Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

O que é ser Hare Krishna?

Histórias de quem mudou de vida através da fé no avatar azul. O portal Bemzen te convida a dividir com o mundo sua história de fé. Acompanhe o texto e conte sua história abaixo.


POR HARLLEY ALVEZ  

Com devotos do Senhor Krishna


TRÊS ANOS ATRÁS, eu era um recém-chegado ao budismo quando tentava me livrar de uma série de pesadelos e noites mal-dormidas.  As madrugadas em claro ganhavam um certo conforto no silêncio meditativo. E foi pensando sobre o vazio, em orações a Sakiamuni Buda, que dois pés adornados com jóias surgiram na minha frente. Descrente e espantado, de olhos cerrados para ajustar a vista, fiz tal qual o Piu-Piu diria ao Frajola: “Acho que eu vi um pezinho”. Disse assim mesmo, no diminutivo.  E eles balançaram brincando comigo. Era Krishna mostrando um caminho. Seu rosto em meio sorriso veio surgindo pequeno e foi se expandindo até ganhar tamanho e sumir.

Vi Krishna sorrindo. Eu vi. E sigo o Seu caminho e amo seu culto, que coloquei na minha vida. Essa é a minha história com Krishna, o Encantador de Cupidos que me fez voltar a dormir.

Racionalmente, digo que sou devoto de Krishna, por que sei que Ele é real. Respeitosamente, não vi Ganesh, Jesus, nem Buda. Ele eu vi. Essa é uma história para aqueles que crêem e sabem que o santo azul de fato existe. Deus é real.

Krishna e Radha: o casal divino

Mas o que é ser hare krishna?  Confesso: até esse dia não O conhecia. Fui pesquisar, reconheci nas fotos as jóias de Krishna, sua coroa, tão característica, e relatos de outros que encantados por seu mantra também viram seus pés.

Srila Prabhupada, fundador da ISKCON, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, dizia que o Senhor se revela ao devoto que canta sinceramente seu grande mantra, cujo cantar é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe.

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

16 palavras mágicas, senhas para a bem-aventurança do Universo.

“Hare Krishna é uma abreviação do famoso maha-mantra, encontrado nos Upanishads, um dos capítulos dos Vedas, os sagrados textos hindus”, explica o professor de yoga e colunista do Bemzen, Giridhari Das.

“É uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E Rama é um outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, então, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, como a pessoa mais amorosa e amável.

Hare Krishna, conta Giridhari, também virou sinônimo de quem pratica auto-realização entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no Ocidente foram os membros da ISKCON – em 1966, na cidade de Nova Iorque.

O professor Giridhari observa que com o sucesso da ISKCON, porém, outras instituições com filosofias e práticas quase idênticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um “Hare Krishna” pode simplesmente denotar alguém que pratica a auto-realização em yoga (ou consciência de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada.

Não se deve confundir “Hare Krishna” com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradição: cabeça raspada e roupas açafroadas. Nem tampouco deve-se achar que ser hare krishna implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos hare krishna são pessoas de aparência normal, com seus empregos, negócios, estudos e família, defende Giridhari.

Krishna e Radha: Deus Pai e Deus Mãe

Krishna e Radha: Deus Pai e Deus Mãe

E você, tem uma história com Senhor Krishna? Deixe a sua no espaço para comentários logo abaixo. Desde já, ficamos felizes em compartilhar com o mundo seu caminho especial de luz.

