Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Diários – guardá-los ou deixá-los ir?


Se você tem ou teve o hábito de registrar situações, pensamentos e emoções em um diário pessoal, acumulando ao longo da vida inúmeros cadernos, você já se perguntou por quanto tempo deve guardar os registros?
“Escrever em um diário é um processo de autoconhecimento, que permite obter uma melhor concentração dos fatos da sua vida. No entanto, é geralmente o que está fora de equilíbrio em uma pessoa que faz com que eles sintam a necessidade de escrever um diário”, afirma em seu blog “Space Clearing” a especialista em Feng Shui Karen Kingston, pioneira no desenvolvimento de Limpeza do Espaço.
Karen Kingston explica: “Uma maneira de você entender isso é pensar sobre duas pessoas que se gostam e passam algum tempo juntas. As conversas são longas até que a energia entre elas é equilibrada. Depois disso, elas podem sentir que o silêncio é um mágico companheiro entre amigos queridos, e isso é possível porque não há nada mais que precisa ser dito. Eles estão em equilíbrio”.
Portanto, o diário deve fazer parte de um momento da vida, em que ainda é necessário encontrar o próprio equilíbrio e depois descartá-lo. “Meu melhor conselho sobre diários: para escrevê-los, extrair a sabedoria e deixar o resto ir. A maioria das pessoas, se honesta, vai descobrir que os escritos consistem em processamento de suas “coisas” (desordem mental, emocional e espiritual) que lhe permitem chegar à essência do que precisa aprender naquele momento”, aconselha a especialista.
E completa: “A arte de viver bem é aprender com nossas experiências e seguir em frente. Se você acha que precisa manter a releitura dos diários para descobrir onde você está, isso significa que você não chegou à essência da sua questão (compreensão e percepção)”.
Para a especialista, já a manutenção de um diário impessoal para registrar datas importantes e o que aconteceu e ter como referência é uma boa ideia. “Eu tenho um documento no meu laptop chamado ‘Vida de Karen, que brevemente listo todos os eventos importantes na minha vida desde que nasci. Acho que vem a ser útil para todos os tipos de coisas”, ensina Karen Kingston.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>