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Blog Bem Zen

Três poderosos remédios: amor, paz e caridade

O amor é o objetivo último do ser vivo e, por si só, é um remédio tão poderoso que acaba com todos os demais vírus da consciência. O professor de yoga Giridhari Das busca em um novo ensaio curas que conduzem a volta à consciência divina de cada um. Para isso, traz antídotos das escrituras indianas para três males que impregnam atualmente a sociedade: a luxúria, a ira e a cobiça.

Por Giridhari Das
Um verso muito importante do Bhagavad-gita* diz o seguinte: “Há três portões que conduzem ao inferno – a luxúria, a ira e a cobiça. Todo homem são deve afastar-se destes desvarios, pois eles conduzem à degradação da alma” (BG 16.21). É a conclusão de uma fascinante descrição que Krishna faz acerca da mentalidade demoníaca e de seus efeitos e causas, que começa no verso 16.7. Essa descrição existe não para apontarmos o dedo para o outro em reconhecimento delas, mas para reconhecermos em nós mesmos essas falhas, e assim começar o processo de cura.

Devemos seriamente pesquisar e praticar esse processo de cura, se estamos realmente interessados em avançar espiritualmente ou, para usar um termo comum hoje em dia, seguir adiante no nosso processo de ascensão.  Krishna aqui deu-nos o caminho das pedras ao mostrar o caminho inverso, o da degradação da alma. Da mesma forma que se usa a própria causa da doença para encontrar ou desenvolver o seu antídoto, assim também podemos pegar esses três poderosos vírus da alma para encontrar seus respectivos antídotos.

Começando de trás para frente, vamos primeiro meditar em cobiça. Cobiça (lobha, em sânscrito) é o desejo de obter o domínio ou posse de coisas para si mesmo, para seu prazer egocêntrico. Infelizmente, nossa sociedade consumista gira em torno desse princípio e a todo lado somos bombardeados com impulsos que reforçam essa doença da alma. O contrário da cobiça, seu antídoto mais forte, é a caridade. Krishna explica no Bhagavad-gita (18.3) que nunca se deve abandonar a caridade, não importa quão avançado estejamos em autorrealização. A caridade é um ponto central dos ensinamentos do Senhor Jesus, como também foi do Profeta Maomé.

Agora que temos o remédio, precisamos saber como aplicá-lo. Krishna explica que existem diferentes tipos de caridade (de acordo com os modos da natureza material) nos versos 17.20-22 do Bhagavad-gita: “A caridade dada por dever, sem expectativa de recompensa, no local e hora apropriados e dada a alguém digno, está no modo da bondade. Mas a caridade executada com expectativa de alguma recompensa, ou com desejo de resultados fruitivos, ou com má vontade, diz-se que é caridade no modo da paixão. E a caridade executada em lugar impuro, em hora imprópria e feita a pessoas indignas ou sem a devida atenção e respeito, diz-se que está no modo da ignorância.” Acima disso, Ele explica que o ato de caridade feito sem fé no Supremo é inútil, tanto nessa vida como na próxima (BG 17.28). Indo mais além, Srila Prabhupada sempre nos mostrou e ensinou que a maior caridade de todas é ajudar os demais no avanço espiritual. Da mesma forma que estamos sendo constantemente influenciados a praticar a ganância, devemos igualmente ficar constantemente meditando na caridade, se quisermos combatê-la completamente. Não basta dar algum dinheiro para uma instituição beneficente uma ou outra vez por mês ou dar esmolas no semáforo. Devemos mesmo praticar o mais elevado nível de caridade constantemente, ao estar sempre meditando em como podemos usar cada momento que estamos vivendo e tudo que possuímos para ajudar o próximo a avançar espiritualmente.

