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Nutricionistas criam linha funcional e ortomolecular: Veja as dicas para ter uma vida saudável e balanceada

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Antes associado à comida rápida insossa e recheada de conservantes, o conceito de alimento congelado foi revolucionado.  E o exemplo carioca vem das nutricionistas Daniela de Almeida e Luciana Harfenist: juntas criaram a Funcionali Congelados, que ensina e promete inserir no cardápio alimentos menos calóricos com o propósito de ser uma alimentação funcional, como também ortomolecular, saudável e com ‘toque’ gastronômico.

Espinafre orgânico em panquecas, escalope de frango e verduras à parmegiana. Pois é. As nutricionistas da Funcionali ensinam que, antes de o consumidor escolher a sua refeição congelada, deverá ficar atento às informações nutricionais e à lista de ingredientes que esses produtos apresentam e também o valor energético destes. Os regimes, que estão em alta, então ganharam um bom aliado assim, com os pratos congelados, livres de temperos artificiais e conservantes, preparados com equipamentos especiais, como forno combinado - que não exige o uso de gorduras -, e vão direto para um ultracongelador, que evita a formação de microciristais, preservando sabor, textura e as vitaminas dos seus componentes.

As nutricionistas da Funcionali, Daniela Almeida e Luciana Harfenist informam que os detalhes sobre as refeições congeladas fazem toda a diferença. Por exemplo, a utilização de pratos com uma baixa densidade calórica, além de carboidratos de baixa carga glicêmica, gorduras de boa qualidade, proteínas de carnes magras e alimentos funcionais, que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, são as bases de uma Nutrição balanceada Funcional e preventiva.

Os mais de 50 pratos da linha de alimentos da Funcionali são divididos entre ortomoleculares e funcionais, e nestes pratos são evitados as gorduras trans, saturadas, corantes e conservantes. São preparados com alimentos orgânicos, livres de glúten, balanceados, com funções específicas e com a inclusão de frutas, vegetais, cereais integrais e itens com baixo teor de gordura, como carnes magras e produtos desnatados. Isso porque além de nutrirem, fornecem substâncias bioativas, que fortalecem a defesa do organismo e auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças.

- Cada pessoa nasce com uma estrutura bioquímica determinada, a alimentação ortomolecular, por exemplo, uma das vertentes dos nossos pratos, estimula o equilíbrio hormonal, pois adequamos os nutrientes com o propósito de estabilizar a insulina e outros hormônios ligados à alimentação, estimulando a regulação da glicemia e reduzindo a produção de radicais livres, retardando inclusive o envelhecimento -, ressalta Daniela de Almeida.

- Esperamos, assim, que as pessoas possam se cuidar de fato, seguindo a orientação dada no consultório, e sem a desculpa da dificuldade do preparo de um alimento indicado para o seu tratamento -, destaca a nutricionista funcional Luciana Harfenist.

Outro diferencial é sua presença no Rio de Janeiro: os pratos são facilmente podem ser comprados pelo site e entregues na casa do cliente, com toda a facilidade. (www.funcionalicongelados.com.br).             

Dicas da Funcionali para quem quer ter uma vida mais saudável com alimentação balanceada:

 

- Evite o consumo de gorduras trans e as saturadas. Priorize as gorduras poliinsaturadas, principalmente as do tipo Omega 3, presentes na linhaça, chia e nos peixes de água fria, como também as monoinsaturadas, presentes do azeite, no óleo de abacate, que fazer parte de uma alimentação saudável.

- Observe atentamente a lista de ingredientes que compõem os produtos, o que irá ajudar a identificar a composição do alimento, como tipos de açúcar, por exemplo: sacarose, glicose e xarope de milho – não recomendados e presentes em alguns alimentos processados, tais como os pães, bolos, barras de cereais e ketchups.

- Outros ingredientes que devem ser evitados são os corantes, principalmente o corante amarelo ‘tartrazina’ ou amarelo ‘crepúsculo’, que podem provocar processos alérgicos diversos e hiperatividade em crianças.

Diabéticos

- Os diabéticos devem ficar atentos à quantidade de carboidratos na porção. A linha ortomolecular, por exemplo, tem mais proteína e menos carboidratos.  Ambas as linhas – funcional e ortomolecular - possuem carboidratos de baixo índice glicêmico, evitando, assim, picos na produção de insulina.

Fibras

- Coloque fibras na sua alimentação, pois o seu uso é importante para reduzir a absorção do carboidrato e de gorduras. Prefira os alimentos integrais.

 

Fonte: Funcionali

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