiam: não importa o que aconteceu ou o que está acontecendo, porque jamais perderemos o nosso valor ante o Universo. Quer estejamos sujos ou limpos, amassados ou inteiros, nada altera a nossa importância. A nossa valia, o preço da nossa vida não é medido pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que somos! E somos seres especiais! Vocês são especiais! Muito especiais! Jamais se esqueçam disso.

 ”Dar poder às mulheres é a melhor coisa que podemos fazer para o Planeta. Quando as mulheres são reprimidas, todos perdem. Quando as mulheres vencem, todos ganham.”   Louise L. Hay
——————————————————————————–

Se você quiser refletir mais sobre como se transformar em uma pessoa melhor, conheça outras lições em meu site: www.elianabarbosa.com.br

Abraços cheios de carinho e até o nosso próximo encontro!

Sobre Eliana Barbosa

Psicoterapeuta Holística (CRT 44684), Consultora em Desenvolvimento Humano, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora dos livros “ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação Interior”, “O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria” e “CARA A CARA COM ALGUÉM MUITO ESPECIAL – Histórias e lições inspiradoras para você se conhecer... e vencer!” (Novo Século Editora), apresentadora de programas motivacionais em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais sobre desenvolvimento pessoal e profissional, por todo o país. * www.elianabarbosa.com.br * www.youtube.com/elianabarbosashow * eliana@elianabarbosa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>