Sobre Professor Giridhari Das

Gustavo Dauster recebeu de seu mestre espiritual o nome espiritual Giridhari Das, que significa "servo daquele que sustenta a montanha" (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia). Economista formado nos EUA, foi executivo, mas deixou a carreira para dedicar-se à vida em yoga. É presidente da Organização Paraíso dos Pândavas, que funciona como uma reserva ambiental e fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga. Desde 1996, é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual - Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali - Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês. Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, em cidades dos EUA e em Portugal. * Siga-o no twitter: http://twitter.com/pandavas * www.giridhari.com.br * Textos com colaboração do Repórter especial Harlley Alvez * Siga o Jornalista Harlley Alvez:facebook.com/harlleyalvezcommunications *

Comentários

  1. Julio Bernardes says:

    Prá quem não sabe, aí vai um video com o discípulo mais famoso de srila Prabhupada: http://www.youtube.com/watch?v=g362CXhO5vE

  2. Kaio Henrique Coelho do Amarante (Lages, SC) says:

    Descobri Krishna em um momento muito conturbado na minha vida. 2006 foi um ano de muitas mudanças pessoais e achava que dificilmente as coisas retomariam seus eixos. No dia 31 de dezembro, eu estava na praia, esperando o ano em fim acabar, quando me emprestaram um mp3 player com mantras. Ao ouvir o maha-mantra, senti calafrios, arrepios, e uma sensação de que um peso estava saindo do meu corpo, foi um alívio que nunca sentira antes.

    Ouvi o mantra pelo resto da noite e em 2010 comecei a estudar o movimento Hare Krishna pela internet.
    Hoje, tenho contato com alguns devotos e busco um mestre espiritual para me guiar.

    Grande abraço a todos

  3. Fabrício Almeida says:

    É bem verdade que a meditação bem orientada pode nos trazer uma percepção da realidade que vai além do que os sentidos podem nos mostrar. A meditação consiste em perceber o significado mais profundo de eu e sua conexão com o Absoluto, o substrato do efeito.

  4. MARCOS GALLOTI says:

    Pode alguém seguir Jesus e Krishna ?
    Pode sim,pois os dois são seres divinos que pregaram a paz,o amor e a união de todos os seres. Todos nós somos partes minúsculas do universo e criaturas escolhidas para estarmos aqui nesse planeta. Se estudarmos bem as escrituras sagradas da Índia e a Bíblia,veremos que existem inúmeras semelhanças,parece que elas foram escritas por uma só pessoa,e na verdade,foram pessoas usadas por Deus em épocas diferentes,com linguagens diferentes,para povos diferentes e necessidades diferentes. Deus e Krishna são a mesma pessoa e Jesus como Buda e também Prabhupada foram seres de luz,que vieram aqui para nos ensinar. Podem achar estranho,mas a verdade é essa. Eu poderia cantar o mantra hare krishna e depois conversar com Jesus antes de dormir,até morar numa comunidade,mas só não faço isso,pois ainda tenho compromissos familiares. Sei que sou especial pra Deus,pois não me drogo,não mato e nem agrido ninguém,não roubo,não saio transando por aí com qualquer mulher e nem maltrato os animais e a natureza,logo,não sou como a maioria,por isso me considero especial pra Deus.

  5. giovana rodrigues di sena says:

    Jay Sri Krsna…
    gratidão a giridhari por difundir as escrituras com tanta autoridade…
    Todas as honras aos devotos e devotas!

  6. ito ayata says:

    Quando cantamos o mantra Hare Krishna com total rendição ao senhor Krishna,com o coração voltado apenas para seu amor,temos a certeza que Ele está ouvindo nosso chamado!Haribol

  7. BERTRAND GODINHO says:

    Maravilhoso artigo, comigo aconteceu semelhante, tive o privilegio de ver Lord Nrsimha, sem saber de quem ou do que se tratava, ate que, por “coincidencia”, ao entrar no templo Hare Krishna Dham em Houston, onde moro, vi um quadro que mostrava sua Imagem. Questionando a uma discipula, fui orientado sobre seu fabuloso Pastime, o que me elucidou a respeito do porque de sua Presenca, naquela hora, em minha vida. Recebi uma grande bencao, e depois disso, ja O encontrei em meditacao e em sonhos por algumas vezes, sempre recebendo uma bencao especial apos esse contado. E muito bom ver que outros devotos tambem tem essas experiencias maravilhosas. Krishna realmente quer se revelar para o Devoto, e so busca-Lo com sinceridade e devocao. Hare Krishna

  8. Excelente artigo!
    Muito obrigado aos prabhus Giridhari e Harlley por mostrar o que é a devoção à Krishna sem estereótipos.
    Outro ponto interessante de ressaltar é que os ensinamentos de Srila Prabhupada são universais e são apreciados por pessoas de diferentes culturas e religiões.

