Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Calendário Zen: Curso especial Bhagavad-gita em 12 horas

Imagine conhecer todo o livro Bhagavad-gita em apenas 12 horas? Essa é a proposta deste curso especial que acontece nos dias 05 e 06 de fevereiro, em São Paulo. Em dois dias de palestras, o bhakti-yogue Giridhari Das, especialista na cultura védica, presidente da reserva ambiental Organização Paraíso dos Pândavas, na Chapada dos Veadeiros-GO, e colaborador do Blog BemZen traz a São Paulo os segredos do yoga praticado na Índia Antiga. No curso especial ‘Bhagavad-gita em 12 Horas’,  o executivo, que deixou a carreira de economista para dedicar-se ao yoga metafísico, exibe ensinamentos dos gurus indianos para lidar com as dificuldades da vida.

crédito das fotos: Sankirtana

Da Redação Bemzem
Colaboração de Harlley Alvez (Mtb 36.959)

Em geral, quando o ser humano consegue algo que quer fica feliz e, quando o retorno de suas ações traz algo indesejável, experimenta a tristeza. O Baghavad-gita ensina que felicidade e sofrimento são fatores próprios da vida material. Ninguém jamais pode impedir a felicidade e o sofrimento, que vão e vem. Logo deve-se praticar o desapego do modo de vida materialista e educar a mente para um nível de estabilidade maior nas duas circunstâncias. É a busca do equilíbrio.

Considerado a bíblia indiana, o Baghavad-gita faz parte do épico Mahabharata, um poema em sânscrito de mais de 200 mil versos, compilado no século IV a.C.. Dias 05 e 06 de fevereiro, o Espaço Kallipolis, em São Paulo (Rua Novo Horizonte, 173 – Consolação ), estuda as passagens do famoso livro na versão traduzida pelo guru A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o mestre que trouxe os ensinamentos de Krishna para o Ocidente.

O livro figura com a Bíblia e o Alcorão entre os livros mais importantes da História. Seus trechos incentivam a humanidade a resolver seus problemas e a buscar uma postura estável quando em dificuldades.

“Imagine conhecer todo o livro Bhagavad-gita em apenas 12 horas? Sem pular nada, sem deixar nada de fora. Essa é a proposta deste curso especial. Um banho de conhecimento transcendental em apenas 12 horas, onde estaremos conhecendo a fundo o livro que vem tocando o coração da humanidade há muitos milhares de anos, que contém a essência da autorrealização em yoga”, conta o professor de yoga Giridhari Das, palestrante do dia.

“Começaremos no sábado, as 9h da manhã, com um canto de mantras de 10 minutos. Depois iniciaremos o curso, estudando os capítulos 1-6. Vamos fazer uma pausa às 13h, para almoçarmos juntos no delicioso e famoso restaurante Gopala Prasada. Às 14h30 retomamos os estudos, focando nos capítulos 7-12. Encerramos no sábado aproximadamente às 18h. No domingo retomamos o estudo às 9h, cobrindo os capítulos 13-18 do Gita, encerrando às 13h.”

Tendo como cenário um campo de batalha, o Gita narra o dilema do guerreiro Arjuna em lutar pelo direito ao seu trono usurpado por parentes. Arjuna pede a Krishna orientação. Krishna é o mestre original que transmitiu a ciência contida no Baghavad-gita e Arjuna é o primeiro discípulo a compreender o Gita.

Momentos antes de entrar em combate, o guerreiro começa a se perguntar sobre o verdadeiro sentido da vida. As questões levantadas por Arjuna neste texto atemporal têm surpreendente importância para o mundo atual. A possibilidade de aplicação universal das ideias contidas no Bhagavad-gita tornam-no de fato um clássico da literatura universal.

Fazem parte do programa, exercícios respiratórios e físicos para iniciantes, abordagens quanto aos conceitos do Karma e prática de mantras que, utilizados continuadamente, levam à bem-aventurança e prosperidade. Revelando também ao participante quem é Krishna, o mestre do Bhagavad-gita e o que seus ensinamentos podem fazer por quem os lê.

Nascido em Praga, Tchecoslováquia, o palestrante do evento é o escritor e professor de yoga Giridhari Das, presidente da reserva ambiental Organização Paraíso dos Pândavas, uma fazenda turística na Chapada dos Veadeiros-GO (www.pandavas.org.br), que se dedica a divulgar a filosofia, técnicas e valores do yoga metafísico, e atua nos campos de educação nutricional, ação social e proteção ao meio-ambiente.

O palestrante é economista formado pela Charter Oak State College, nos EUA. Há 14 anos é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia.

O encontro faz um esboço dos pilares da fé indiana e da sabedoria do yoga, exibindo como as dificuldades vivenciadas há mais de 5.100 anos atrás pelo guerreiro Arjuna (um dos personagens principais do épico indiano) espelham e mostram como superar os obstáculos contemporâneos. “A auto-realização em yoga é um caminho holístico, rumo ao desenvolvimento de amor puro, que envolve conhecimento, comportamento e devoção. Em sânscrito, a palavra ananda significa bem-aventurança, e descreve bem o que desejamos para os dias de hoje, nesse sentimento coletivo presente em todas as cidades para interromper o klesa, sofrimento. Apoiados no Baghavad-gita e a sabedoria de outros mestres do Oriente vamos analisar como individualmente podemos melhorar o coletivo

O livro é um dos mais conhecidos textos filosóficos do mundo e seus diálogos não são voltados a um público específico ou comunidade em particular, mas, sim, uma terapia para todos que procuram harmonia em suas vidas, indiferente a credo ou religiosidade.


CURSO ESPECIAL BHAGAVAD-GITA EM 12 HORAS

Local: Espaço Kallipolis, Rua Novo Horizonte, 173 – Consolação (Próximo ao metrô Consolação e uma travessa da Av. Angélica)

Data: Dias 5 e 6 de fevereiro

Horário: Dia 5, 8h45-18h30 (com parada para o almoço no Gopala Prasada), Dia 6, 9h-13h

Inscrições por Telefone: (11) 8496-3158 falar com Ananda-maya dd

Inscrições por Email: gd@pandavas.org.br

Investimento: R$128 com lanche de sábado no Gopala Prasada incluso!

50% do lucro destinado ao templo Hare Krishna de São Paulo!

O valor pode ser parcelado em 2x. Inscrição é feita com pagamento de 50% do valor com depósito em conta. É necessário fazer sua inscrição prévia.

Da Redação Bemzen

Colaboração de Harlley Alvez (Mtb 36.959)

Sobre Professor Giridhari Das

Gustavo Dauster recebeu de seu mestre espiritual o nome espiritual Giridhari Das, que significa "servo daquele que sustenta a montanha" (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia). Economista formado nos EUA, foi executivo, mas deixou a carreira para dedicar-se à vida em yoga. É presidente da Organização Paraíso dos Pândavas, que funciona como uma reserva ambiental e fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga. Desde 1996, é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual - Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali - Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês. Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, em cidades dos EUA e em Portugal. * Siga-o no twitter: http://twitter.com/pandavas * www.giridhari.com.br * Textos com colaboração do Repórter especial Harlley Alvez * Siga o Jornalista Harlley Alvez:facebook.com/harlleyalvezcommunications *

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>