O segundo portão da consciência demoníaca é a ira (krodha, em sânscrito). Nos versos 2.62-3 do Bhagavad-gita, Krishna explica como surge a ira: “Enquanto contempla os objetos dos sentidos, a pessoa desenvolve apego a eles, e de tal apego se desenvolve a luxúria, e da luxúria surge a ira.” Portanto, a luxúria e a ira agem juntos. É dito que a ira é o irmão caçula da luxúria. Se quisermos evitar a ira, devemos, antes de tudo, evitar a luxúria, o portão infernal mais difícil de se evitar. A outra forma de combater a ira é cultivando seu antídoto: a paz. Mesmo não podendo evitar a luxúria por completo, podemos ficar cientes de nossos estados psíquicos e atentos ao surgimento de algo tão maléfico quanto a ira. A ira é facilmente reconhecida, ao passo que a luxúria pode ser bastante sutil. Krishna explica no Gita, no verso 3.40, que a luxúria se permeia por nossos sentidos, mente e inteligência, tornando-a um inimigo formidável. A ira, por outro lado, pelo menos em sua forma manifesta, é muito fácil de detectar, o que nos permite, com um mínimo de vigília ao nosso estado de consciência, impedi-la de seguir seu curso de ação na forma de palavras estúpidas e grosseiras ou atividades destrutivas, intencionando a dor de um outro ser ou até de nós mesmos.

Cultivar a paz significa cultivar um estado mental equilibrado, livre de agitação excessiva. Muitos fatores influenciam o estado mental. Um dos mais importantes é a dieta, quem a preparou, como também onde e como foi feita a refeição. Outro fator muito importante é o tipo de música ou imagem que se absorve no dia a dia. Muitas músicas populares e praticamente tudo que se vê na TV (até mesmo noticiários tem sido identificados como fontes de medo e estresse na vida moderna) agitam nossa mente de forma muito intensa. Já foi cientificamente comprovado que fazer exercícios físicos é muito importante para manter um estado mental saudável, especialmente aqueles que trazem uma certa sabedoria holística de bem-estar, como caminhadas em lugares agradáveis, yoga e certas práticas de arte marcial como Tai Chi Chuan. Certos fatores são mais difíceis de evitar, como a poluição sonora e atmosférica das grandes cidades, ou ainda ambientes de competição, frustração e infelicidade no local de trabalho. Em todo caso, devemos ficar cientes que temos o poder de trazer a paz para nossa vida ao ajustar a forma em que vivemos e especialmente a forma em que interagimos com o mundo. Na medida que cultivamos a paz, fecharemos o portal da ira não só na nossa vida, como também ajudaremos a fechá-lo para os outros. Como a ira, a paz é contagiante e influencia aqueles a nossa volta.

O primeiro e mais largo portal para a consciência infernal é a luxúria. Infelizmente em nossa atual sociedade, o termo luxúria foi ridicularizado como algo careta e repressor. Algo bobo, ingênuo, que não é mais aplicável em nossas modernas, divertidas vidas de liberdade plena, livre da opressão das religiões. O resultado se vê a nossa volta na forma de um mundo a beira de um cataclismo ecológico e/ou econômico, acelerada degradação social, etc.

A luxúria não significa simplesmente desejar sexo. Luxúria significa desejar se satisfazer, para o prazer egoísta, indiferente do que isso implica para os outros. Significa colocar a satisfação imediata de seus sentidos acima de qualquer outra consideração, inclusive de sua própria saúde mental e física, o que dizer do bem-estar de outros. Luxúria significa que quero usar a realidade, tanto os recursos materiais como as pessoas a minha volta, exclusivamente para resolver minhas questões egocêntricas. Eu, eu, eu! Abusar dos outros, ferir sentimentos, ignorar a moralidade, destruir o planeta… Nada disso é um obstáculo para as atividades da luxúria. Nem mesmo o infanticídio (aborto) e genocídio são levados em consideração sob a influência da luxúria. Se o aborto irá trazer mais oportunidades para o prazer egocêntrico da mãe, então por que não realizá-lo?  Se nossa comunidade terá mais oportunidades para o prazer egocêntrico destruindo um rio ou floresta e assim matando todos os animais que dependem dele, porque não seguir em frente? Assim funciona a consciência demoníaca infernal sob a influência da luxúria.

Sendo a luxúria o vírus mais poderoso da consciência, não é de se surpreender que seu antídoto também seja o remédio mais poderoso de todos: o amor. Amor significa agir para o bem do amado, totalmente livre de qualquer consideração pessoal. Cada gotinha de consideração pessoal é uma gotinha de luxúria que enfraquece o amor. O grande segredo que temos que redescobrir é que não há nada mais agradável para nós mesmos que agir em puro amor, e nada mais desagradável que agir em pura luxúria. Ou seja, na medida que agimos sem pensar em nossa egocêntrica satisfação, mais satisfação obtemos! É algo aparentemente contraditório, mas a inescapável e maravilhosa verdade acerca da realidade criada por Deus. Nossas vidas oferecem ilimitadas oportunidades de praticarmos o amor puro, não só em relação a todos que cruzam nossa trajetória de vida, inclusive os que apenas aparecem por um breve momento numa fila de banco ou nos corredores, mas também em relação a todos seres vivos do planeta, na maneira que nos comportamos em relação à Mãe Terra (Bhumi Devi, em sânscrito).