    Hare Krishna!

  9. Simone Enne says:

    Isto tudo é mitologia.
    Heinrich Zimmer era indologo e Joseph Campbell explica bem o poder do mito.

  10. Sueli Lelis says:

    Gostei bastante, a matéria ensina pelo exemplo e caminho que se escolhe nessa vida. Concordo que o canto do mantra profundo e realmente sincero é o que atrai Krhisna. Estou na minha jornada, rogo sempre a misericórdia de Krishna para que eu possa encontra sua morada.
    Aproveito para agradecer ao Ghiridari que sempre envia matérias riquíssimas, aprendo muito.
    Aquela matéria sobre a Ira, Luxuria e o Poder foi muito boa. Obrigada. Sueli Lelis

  11. Fátima says:

    Muito bem redigido o artigo. Acho que todos os devotos sentem igual prazer e orgulho sobre o texto!

    Sou uma devota sozinha em todo o estado de Västmanland na Suécia. Mas nem por isso deixo de cuidar de minha sàdhana diariamente. Isso gracas ao Mestre Espiritual Giridhari Das, que me guia há onze anos, mesmo sem nunca termos nos encontrado pessoalmente.
    No início foi meio difícil, mas gradualmente fui largando os maus hábitos e hoje sigo os 4 princípios vaisnavas. Fui aprendendo a técnica fantástica de cantar os 16 santos nomes de Deus, o maha-mantra. Devagar. Hoje em dia, não consigo passar um dia sem cantar pelo menos 16 voltas, minhas duas horas reservadas para me sintonizar com Deus. Krishna já se revelou para mim e quanto mais purifico meu corpo de sugeiras mundanas, mais Ele vai se revelando de maneiras diferentes A TODO MOMENTO! Tenho um altar em casa que fiz de uma estante alta, lá tenho fotos, quadros das deidades, dos acharyas, e a cada refeicão faco minha oferenda e agradeco, pedindo para que Sri Sri Radha-Krishna abencoe minha comida e a transforme em prassadam. Coloquei cortinas vermelhas no altar com luz também vermelha onde abro quando canto o mantra e faco oferendas.
    Pela Youtube vejo incontáveis palestras de diferentes swamis e muitas palestras de Prabhupada. Estudo os livros Gitã, S-Bhagavatam e vou estudando a história dos Vedas, que é IMPRESSIONTANTE!
    HARIBOL,
    bhaktin Fátima.

  12. Conheci o Movimento para Consciência de Krsna em 99, através de um artigo numa revista esotérica que falava de govinda, um dos santos nomes de Deus. Assinado por Revath Nat Das, de quem fiquei amigo.
    Hoje o chamado é forte, quero me associar aos devotos e cantar os santos nomes,ser feliz!

  13. Nilma C.Passos Gonçalves says:

    Conheci O Templo Hare em Pindamonhangaba e fiquei hospedada no Natal 2010. Amei ouvir e ver os cantos.
    Nilma – Botucatu/SP

  14. JACINTO F. MONTEIRO DA SILVA (MANU PUTRA DASA) says:

    Conheci o movimento HARE KRSNA em Salvador-Ba, no ano de 1976, vivi durante 03 anos, em Nova Ayodhya em Petropolis e em Nova Gokula em Pindamonhagaba, sou grato aos ensinamntos d Srila Prubhupada, por me ensina a respeitar todos os seres vivos e me aprofundar nesta ciencia de Amor a DEUS. Que é um principio basico que ouvir desde pequeno AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, e ninguém pratica. Obrigado.

