Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

Vivendo o presente

Quando você é mais feliz

Por Sandra Rosenfeld

Já sou colaboradora do Site BEMZEN e, agora, fui convidada para também colaborar com o BLOG. Convite que aceitei com alegria. Minha escolha, como tema de estreia, é falar sobre a importância de nos mantermos no aqui e agora e a felicidade, que são questões bastantes interligadas.

Queremos ser felizes, buscamos a felicidade o tempo todo, mas, como quase tudo em nossa vida, é necessário saber onde procurá-la e como chegar a ela e, então, mantê-la. Não cai do céu, não há milagre, a felicidade duradoura, que se aloja em nosso coração e se expande por todo o nosso ser, depende muito mais de nós mesmos, de nossos pensamentos, atitudes e falas, da forma como lidamos com as situações do que de qualquer acontecimento externo em si.

Primeiramente, é importante saber de que quanto mais consciente e controle tivermos sobre nossos pensamentos, emoções e ações, mais fácil será viver no aqui e agora e ser feliz.

Pensamentos fora do momento presente nos deixam, muitas vezes, descompensados emocionalmente, com sentimentos de inadequação, ansiosos, estressados, tristes sem saber o porquê, angustiados e até raivosos. Sim, porque todo pensamento traz com ele uma ou mais emoções. Então o nosso estado de felicidade se torna muito inconstante e fugaz.

Se acordarmos para o fato de que passamos grande parte do nosso tempo com pensamentos que oscilam entre o passado e futuro e, portanto, com emoções que nada têm a ver com o que estamos vivendo de fato, isso por si só já cria uma grande “bagunça” em nosso estado emocional, não é mesmo?

Quando estamos no passado, geralmente os sentimentos/emoções associados são nostalgia, arrependimento, culpa, raiva, dor, tristeza, etc. E quando estamos com os pensamentos no futuro sentimos medo, ansiedade, preocupação.
Isso tudo mina nossa energia, nossa força, são emoções negativas. Vamos fazer uma avaliação agora de como desperdiçamos nosso precioso tempo com coisas do passado, as quais não podemos mais mudar, ou que estão no futuro, e, por conseguinte, não temos controle sobre elas.

Já, quando estamos realmente vivendo o presente, seja o que estiver acontecendo vamos lidar de forma concreta, sem sub ou supervalorizar, o que, nos deixa mais seguros, tranquilos, espontâneos, alegres e felizes.

Mas como fazer para sairmos do “piloto automático” e tomarmos as rédeas da própria vida? Caminhar em direção ao que nos traz felicidade? O aqui e agora, o único tempo que de fato existe e podemos interagir? Lembre que o seu futuro é resultado do hoje. E que hoje você está construindo para você?

Quando éramos criancinhas, vivíamos intensamente o aqui e agora, mas, no meio do caminho para o crescimento, isso foi ficando esquecido, de lado, para sermos aceitos por esta sociedade que nos reconhece principalmente pelo que fazemos e temos do que pelo que somos. E viver o presente é ser! É ser você! O que assusta a muitos! Romper esse círculo vicioso é fundamental para encontrar a felicidade e a paz de espírito que almejamos.

Existem práticas que ajudam a resgatar e trazer à tona o viver no presente. São simples, porém exigem dedicação, vontade e esforço para incluirmos em nossa rotina diária.
A meditação, a meu ver, é a mais poderosa ferramenta para esse fim. Meditamos apenas em um momento: no presente, e o que adquirimos com a prática da meditação levamos naturalmente para o nosso dia a dia. Experimente. Inicie e depois me conte!

Sobre Sandra Rosenfeld

é escritora, terapeuta em qualidade de vida como instrutora de Meditação, Coach Pessoal e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova/Record. www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br

Comentários

  1. Adorei,Vivendo o presente estou passando por momentos dificies e caiu como uma luva para mim.Tomara que eu consiga pensar so no presente pois,o que estou passando ninguem merece.Beijos continue com esta luz.Paz e que eu desejo e preciso.

  2. jorge rosa de souza says:

    Tenho a honra de ser um fâ leitor, de sandra rosenfeld, já por alguns anos.
    Seus trabalhos são dignos de estar nas mais conceituadas paginas mundo afora; para o deleite e enriquecimento intelectual dos que sabem valorizar o
    que é bom,
    Parabéns ao blog benzen,pela chegada DELA!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>