Não é preciso muita reflexão para compreender que qualquer ato antiecológico, como consumo desnecessário de plásticos, a compra de alimentos desnecessariamente industrializados, o desperdício de água ou energia elétrica, etc. é um sintoma de luxúria, uma falta de amor. Isso porque estamos agindo pensando em nosso imediato prazer e bem-estar e ignorando o nosso próprio bem-estar futuro ou de gerações futuras, e o bem-estar de Bhumi Devi. A conclusão inevitável é que agir de forma antiecológica é um sintoma de falta de avanço espiritual.

O Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu disse: “prema pum-artho mahan” – o amor é o objetivo último do ser vivo. O amor por si só é um remédio tão poderoso que não só acaba com a luxúria, mas com todos os demais vírus da consciência, da mesma forma que um antibiótico muito poderoso, feito para acabar com o pior tipo de bactéria, acaba com as demais bactérias mais fracas também. Assim, a prática do amor é absolutamente indispensável e importante para todos aqueles que desejam atingir a consciência divina e, como tal, precisa ser praticada constantemente.

É preciso sempre estar consciente das nossas motivações em tudo que façamos. Precisamos ter muito cuidado para detectar a motivação egoísta e, portanto, luxuriosa, em nossos atos e relacionamentos. Como dito antes, a luxúria é muito sutil e permeia toda nossa existência material. Assim sendo, é necessário um nível de atenção muito elevado e refinado para detectarmos sua presença. Isso não é fácil e não acontecerá do dia para noite. É tarefa mesmo para o resto de nossas vidas condicionadas!

Praticando bhakti-yoga, de forma imotivada e constante (ahaituky apratihata- Srimad-Bhagavatam 1.2.6), automaticamente nos situamos longe desses três portões da consciência infernal, pois bhakti é justamente a ciência da consciência, a técnica que limpa nosso coração (ceto-darpana marjanam – Siksastaka 1) ao direcionar nossa consciência rumo ao Divino. Esses três poderosos remédios, amor, paz e caridade, surgem no decorrer de uma prática eficaz e sincera de bhakti-yoga. Cabe-nos apenas cultivá-los ao máximo para fortalecer nossa prática e encurtar nossa volta ao lar, ao Supremo, ou seja, nossa volta à consciência divina.

* Traduções tiradas do Bhagavad-gita Como Ele É, de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador-acharya da ISKCON.

Sobre Professor Giridhari Das

Gustavo Dauster recebeu de seu mestre espiritual o nome espiritual Giridhari Das, que significa "servo daquele que sustenta a montanha" (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia). Economista formado nos EUA, foi executivo, mas deixou a carreira para dedicar-se à vida em yoga. É presidente da Organização Paraíso dos Pândavas, que funciona como uma reserva ambiental e fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga. Desde 1996, é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual - Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali - Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês. Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, em cidades dos EUA e em Portugal. * Siga-o no twitter: http://twitter.com/pandavas * www.giridhari.com.br * Textos com colaboração do Repórter especial Harlley Alvez * Siga o Jornalista Harlley Alvez:facebook.com/harlleyalvezcommunications *

Comentários

  1. Vania Borges says:

    Bem vindo Giridhari.
    Este texto está perfeito para o que estamos vivendo no Rio de Janeiro esses dias. O egoísmo e a falta de amor está nos trazendo tanta tristeza. Quantas trágicas mortes poderiam ter sido evitadas se nossas consciências estivessem mais voltadas para o planeta e não para nosso bem estar individual. Precisamos aprender a lição bem rápido.

  2. Roxane says:

    Maravilhosa dissertação e muito apropriada para esse momento … apesar , que esses assuntos são eternos. Fazem parte da própria trajetória da alma, e do porquê nós estamos aqui >> praticar o Amor, a Caridade e a Paz .
    Vale a pena meditar em tudo isso e manter nossa mente , consciencia , o maximo possivel voltado para Ele.