  15. Laerte Simão Neto says:

    Hare Krisna!
    Todas as Glórias a Srila Prabhupada!
    Eu conheci a consciência de Krisna através de dois livros que apareceram na casa de um amigo meu, “ciência da auto-realização”, ” Srimad Bhagavatam”.Até antes de ler os livros eu acreditava em Deus como Simples Deus após ler os livros me deparei com um mundo que nunca tinha sonhado existir.Após ler os livros fui me aprofundando mais, fui conhecer os templos, me reunir com os devotos que é muito importante.A Primeira vez que fui no templo chorei e nao sabia o porque, compareci no festival Ratha Yatra e cantando os santos nomes em tom alto me deparei chorando.Pela misericordia de Krisna que ele permite que eu esteja sempre absorto em cantar seus santos nomes.Hoje ja fazem 11 meses que estou nesse caminho, frequento o adi-templo São Paulo, e cada dia vejo o quanto Srila Prabhupada fundador da iskcon é importante….Jaya Srila Prabhupada!!!
    Hari bol

  16. Hare Krshina!Jay Srila Prabhupada!

    Conhecer Deus como Sri Krshina e os ensinamentos de Srila Prabhupada modificou meu ser.Me emociono de reconhecer em mim tantas mudanças, me tornei uma pessoa mais doce, bondosa e conciente do meu papel neste planeta.Hoje me relaciono com Deus de forma mais íntima, sinto o tempo inteiro sua presença e sua proteção, nunca mais me senti só e desamparada. Cantar o mantra Hare Krshina é libertador e fortalecedor.Gratião imensa a todos os devotos e Srila Prabhupada. Jay!!!!

  17. Bell says:

    Hare Krishna!

    Conheco essa filosofia ha muito tempo, mas somente agora, depois de buscar em varias religioes algo que preenchesse meu coracao e me desse conforto nesse mundo em que vivemos, tao dificil, e que sinto que Krishna esta tocando em meu coracao.
    Se existe um momento certo para tudo, acho que esse e meu momento de florescer.

  18. Bell says:

    Hari Krishna!

    Demorei muitos anos pra chegar ate Krishna, embora ja conhecesse a tao linda filosofia de vida e religiao.
    Nesse tempo fui praticando o budismo, mas sempre senti algo faltando.
    Ainda estou no primeiro passo em direcao a Consciencia de Krishna, muito a aprender e estou lendo o Bhagavad Gita e posso dizer, que esta mudando algo dentro de mim.
    Sou muito grata ao Giridhari Das, grande devoto de Krishna, pelo carinho e atencao nos emails.

  19. Lisa Tassi says:

    Quando pequena meu pai apareceu com o livro “Krishna” depois de uma viagem pros EUA e eu ficava encantada vendo as imagens.. depois, no meu mundo imaginário, sempre próxima de Deus (católica) criei um amigo azul, para entender, somente depois que cresci, que não somos o nosso corpo (espiritismo) e que Krishna é azul. Assim, aos 23 anos, quando já não comia mais carne, conheci um mestre (Yoga Pati Das) em Botucatu que introduziu livros e inúmeras conversas. Eu e meu namorado fomos ao templo em Pindamonhangaba, depois em Franco da Rocha e continuamos lendo e tendo Krishna perto, querendo servir e me render por completo à ele … mas ainda canto pouco.. :( HARE KRISHNA

  20. Carlos Augusto says:

    1) É saber que o que torna o homem Santo é a sabedoria e não apenas parar de comer carne.

    2) É tender para o lado da justiça ainda que tenha que fazer uma coisa que todos achem absurdo, obvio que vc pela fé na fé. Em pro do bem.

    3)E ponto. Depois tem mais pessoal!!!! Abraço a todos.

