1. Áries
  2. Touro
  3. Gêmeos
  4. Câncer
  5. Leão
  6. Virgem
  7. Libra
  8. Escorpião
  9. Sagitário
  10. Capricórnio
  11. Aquário
  12. Peixes

O cão é mesmo amigo : Animal rejeita quem é hostil com seu dono

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Um estudo recente, realizado na Universidade de Kyoto, revelou que os cães não gostam de pessoas que são hostis com seus donos. Isso reforça a tese de que eles são realmente inteligentes, e mais, que possuem habilidade social. De acordo com a pesquisa, diante de duas opções, os animais rejeitaram a comida dada pela pessoa que se negou a ajudar o seu dono, o que conclui que se eles agissem apenas por interesse, não teriam feito diferenciação entre quem oferecia comida.

 

Segundo o médico veterinário e homeopata Marcos Fernandes, a inteligência social permite interpretar gestos humanos. A leitura de sinais que os cães realizam é semelhante à leitura que as crianças pequenas fazem. Assim como os bebês, os cachorros são sensíveis aos sinais de comunicação dos humanos, sejam eles emitidos através de vozes, gestos ou olhares.

 

Fernandes conta que certa vez um casal recebeu uma prima com seu novo namorado e que ninguém da casa gostava muito dele. Não houve episódio explícito de hostilidade, mas bastou o sujeito se aproximar do cão para que o animal reagisse de forma agressiva. “Era um beagle, uma raça conhecida por sua docilidade. De repente ele começou a latir e a avançar, então fecharam a porta de vidro. Mesmo assim o animal continuou a latir desesperadamente e babava de raiva quanto mais o cara tentava brincar com ele”, conta o médico.

 

As habilidades sociais dos cães podem ser resultado de sua domesticação. Seja como for, o fato é que eles entendem a linguagem corporal humana, conseguem se comunicar com as pessoas, valorizam as amizades, sentem empatia e são capazes de experimentar certas emoções.

 

Sobre Dr. Marcos Fernandes

Dr. Marcos Fernandes, veterinário homeopata, mestre em saúde pública pela USP e psicanalista.

  • Envie este link a um amigo
  • Compartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Outras Notícias

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

© bemzen. Todos os direitos reservados.

Webroom Soluções Interativas