  3. Laline Casaes says:

    Giridhari Das, Hare Krshna!

    Magnífica abordagem…à qual apenas acrescentaria, no que tange à questão da cobiça:
    O PROJETO ALIMENTOS PARA A VIDA É MUITO AUSPICIOSO E DEVEMOS CONCENTRAR NOSSOS ESFORÇOS NELE, COMO BEM DIZIA SRILA PRABHUPADA…: NÃO DEVE HAVER NEM UMA CRIANÇA FAMÉLICA NUM RAIO DE 10 KM DE UM TEMPLO…!!!

    Sou-lhe eternamente grata por engendrar em minh’alma esta conciência deveras elevada…a consciência da presença de Deus comandando esta humilde vida…!

    Vossa sempre serva,
    Laline

  4. Jocely de Deus Pinheiro says:

    Giridhari, obrigada pelo AMOR a Krishna que partilhas conosco; pela PAZ que seus escritos transmitem; e pela CARIDADE de traduzir escritos tão profundos em palavras de fácil compreensão de modo que tanta gente possa crescer espiritualmente! HARIBOL!

  5. Prana-vallabha Devi Dasi says:

    Parabéns, Giridhaari prabhu!

    Aprecio muito seus artigos, bem fundamentados nas escrituras, a maneira didática como discorre sobre o tema e sua atenção em expressar-se em linguagem atualizada.

    Sem dúvida a leitura do artigo é de grande proveito para muitos. Vou imprimir para distribuir.

    Sua serva
    Prana-vallabha Devi Dasi

  6. Agradeço vocês pelos belos comentários.

    Realmente o programa Alimentos Para Vida do Movimento Hare Krishna, dedicado a distribuição de alimentos lacto-vegetarianos para pessoas necessitadas e carentes, é muito importante.

    Vamos nos unir em orações pelos que perderam parentes e suas casas na tragédia do Rio.

    Seu amigo,
    Giridhari Das

  7. Ótimo artigo! Claro e profundo, e muito, muito verdadeiro. Temos todos que buscar cultivar o amor e dar um exemplo de vida sem egoísmo para incentivar os demais a avançarem em sua consciência espiritual e, assim, construirmos uma sociedade equilibrada e respeitosa, tanto para com seus membros quanto para com o planeta.

  8. Dânia Lago Chagas says:

    Caríssimo Giridhari.
    Ouví-lo é sempre um grande agradecimento. De uma forma especial este seu texto nos remete à sagrada sabedoria das escrituras, e cabe-nos prestar reverências ao Senhor Supremo e tomar atitudes que nos tornem dignos de ser gradualmente iluminados por Ele.
    Sua aluna
    Dânia

  9. Walkiria Ferreira Braga says:

    Oi, Guiridari.

    É sempre bom ouví-lo nem que seja pelas leituras que a gente recebe. Esse ensinamento, por exemplo propicia a cada um de nós profunda reflexão sobre as atitudes prejudicias que adotamos em nossas vidas, e dá a oportunidade de, em praticando os Sagrados ensinamentos Krishna aprimorarmos a nossa consciência até atingirmos a “consciência Divina” do amor incondicional.

  10. bkn Fatima says:

    Excelente texto, bem explicado sobre os riscos que todos nós corremos por causa desses três canais infernais.
    (Há uma semana que canto as 16 voltas sem falta. Acho que aprendi uma técnica. E depois, a sensacão que dá após as 16 voltas, é inigualável: cheia de serenidade.)
    Obrigado Giridhari Prabhu por mais um pouco de luz.

    Sua serva,
    bkn Fátima.

  11. Roberto Carvalho says:

    Excelente texto Prabhu Giri!Realmente precisamos pensar mais a respeito destes males e excluí-los de nossas vidas e assim de nosso Planeta!
    Abraços.Roberto.

  12. Li seus comentários. Muito obrigado. Cada ensinamento que recebemos ou que compartilhamos é uma janela para uma vida melhor, mais pura e feliz.

  13. Bell says:

    Hare Krishna!

    Maravilhoso texto!
    Ainda ontem a noite estava lendo justamente sobre isso.

  14. Uma Shiva says:

    Hare Om!

    Gratidao por compartilhar e educar.

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