  21. Bhaskar Devam, says:

    Sonhei, faz tempo e numca me esqueço, que descia uma montanha trazendo comigo uma vaca azul ou era um boi?). Ia descendo a montanha quando vi,a pouca distância, um mestre falando a um grupo de 20 e poucos discípulos. Me dirigi para lá, com a vaca azul…Sentei-me emocionado para ouvir o mestre. O sonho acabou aí. Acordei em estado de graça.

    Professor, pode me dizer algo sobre a vaca azul?

  22. Professor Giridhari Das says:

    Caro Bhaskar,

    Hare Krishna!

    É dito no Yoga Sutra de Patanjali que os sonhos podem nos trazer insights importantes. A vaca, na cultura védica, tem muitas representações, em especial representando a mãe ou o nosso planeta Terra. Se foi um boi, faz ainda mais sentido seu sonho, pois o boi representa “dharma” ou a religiosidade ou moralidade. Assim, me parece que você fez no sonho o que é necessário: se aproximar de um mestre espiritual “acompanhado” da religiosidade e/ou sendo amigo de todos os seres (representado pela mãe ou planeta Terra).

    Agora deve seguir a inspiração do sonho procurando um mestre espiritual fidedigno para lhe ajudar a trilhar o caminho de bhakti-yoga.

    Seu amigo,

    Giridhari Das

  23. priya shakti says:

    eu tinha oito anos quando entrando numa clinica odontologica vi um quadro de krisna dirigindo o carro de árjuna. fiquei paralisada, como se fora de mim.depois disso passei a sonhar com um rosto azul que me sorria. na adolecencia achei um livro velho jogado fora e la estava o rosto azul.so então soube que era krisina.sai em sua busca e so descancei quando encontrei um templo e me tornei humilde devota daquele a quem tanto amo.

  24. Hellena Lima says:

    Oi! Vim conta minha experiencia com Krishna eu o conheci atraves de um programa de TV onde falava sobre ele e sua historia e a partir dai comecei a me interessa pelo assunto e hoje sou devota dele. Já disse dois sonhos com ele no primeiro me vir adulta no meu antigo colegio sentada com ele no banco da quadra tava triste quanto ele virou sorrindo pra mim e disse Não desista que eu estou com vc. No segundo sonhei com ele e Jesus me salvado de um buraco onde demonios a me puxarem e eles vinham me resgatar e no segundo momento eu me via saindo sozinha, foi uma mensagem pra mim de que em alguns momentos por mais dificil deus sempre vai de ajuda porem algumas vezes vc tem quer fazer por se mesmo. lindo blog e muito obrigada pelo espaço disponivel.

  25. Hellena Lima says:

    Assim ele me conduz ate hoje no seu amor infinito Krishna é tudo bom deus é a amor e o amor é a vedadeira luz do mundo a unica que pode acaba com o mal. Deus é deus independente do nome que lhe tao ele sempre sera o mesmo, deus é como um so com varios rostos, formas, nomes e historias num entanto em comuns que vem somente no proposito de guiar-nos para sua luz e deixar-mos a escuridao desse mundo a ignorancia.

  26. Cara Hellena,
    Hare Krishna!

    Muito bonito seu testemunho. Gostei da lição “Eu ajudo, mas você também pode se ajudar” que você passa no seu segundo sonho. Deus é assim mesmo. Ele nos ajuda, justamente ao nos dar tudo que precisamos para nos ajudarmos.

    Seu amigo,
    Giridhari Das

  27. Jeanine says:

    Não pratico esta filosofia de vida, mas fiquei impressionada. Fui recentemente a Delhi no museu de Gandhi(que é meu maior ídolo) e descobri que ele utilizava o templo da Iskcon em Delhi para meditar e fazer suas pregações aos seguidores de suas idéias, entre eles, Neru. Vi fotos no museu e resolvi conhecer este templo. Fiquei maravilhada, com a paz, a beleza e a devoção das pessoas, junto com isso a simplicidade. Com certeza vi o que faz esta prática ser tão diferente. Hoje tenho mais certeza que somos lindos e completos bastando só olhar ao redor. Paz

  28. Que o senhor Krishna sempre abençoe todos com a sua maravilhosa luz de amor e alegria!!!
    Eu sempre penso que o Senhor Krishna sempre esteve comigo adormecido no meu coração e mente, mais um dia ele acordou e me derramou a sua bondade em mim,o amo tanto e sei que ele me ama e nunca me julga e sempre me escuta em minhas orações!Já o sigo a muito tempo ele é meu pai,companheiro e meu melhor amigo :)
    Obrigada pelo belo texto.
    Que o Senhor Krishna ilumine á todos!
    Krishna Hare

  29. veruza says:

    sonhei com krishna conduzindo minha mao pra cuidar de seu altar, amo inexplicavelmente ele, só fui no templo uma vez, no meu aniversario que foi dia de Radha. Fiquei tão feliz que quero estudar, conhecer e me purificar pra krishna. No sonho era um festival de doces. Quando conversei com um amigo do movimento ele me explicou que existe essa ligação com os doces.
    E eu nao sabia de nada. Quero conhecer mais o movimneto, e quem sabe ter um mestre e me inicie tb.
    Veruza

  30. Giridhari Das, gostaria muito de receber informacõe de como conhecer mais a filosofia hare krisna, desde criança, tenho vontade de conecer e talvez praticar, e gostaria muito de saber , como fundar uma comunidade?

  31. Rolmer Telis de Oliveira says:

    Comecei a entoar o Maha Mantra, ouvido por acaso em algum lugar, por impulso, num momento de grande ódio, decepção e desejo de vingança. As palavras vieram à minha boca como um pedido de socorro, junto com lágrimas que não secaram até hoje. Ainda agora, quando na minha prática diária, o Maha Mantra é entoado entre lágrimas felizes, emocionadas e agradecidas. Hare Krishna.

  32. Genely says:

    Na noite do dia 30/12/2011 ele Crhisna apareceu em
    meu sonhos, dancando tocando um isntrumento e me me dizendo como iria ser meu ano de 2012. Eu sorria para ele e batia palma emquanto ele tocava e dancava. Quando acordei tive lembrancas do sonho e fiquei muito feliz por saber que apareceu uma figura dancante alegre linda em meu sonho para me revelar sobre meu novo ano. Ate entao nao conseguia destinguir aquela pessoa.Entao uma amiga me ligou no dia 31/12/2011 e me convidou para ir visitar o templo de Crhisna. Quando ela disse o nome dele eu de imediato liguei a pessoa do meu sonho com ele. Mas ainda um pouco comfussa aceitei o convite e fui ao templo no dia 01/01/2012 no domingo. quando entrei tive a certeza que foi ele que me visitou em sonho. comecou o ritual e eles cantavam tocavam e dancava a musica dele da mesma forma dos meus sonhos e batiam palma, e eu comecei a dancar e cantar a musica dele e bater palmas assim como no sonho. No meu sonho ele nao cantava so tocava e dancava.Mas eu nao esquece das batidas da musica o intrumental era o mesmo.Fiquei muito feliz e me sente abencoada com tanta graca. Gostaria de saber porque tive este previlegio! Hare Crhisna

  33. Hellena Lima says:

    Ola! Obrigada por responder, mas aconteceu assim mesmo tudo ao acaso hoje tenho até uma pequena imagem dele, minha relação com ele e de pai e filha, as vezes aconselhar, mas também ta puxao de orelha quando precisar,quando coloco incenso errado no oratorio da uma ventanhia e troco, rsrsrsrs. E ja percebe q ele gosta quando é incenso de canela. Quando uma tia minha morreu no dia as 12hora sentir um leve cheiro de incenso de canela no meu nariz sendo que eu nao tinha posta incenso naquele dia so no outro e eu não tinha incenso de canela, acho que foi ele tentando me consolar pro que veria logo a noite q minha tia ia morrer naquele dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>